quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Seres humanos chipados ou Robôs humanizados? - Transhumanismo e Robótica Social



Robótica Social - Cientistas observam a instabilidade de nossos dias (ambiental e humana) e decidem trabalhar com afinco na criação de robôs humanóides, com inteligência, criatividade, sabedoria e compaixão, para sobreviver e dar o salto para o próximo estágio da existência humana.


O que você opina sobre isso?
Qual sua parcela de ação neste movimento tão contemporâneo?



Robótica Social e Robôs humanoides - Einstein - Robots humanoides já interagem, captam expressões e olhares e travam diálogos inéditos, além dos programados.

Os cientistas envolvidos nos diferentes projetos estão convencidos da extinção da humanidade em um tempo não muito distante e querem assegurar a sobrevivência de uma nova civilização.


Robôs humanóides são o futuro da espécie humana? Para os cientistas, sim! Vejam ao final toda a declaração de Hanson, que transcrevo em parte aqui:  "Dada a instabilidade da época, e a crescente complexidade dos problemas globais, precisamos desesperadamente de geniais máquinas-humanas, com inteligência, criatividade, sabedoria e compaixão, para sobreviver e dar o salto para o próximo estágio da existência humana. Vamos reunir Máquinas-gênios em movimento, de código aberto, e saltar para um futuro melhor. Obrigado!"


Por Marise Jalowitzki
25.dezembro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/12/seres-humanos-chipados-ou-robos.html


Acompanho com interesse algumas das publicações dos avanços da neurociência que, a passos largos, introduz métodos para adaptar, "acertar", reestabelecer normalidade em mentes alteradas. Caso o ser humano fosse, na sua essência, mais "bonzinho", pensando, antes de tudo, no bem estar e na aceitação das livres emoções  humanas, eu estaria entusiasticamente aplaudindo todo este movimento. É auspicioso poder imaginar a cura do Alzheimer e todas as demências que acometem idosos e outras pessoas fortemente traumatizadas. É maravilhoso pensar que indivíduos hoje devastados pela drogadição, poderiam retomar uma vida saudável e ter planos promissores para a sua existência.

Mas, confesso: causa-me mais preocupação que alegria, pois, mesmo quando os cientistas inventores iniciam seus projetos plenos de boa vontade e intenção, a história mostra o quanto tais cientistas são impedidos no meio do caminho e, não raro, pagam com a vida quando um atravessador-de-interesses se interpõe e muda o objetivo de utilização.

Assim, quando hoje publico sobre o neurofeedback, por exemplo, há que aplaudir, sim, os avanços. Tecnologias utilizadas para aumentar o fluxo e resposta neural de uma criança, sem a devastação dos fármacos (como vem acontecendo). Ao mesmo tempo, ao constatar quantos pais e mães com pouca tolerância continuam apenas querendo "produzir gênios", levando crianças normais a soterrar sua criatividade e espontaneidade, criando "vencedores-previsíveis-em-um-mundo-previsível", não tem como não se preocupar, pensando em onde tudo isso poderá levar.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Leia também:



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Transhumanismo e Robótica Social - Seres humanos chipados ou Robôs humanizados?

Transhumanismo: 1) seres humanos cada vez mais sendo transformados em máquinas previsíveis (uso de químicos-psicotrópicos, comportamentos aprendidos, mudanças na funcionalidade cerebral...  2) robôs cada vez mais aperfeiçoados, "sentindo", reagindo e respondendo emocionalmente, para além do que seus inventores programaram...

A "migração" pretendida é, no minimo... Surpreendente! Estamos bem próximos de confundir humanos e robots.

Alguns grupamentos humanos e seus interesses (elencados aqui aleatoriamente, sem definição de relevância)

1 - Consumo
Enquanto alguns "humanos comuns" correm atrás de dinheiro e bens de toda natureza, brigam, continuam "se tapeando" em liquidações em shoppings, sem atentar para os efeitos de suas ações; enquanto bilhões devastam e destroem o meio ambiente (e os seres que são direta ou indiretamente afetados), outros "humanos reféns" apenas vegetam, na maioria das vezes sem ter o que comer, sem casa, sem acesso ao conhecimento. Estes últimos, os miseráveis, tentam sobreviver de qualquer jeito, em tristíssimas situações. Temo-los em todos os países, embora em alguns países asiáticos - como nas Filipinas, por exemplo, também no Haiti; e tantos outros do continente africano, esses quadros são ainda mais cruéis, pois expandidos a comunidades imensas.

2 - Normose
Os chamados "cidadão medianos" - aqueles que tentam, a qualquer custo, entrar no padrão instituído por uma sociedade (onde, em princípio, nós, você e eu, estamos inseridos) formam uma outra fatia humana. Pais que trabalham, que pagam impostos, que querem mostrar ao mundo "filhos perfeitos", estes empurram e forçam, especialmente os pequenos, a entrar nos padrões. Desde a primeira infância são enviados toda-sorte-azar de ações para adequar os pequenos aos moldes estabelecidos na família e na escola. Assim, programas de "aperfeiçoamento" são executados, seja através de
- fármacos (Ritalina, Concerta, risperidona, Stavigile, Neuleptil, Aderall e tantos outros psicotrópicos), seja através de
- engessados comportamentos, estudados e incorporados, previsíveis, seja através de
- novas técnicas e estímulos tecnológicos ("máquinas de ajuste neural").

Os jovens que, apesar da medicalização e os outros processos, igual não conseguem se adaptar ao instituído, recebem uma pressão fora do comum. criticas, julgamentos, exclusão, expulsão de escola... com tal pressão, vários ou fogem de casa e vão para um mundo ainda mais obscuro, ou se suicidam.

3 - Os que dominam a economia e as mentes
Grupo fortíssimo, apenas algumas dezenas de megacorporações que determinam planetariamente o que se planta, o que se colhe, como se colhe, o que se come, onde se vive, como se vive, o quanto se paga. Instiga o quanto se crê ser necessário consumir "para ser feliz" (grupo 1), também determina os modos de comportamento e resposta (grupo 2).

4 - Cientistas da robótica social
E, mais além, em laboratórios climatizados, a era da robótica social avança a passos largos e especialistas desenvolvem robots cada vez mais "emocionados" e "emocionantes".

Roberts já capta espontaneamente expressões faciais e olhares das pessoas ao seu redor e aumenta (sem comando) seu cabedal de respostas, além das inicialmente programadas!

Mundo paradoxal, onde cientistas procuram "emocionar" os robots e "robotizar" os humanos.

"O que é tudo isso? Bem, eu sou o Dr. David Hanson, e esses vídeos mostram exemplos de meu trabalho para desenvolver robôs com capacidades cada vez mais humanoides, na busca de construir gênios Máquinas-máquinas com maior inteligência que a humana, criatividade, sabedoria e compaixão. Para este fim, realizamos pesquisas na área de robótica, inteligência artificial, as artes, a ciência cognitiva, engenharia de inspiração biológica, design e implantação de produtos. Integramos esses esforços na busca de novas relações de robôs com humanos. Ao aumentar AGI entre nós, a serem protagonistas, amigos e membros da nossa família, eu acredito que eles vão evoluir na convergência de valores análogos aos nossos, e, assim, chegar a realmente cuidar de nós e ganhar nossa confiança. Além disso, eu defendo esse caminho evolutivo, que tem maior probabilidade de produzir com segurança máquinas inteligentes e criativas a nível humano. Dada a instabilidade da época, e a crescente complexidade dos problemas globais, precisamos desesperadamente de geniais máquinas-humanas, com inteligência, criatividade, sabedoria e compaixão, para sobreviver e dar o salto para o próximo estágio da existência humana. Vamos reunir em um movimento Máquinas-gênios em movimento, de código aberto, e saltar para um futuro melhor. Obrigado!"

Importante reflexão para o final do ano:
Onde iremos chegar??
O cidadão comum está apto para, pelo menos, vislumbrar o mundo que está sendo projetado?
O cidadão comum consegue entender a importância de suas ações e decisões hoje, especialmente para com seus filhos, que serão o futuro?
O que está em nossas mãos mudar?

Esta é uma série de videos que  mostram os avanços da tecnologia. O cientista é David Hanson e seu site (de onde foram transcritos todos estes videos) é o www.hansonrobotics.com

No video 10, o robô canta. e no video 11, Jules (o mesmo robô deste primeiro video, a seguir) fica na exposição "captando" novas expressões e olhares, aumentando seu arsenal de informações, interagindo com os expectadores.


 Creepily realistic robot can hold conversations and answer questions
http://www.youtube.com/watch?v=IhVu2hxm07E




Robôs super-humanoides

Hanson Robotics se esforça para criar robôs tão brilhantes como as pessoas - o que o fundador e cientista-chefe Dr. David Hanson chama Máquinas gênio. Usando métodos tanto artísticos como científicos, Hanson Robotics cria robôs com expressões faciais magistrais, personalidades de conversação, corpos de robôs que andam e com inteligência adaptativa. Ao fazê-lo, buscamos compreender a natureza fundamental da criatividade, compaixão e consciência, e a percepção humana de robôs. Também exploramos criativamente robôs como obras de arte. Fabricados para usos reais, nossos robôs servem atualmente à saúde, segurança, educação e pesquisa científica em universidades do mundo todo. Embora tenhamos um caminho a percorrer antes de alcançar o verdadeiro gênio de Máquinas, fizemos progresso real. Confira alguns dos nossos trabalhos mais recentes:
1. ROBOKIND agora lançado! Totalmente expressivo, caminha, é inteligente, efetua sua melhor pesquisa sempre. RoboKind fornece uma plataforma inigualável para a interação homem-robô:  www.hansonrobokind.com - Zeno R25
2. DIEGO-SAN, o robô gigante do bebê. Robô bebê - rosto de Hanson "DIEGO-SAN", destaque na Forbes, Phys.org, Huffington post, e muitos outros locais:
Descrição: "Diego-san", por Hanson para o Laboratório de Percepção de Máquina no Instituto de Computação Neural UCSD. Com um rosto desenhado e construído por David Hanson e Hanson Robotics, um corpo montado por Kokoro, este menino robô foi construído com financiamento da National Science Foundation e pode ser utilizado como um humano-robô em investigação e interação, devido aos seus conhecimentos programados. Com câmeras de alta definição nos olhos, Diego San vê as pessoas, tem gestos e expressões modelados em bebês humanos, imitando o que um bebê hipoteticamente faria. As expressões faciais são importantes para estabelecer um relacionamento, e se comunicar com as pessoas de forma intuitiva. Por mais uma obra de arte como a tecnologia e plataforma de ciência, Diego representa um passo à frente no desenvolvimento da robótica emocionalmente competente, com base no trabalho anterior de David Hanson com o Laboratório de Percepção da máquina, como o Einstein emocionalmente sensível mostrado no TED em 2009 ( ver abaixo).
3. Albert Einstein - Rosto criado por Hanson Robotics, corpo Hubo pelo KAIST.
4. Hanson Robotics no TED 2009, mostrando um robô Einstein emocionalmente perceptivo, que vê e imita.
Descrição: em 2009 no TED, Hanson Robotics apresentou nossa colaboração com a UCSD Lab Máquina de Percepção (Javier Movellan, Marian Bartlett, Nick Butko, Jake Whitehill, Paul Ruvolo), trabalho apoiado por Stuart Baurmann e David Hanson. Este robô rastreia rostos e sons, percebe expressões faciais, e imita expressões faciais do usuário. Nossa crença é que a compreensão de expressões humanas podem ajudar a modelar empatia humana e permitir a empatia com a máquina.
(...)
6. Philip K Dick Android:
Veja também: http://www.pbs.org/wgbh/nova/tech/social-robots.html e
Descrição:
O retrato android de Philip K. Dick, um inteligente, evoluindo o entretenimento robótico do escritor de ficção científica que foi o autor VALIS, Do Androids Dream of Electric Sheep, UBIK, e muitas outras obras-primas. Por ressuscitar PKD como um androide, procuramos perceber de nível gênio AI com compaixão e criatividade. Enquanto nós temos um longo caminho a percorrer, até mesmo as primeiras versões do robô fizeram saltos fortes rumo a este objetivo, resultando em um prêmio AAAI para os sistemas de inteligência artificial, as capacidades de ponta em conversas robóticos e interação homem-robô, e de renome mundial. A primeira versão foi construída em 2005 por Hanson Robotics com David Hanson, Andrew Olney com o Instituto Fedex da equipe de Tecnologia, da Universidade do Texas em Arlington robótica instituto, UT Dallas, e muitos outros colaboradores, e cativou o público no WIRED NextFest eo AAAI reunião anual. Infelizmente, no final daquele ano o robô estava perdido em trânsito para a Google Tech Talk, e o projeto permaneceu parado por 3 anos. Este vídeo mostra a  reconstrução do android PKD em 2010, desta vez construído por Hanson Robotics com financiamento do VPRO e colaboração de Bill Hicks, Dr. Kino Coursey, Doug Miles, Matt Stevenson e muitos outros. Ele exibe percepção no rosto, reconhecimento de voz e inteligência de conversação, adaptando as palavras de Philip K Dick e história de vida para gerar novas idéias durante a conversa com as pessoas.
A partir de 2012, o andróide PKD serve a Iniciativa para o despertar Machines (IAM), no qual a equipe sob a liderança do Dr. Ben Goertzel trabalha com os Hanson Robotics e equipes RoboKind, para dar o salto para a verdadeira inteligência artificial geral (AGI ). Este trabalho é financiado pela Fundação de Ciência Nacional dos EUA e uma bolsa ITF Hong Kong City. Temos a intenção de empurrar o android PKD até que evolua em criatividade e sabedoria sobre-humana e transcenda em uma espiral de auto-reinventar a super-inteligência de Philip K. Dick preconizada e descrita como uma vasta atividade de Inteligência em sistema vivo, e que Vernor Vinge descreve como Singularidade Tecnológica. Prevemos que isso ocorrerá em algum momento entre 15 e 30 anos a partir de agora.
8. Mais vídeos do Phil:

9. Hanson Robotics no Smithsonian.
Descrição: Hanson Robotics foi homenageado no Smithsonian Cooper-Hewitt National Design Trienal, 2007-2009.
10. Hanson Robotics Alice-Eva na Universidade de Genebra Miralab, este é um retrato da esposa de Dr. Hanson Amanda.
Descrição: Este robô serve robótica cognitiva investigação no famoso MIRA-laboratório na Universidade de Genebra, (...). hhttp :/ / www.ics.forth.gr/indigo/
10. Hanson Robotics, em colaboração com David Byrne, em "Almas e Máquinas", no Museu Reina Sofia, em Madrid.
11. Jules no NextFest:
Descrição: Hanson Robotics 'Jules robô, mostrado na Wired NextFest 2006. Jules tinha sacadas naturalistas dos olhos, interactividade converational, e uma ampla gama de expressões faciais humanoides. Nós construímos Jules para a University of the West of England, mas testado Jules com nosso próprio software em primeiro lugar, antes de enviar Jules. Desde então, Jules tem servido inúmeras atividades de ciência e desenvolvimento no ambiente de pesquisa universitária.
12. Evolução dos Robôs Hanson para Zeno RoboKind:
O que é tudo isso? Bem, eu sou o Dr. David Hanson, e esses vídeos mostram exemplos de meu trabalho para desenvolver robôs com capacidades cada vez mais humanoides, na busca de construir gênios Máquinas-máquinas com maior inteligência que a humana, criatividade, sabedoria e compaixão. Para este fim, realizamos pesquisas na área de robótica, inteligência artificial, as artes, a ciência cognitiva, engenharia de inspiração biológica, design e implantação de produtos. Integramos esses esforços na busca de novas relações de robôs com humanos. Ao aumentar AGI entre nós, a serem protagonistas, amigos e membros da nossa família, eu acredito que eles vão evoluir na convergência de valores análogos aos nossos, e, assim, chegar a realmente cuidar de nós e ganhar nossa confiança. Além disso, eu defendo esse caminho evolutivo, que tem maior probabilidade de produzir com segurança máquinas inteligentes e criativas a nível humano.Dada a instabilidade da época, e a crescente complexidade dos problemas globais, precisamos desesperadamente de geniais máquinas-humanas, com inteligência, criatividade, sabedoria e compaixão, para sobreviver e dar o salto para o próximo estágio da existência humana. Vamos reunir em um movimento Máquinas-gênios em movimento, de código aberto, e saltar para um futuro melhor. Obrigado!
E estes são dois videos japoneses:
O olhar bondoso com certeza cativa uma pessoa doente, idosa ou simplesmente carente dessa robô humanoide

Mindblowing Human Robot

http://www.youtube.com/watch?v=uhHs8tCTOus#t=16

http://www.youtube.com/watch?v=MaTfzYDZG8c





Veja também: Last Moment Robot (Robot do Último Momento) - criado para dar conforto aos doentes terminais e que chegam a óbito sozinhos...
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/11/liberar-ocitocina-e-necessario-sempre.html

Robô do Abraço ou Robot do Último Minuto (Last Moment Robot), criado por Dan Chen para apoiar e confortar doentes terminais cujos familiares não estão presentes. A necessidade de sentir-se confortado e apoiado é inerente à natureza humana. 



 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:
Este artigo recebeu uma nova introdução, tendo sido o original publicado em 23.dezembro.2013, neste link: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/12/transhumanismo-assista-os-videos-uma.html






Nenhum comentário:

Postar um comentário