quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Ocitocina, um hormônio do estresse - Parte 1 - Série - Ocitocina para Crianças Hiperativas, com Autismo e outros


Quando a oxitocina é liberada na resposta ao estresse, a mensagem que ela nos manda é no sentido de dar ou procurar Apoio, dar ou receber Ajuda, dar ou receber Amor.


(texto e video) 
Parte 1
Série: Ocitocina para Crianças Hiperativas, com Autismo e outros


Por Marise Jalowitzki


A primeira vez que ouvi falar em ocitocina (oxitocina, oxitocin) foi de uma maneira tão simpática, que só fechou com tudo que já divulgava e praticava há muito tempo, pessoal e profissionalmente. Está neste vídeo, gravado em um dos TED, palestra da psicóloga Kelly MacGonidal.

Copiei quase tudo. Leia, mas, também, ouça! Vale muito!

Kelly McGonigal: Como fazer o estresse ser seu amigo - TED (Legendado em PT-BR)

Ela inicia comentando que, durante oito anos, deve ter atendido a mais ou menos 30 mil adultos. Sua especialidade: tratar o stress.

Mais de vinte mil mortes acontecem por ano, devido ao estresse.

Aí Kelly MacGonidal faz algumas propostas e mostra como é fácil ficar estressado em nosso cotidiano, em como estamos sempre correndo atrás de escores, de ganhos, neste mundo extremamente competitivo.

Aí, ela começa a falar na OXITOCINA:

Ocitocina é um neuro hormônio, também chamado de “O hormônio do abraço”. Ele ajusta os instintos sociais do nosso cérebro.

Este hormônio concede uma tendência a fazer coisas que fortalecem os relacionamentos próximos.

Este hormônio meio que “exige” contato físico com os amigos e família.
Realça a nossa empatia (capacidade de nos colocarmos no lugar do outro).
Deixa-nos até mais dispostos a ajudar e apoiar as pessoas que são importantes para nós, pessoas com quem nos importamos.

ALGUMAS PESSOAS ATÉ JÁ SUGERIRAM QUE deveríamos inalar oxitocina para nos tornarmos compassivos e gentis.

“Mas aqui está o que a maioria das pessoas não entende sobre a oxitocina: É um hormônio do estresse! Liberamos ocitocina quando estamos estressados.”

Sempre que estamos estressados, nossa glândula pituitária bombeia ocitocina como parte da resposta ao estresse.

É uma parte tão relevante da resposta do cérebro ao estresse como é a adrenalina que faz nosso coração bater mais forte. E quando a oxitocina é liberada na resposta ao estresse, a mensagem que ela nos manda é no sentido de procurar apoio.

Nossa resposta biológica (naturalmente) nos impele a contar a alguém como estamos nos sentindo, incentiva-nos a procurar alguém, ao invés de guardar estes sentimentos e silenciá-los dentro de nós.










A resposta ao estresse quer “garantir” que a gente note quando alguém à nossa volta está tendo dificuldades, para que se possa oferecer apoio. 











Quando a vida fica difícil, a nossa resposta ao estresse nos impele a estar rodeados de pessoas que se importam conosco, pelos nossos problemas e sentimentos.





Então, como o fato de conhecer este lado do estresse pode tornar as pessoas mais saudáveis?

Bem, o hormônio neural denominado ocitocina não age somente no cérebro. Sua ação se estende a todo o corpo.
- Um de seus principais papéis é proteger nosso sistema cardiovascular dos efeitos do estresse.
- É um anti-inflamatório natural.

- Também ajuda os vasos sanguíneos a ficarem relaxados durante o estresse.

“Mas meu efeito favorito é mesmo no Coração. Nosso coração tem receptores para esse hormônio e ocitocina ajuda as células cardíacas a se regenerarem e se curarem de qualquer dano causado pelo estresse!”

Este hormônio do estresse fortalece o coração. “E a coisa legal é que todos esses benefícios físicos da oxitocina aumentam sobremaneira à medida que você aumenta o contato social e oferece apoio social!

Enquanto você procura pelos outros, estando sob estresse, seja para procurar ajuda ou para ajudar outra pessoa, você vai liberando, vai produzindo este hormônio!”

A resposta ao estresse se torna mais saudável e a recuperação do estado de estresse ao estado de serenidade é mais rápida!

Assim, veja que:

O MECANISMO PARA AUMENTAR A RESILÊNCIA (capacidade de resistir e enfrentar) AO STRESS É A CONEXÃO HUMANA.
(Isto faz parte de um estudo realizado na University of Buffalo, NY – Departament of Psychology – por Paulin, Brown, Dillard e Smith) e envolveu mil adultos dos EUA, entre 34 e 93 anos de idade)

Fazer o que gosta, este é o segredo. O estresse então é bom, libera ocitocina e traz saúde.
Fotos do menino Ryan Hreljac, que, aos 12 anos, iniciou seu projeto;  trabalhou muito, mas, feliz, conseguiu construir poços artesianos e saciou a sede de 1 milhão de africanos.  


REFLEXÕES:
  1.       Avalie quanto tempo você passou ajudando amigos, vizinhos, pessoas em sua comunidade, nos últimos tempos.
  2.       Lembre que importar-se cria resiliência aos efeitos prejudiciais do estresse na saúde.
  3.       Buscar significado para o que fazemos, porque fazemos, quanto fazemos é o melhor para a saúde. Melhor do que tentar evitar o desconforto.

O apresentador pergunta:

- Mas, então, vale trabalhar em um ambiente estressado?

- O melhor jeito, mesmo, de tomar as melhores decisões é seguir o que quer que dê significado, o que dá satisfação à sua vida. E, então, lidar com o estresse que advirá como decorrência dessa decisão e ação. – responde Kally MacGonidal.



FELIZ ALTOS NÍVEIS DE OCITOCINA PARA TODOS!!

Este artigo e as informações que ele contem, como pode ser facilmente verificado, não é um incentivo ao uso de ocitocina produzida em laboratório! A droga sintética ainda está sendo analisada e estudada por pesquisadores sérios e, ao contrário do que vem sendo alardeado por alguns, também tem seu lado obscuro! Conheça nos próximos artigos os efeitos adversos devido ao uso da ocitocina sintética. O famoso spray nasal não é a "droga da moral e do amor"!

APOSTE NO NATURAL JEITO DE SER! Abrace, acarinhe, se envolva em uma atividade que lhe dê Prazer e Motivação (Motivo + Ação)!


https://www.youtube.com/watch?v=rjp8ZGiY_Mg 




Série Ocitocina - clique sobre o título

REFLITA:
O QUE É MELHOR: FICAR EXPERIMENTANDO O HORMÔNIO FABRICADO EM LABORAÓRIO, que ainda carece de resultados conclusivos? OU APRENDER A SE RELACIONAR MELHOR (Terapia psicológica Humanista-fenomenológica, Yoga, Reiki, Vivências de Aconchego e Aproximação, Terapia do Abraço, Exercício da Compaixão com pessoas necessitadas e/ou animais carentes, serviços comunitários, brincadeiras, etc.)?


Fontes:

Kelly McGonigal: Ocitocina - Como fazer o estresse ser seu amigo - TED  - https://www.youtube.com/watch?v=rjp8ZGiY_Mg

Administração intranasal de oxitocina aumenta a Inveja e o Regozijo - http://www.biologicalpsychiatryjournal.com/article/S0006-3223(09)00762-8/abstract?cc=y


As causas do autismo - http://fr.webradar.me/portal/2202798

As causas do autismo metade genética e metade ambiental -http://www.lemonde.fr/sante/article/2014/05/04/les-causes-de-l-autisme-a-moitie-genetiques-et-a-moitie-environnementales_4411325_1651302.html#xtor=RSS-3208

 Autismo - Estudo Controlado Randomizado de março de 2014 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23888359

Autismo: 1º Estudo feito em 13 crianças - a administração de oxitocina melhora o comportamento social de pacientes - Paris – 2010 - http://www2.cnrs.fr/presse/communique/1793.htm

Autismo – Perguntas frequentes - http://www.autisme75.org/faq/

Hormônio do amor ajuda a crianças autistas a criar vínculo com os outros, mostra estudo, mas os efeitos não duram muito tempo (45min aproximadamente) - http://www.theguardian.com/society/2013/dec/02/love-hormone-oxytocin-autistic-children-bond


Ocitocina - Ansiedade, transtornos de conduta mais prevalente em crianças com baixos níveis de ocitocina - “Como este estudo foi apresentado em uma reunião médica, os dados e conclusões devem ser vistos como preliminares até publicado em um jornal peer-reviewed” - Colégio Americano de Neuropsicofarmacologia, nota de imprensa, 08 de dezembro de 2011



Oxitocina afeta o comportamento social, mas não é totalmente positivo - Nova visão do "hormônio do aconchego" - Neue Zürcher Zeitung (Novo Jornal de Zurique) http://www.nzz.ch/aktuell/startseite/neue-sicht-auf-das-kuschelhormon-1.13916456

Pitocin - Problemas – Oxitocina -  http://www.opposingviews.com/i/problems-of-oxytocin-autism

Prolacton – uso em animais - Ocitocina sintética injetável para vacas, éguas, porcas, cabras, cadelas e gatas – indução ao parto http://www.agroline.com.br/produto/terapeuticos/prolacton-10-ml-ocitocina-tortuga/100138

Syntocinon – Ocitocina - Para trabalho de indução de parto - http://www.portal.novartis.com.br/UPLOAD/ImgConteudos/1847.pdf





Mais sobre o tema, nestes blogs:



 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

Livro: TDAH Crianças que desafiam 

Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta


Nenhum comentário:

Postar um comentário