terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

ANVISA é o orgão regulador que controla efeitos adversos de medicamentos no Brasil, mas apenas recebe os relatos, não fornece retorno





Para comunicar o efeito adverso de um medicamento pelo paciente ou um familiar é necessário acessar na Internet.


ANVISA é o orgão regulador que controla efeitos adversos de medicamentos no Brasil, mas apenas recebe os relatos, não fornece retorno

O serviço exige identificação do cidadão (nome, endereço)


17.fevereiro.2015
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/02/anvisa-e-o-orgao-regulador-que-controla.html


 http://hepato.com/p_efeitos_adversos/019_efeitos_port.php#sthash.zsstQgqx.dpuf 
Carlos Varaldo
Efeito adverso é um resultado nocivo que ocorre durante ou após o uso clínico de um medicamento que não conste da bula do mesmo ou que esteja minimizado no seu texto explicativo.

É de conhecimento que muitos medicamentos apresentam diferentes respostas terapêuticas e inclusive efeitos colaterais e adversos diversos aos constantes na bula quando empregados em populações diferentes.

(...) Sou do pensamento que a medicina moderna deveria se preocupar com aquilo que sente o paciente e não simplesmente interpretando o que o médico acha que deveria sentir.

É obrigação do profissional da saúde notificar na ANVISA qualquer efeito adverso fora do padrão, mas incluir a opinião do paciente poderá ser de vital importância para se controlar a eficácia de um medicamento ou tratamento. Estamos nos referindo a escutar a opinião dos pacientes, de forma independente, servindo como um complemento na avaliação dos resultados. Isto não somente deveria ser feito nas diversas fases da pesquisa e estudos clínicos como também é de fundamental importância para todos os medicamentos comercializados.

Poder escutar a opinião do paciente, ou de seu familiar no caso de falecimento, é uma forma da população fazer um controle dos medicamentos aprovados pelo Ministério da Saúde, uma espécie de fase 4 dos ensaios clínicos feito diretamente em campo pelo próprio usuário. Problemas e situações diversas daquelas constantes na bula que venham a aparecer devem ser relatados a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, diretamente pelo paciente, e já existe uma fácil forma de se fazer este tipo de comunicação, de forma totalmente direta e confidencial. Um passo muito importante para o controle social.

A área de farmacovigilância da ANVISA está disponibilizando um formulário de comunicação alternativa em caso de efeito adverso a medicamentos. Para comunicar o efeito adverso de um medicamento pelo paciente ou um familiar é necessário acessar na Internet.

Este formulário deve ser preenchido caso a pessoa interessada prefira enviar a comunicação diretamente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, sem o intermédio de um profissional de saúde.

Ao divulgar esta informação esperamos estar promovendo a conscientização de que este é um passo fundamental para a contínua avaliação de segurança, efetividade e qualidade dos medicamentos. 


Clique AQUI caso queira preencher o formulário da ANVISA:
A imagem abaixo é somente para conhecimento (ilustrativo). Este blog não faz qualquer intermediação de informações.





( Dia do início do uso do medicamento, dia do aparecimento do efeito adverso, dosagem usada, idade, condição de saúde antes do uso do referido medicamento e se houve o uso de outros
medicamentos tomados juntos.)




Leia também:
Divulgando o RxISK - um site para você denunciar efeitos colaterais danosos de fármacos - Serviço sigiloso, confidencial - nomes e referências de e-mails mantidos anônimos


Efeitos colaterais adversos, também em psicotrópicos, são cada vez mais comuns


Conhece algum site que receba os dados de forma anônima no Brasil? Entre em contato com compromissoconsciente@gmail.com

Você pode levar este relatório ao seu médico ou farmacêutico para apoiar e embasar a sua conversa, se você está enfrentando um efeito colateral do psicotrópico.



 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:

Nenhum comentário:

Postar um comentário