terça-feira, 2 de setembro de 2014

Jogo do Desmaio tem mais uma morte registrada - A necessária vigilância paterna e os constantes alertas na escola




A 'brincadeira' causa queda de pressão, falta de oxigenação no sangue e a síncope, conhecida como desmaio.

Jogo do Desmaio tem mais uma morte registrada - A necessária vigilância paterna e os constantes alertas na escola

Nota em 16.setembro
Perguntam-me se "é verdade" que morreu o jovem que cito no artigo.
Respondo: Sim, é verdade.
Não mencionaria se assim não fosse. O pai, como disse, pertence a uma família tradicional do lado de cima da linha do Equador. Também fui pesquisar, antes de escrever.
O garoto tinha, sim, 16 anos e morreu em junho, bem como disse o pai. Encontrei o registro da liberação para cremação do corpo, a única notícia. O dia em que a família se sentir forte para comentar e divulgar, a decisão tem de partir deles.
Por vezes os pais resolvem inaugurar uma associação e trabalhar, em nome do filho perdido, na prevenção de outros jovens e-ou crianças.


Por Marise Jalowitzki
02.setembro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/09/jogo-do-desmaio-tem-mais-uma-morte.html

Brasil é um país com poucas estatísticas e só as que convêm são publicadas. E mais: como a sociedade sequer sabe a quem se dirigir para informar, as famílias calam, não divulgam a dor que lhes chega, até porque, como vivemos um momento onde as pessoas mais querem é xingar e amaldiçoar, pouco se constrói. E, sabemos, a maioria dos pais faz o seu melhor e nunca irá imaginar que o(a) filho(a) vá se meter em apuros graves. Sim, a super visão paterna e materna (sim, escrito em separado, para diferenciar de um simples controle), a vigilância, a constante divulgação da importância de exercitar valores, de avaliar riscos, de não envolver nem a si, nem a terceiros em jogos e experimentos perigosos, é missão dos responsáveis e precisa acontecer sempre!

Um pai, que pede para ter seu nome preservado, entrou em contato para relatar a perda de seu filhote de 16 anos em uma dessas brincadeiras, em junho.2014. Ele comenta do quanto seu filho era ajuizado, cumpridor de seus deveres, do quanto jamais esperava que entrasse em um "desafio" desses!

"Deve ter sido fraco pra dizer não aos amigos!"

Por mais que os pais façam a sua parte, será sempre um alerta e cabe ao jovem seguir os conselhos e não deixar-se influenciar pela 'turma'! Esta fortaleza de caráter precisa ser enfatizada todos os dias no  lar, na escola, na comunidade!

Quantas mais ocorrências graves ou fatais haverá por este país, sem que se comente e alerte constantemente? É um serviço social que cabe a todos realizar! Há algumas escolas que introduziram o tema em seu currículo, mas ainda são exceção!

"Boa tarde Profa. Marise,

Estou realizando trabalho de pesquisa sobre jogos de risco (choking games) no Brasil e encontrei interessante matéria de vossa autoria.
Em junho 2014 perdi um filho (16 anos) vitima desse "jogo" desconhecido para a grande maioria das pessoas.
Meu projeto agora é desenvolver trabalho de estudo e pesquisa e prevenção para que outros jovens e famílias não passem por isso.
Gostaria de trocar idéias e saber o que mais existe de informações, dados estatísticos e eventualmente trabalhos sendo realizados neste sentido pois em outubro estarei participando do segundo colóquio internacional: JOGOS PERIGOSOS, VIOLÊNCIAS E ASSÉDIO - CONHECER, ENTENDER, PREVENIR.


Atenciosamente"

Mapa da Violência - A morte de jovens entre 14 e 25 anos cresce assustadoramente a cada ano
Segundo o Mapa da Violência 2013, publicação do Centro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), com dados do Subsistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, entre 1980 e 2011, as mortes não naturais e violentas de jovens (até 25 anos)  como acidentes, homicídio ou suicídio – cresceram 207,9%. Se forem considerados só os homicídios, o aumento chega a 326,1%. Como classificar uma "brincadeira" estúpida proporcionada a um terceiro, ainda que com a anuência deste?

Muito, muito triste, que tantos jovens estejam perdendo a vida por não atentar para a questão dos limites.

Aos pais, a única alternativa é carregar a dor da perda! 

É importante que, assim como este senhor está fazendo, os pais peguem a dor e a transformem em missão de alertar e tentar divulgar os perigos que jazem por trás de certos minutos de "zoação". 
Para que jovens se conscientizem que nem toda brincadeira é para divertir! 
Para que os pais, mesmo quando os filhos querem o seu experimento de liberdade, mesmo quando os filhos pedem, não diminuam sua atenção e até mesmo controle sobre as ações deles. 

Faz-se cada vez mais necessário muita, muita conversa, sobre valores, sobre ética, sobre perigos e consequências.
O projeto é maravilhoso e ultra necessário!
Nossa juventude (e adultos, também!) nunca estiveram tão chegados a "um minuto de fama", receber curtidas, receber atenção, nem que seja usando terceiros para suas filmagens. Jovens que, muitas vezes, inadvertidamente, concordam em participar dessas perigosas 'aventuras'.

Desafio do Balde de Gelo

Agora temos o "desafio do balde de gelo" que vem sendo inclusive incentivado por algumas midias, já que o objetivo é nobre: doar para entidades que cuidam de pacientes que sofrem com atrofias e escleroses. 
Só que, dependendo da intensidade do "balde de gelo" e do histórico cardíaco do indivíduo (nem sempre conhecido), o episódio também pode acarretar sequelas. Ninguém está falando nisso!
Há mesmo uma megalomania com relação a esta "brincadeira-desafio". Nos EUA houve um acidente envolvendo dois bombeiros. Os dois tiveram de ser hospitalizados (um em estado grave) após escorregarem do alto de um guindaste que despencava uma "super-tromba" de gelo sobre dezenas de jovens, em um banho coletivo. Programas 'de auditório' na mídia brasileira inclui até mesmo os apresentadores (Fátima Bernardes foi uma). Irresponsabilidade!

É meu desejo que um número sempre maior de pessoas atentem para a vulnerabilidade de jogos perigosos. Pois as coisas são sempre encaradas como se fossem sazonais. 
Muita publicidade em torno de um determinado fato, depois cai no esquecimento. 
E o perigo - a essência dele - continua! 
Dali a pouco uma nova modalidade - igualmente perigosa - aparece e novas vítimas acontecem e as notícias, abafadas.



Para os que estiverem engajados em programas e projetos de prevenção e que queiram ter seus nomes divulgados, contatem, que o farei com o máximo de responsabilidade e atenção.
Gratidão por compartilhar!
Abraços e contem comigo!
Marise Jalowitzki
Porto Alegre - RS - Brasil

No meu artigo original havia inserido um video que foi removido (provavelmente a pedido dos pais do garoto, já que ele estava plenamente exposto! Tomara que não tenha ficado com sequelas graves) - “Este video foi removido por violar política do Youtube que proíbe conteúdo cujo intuito seja assediar, intimidar ou ameaçar” - Há muitos outros de incentivo, infelizmente, e não de alerta, que permanecem circulando livremente na web.

Escolas alertam pais sobre o 'jogo do desmaio'
Experimento perigoso

"A brincadeira causa queda de pressão, falta de oxigenação no sangue e a síncope, conhecida como desmaio. A falta de oxigenação pode levar a uma parada cardíaca ou a uma lesão no cérebro, com sequelas permanentes. A área da memória é a primeira a ser danificada, mas o adolescente pode ainda ter parte da visão afetada.
Fora do Brasil, o “jogo do desmaio” já deu origem a manchetes trágicas. Na França, a APEAS - Associação de Pais de vítimas desse jogo de estrangulamento, informa que dez mortes são registradas anualmente, em média, no país europeu, desde 2000, devido à perigosa prática." (G1)

E as inovações se sucedem. Esta já é outro tipo de "brincadeira" perigosa:

Brincadeira do equilíbrio em local perigoso no Facebook acaba em morte na Austrália https://www.youtube.com/watch?v=Ck7uzRSlXGY












Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora, Educadora, Blogueira e Colunista
Idealizadora e Coordenadora do Curso Formação para Coordenadores em Jogos e Vivências para Dinâmica de Grupos,
Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela FGV,
Facilitadora de Grupos em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista de coração, Vegana.
Certificada como International Speaker pelo IFTDO-VA-USA



Livro: TDAH Crianças que desafiam 
Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta

Para conhecer mais e adquirir, acesse: 
TDAH Crianças que Desafiam - Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família









Nenhum comentário:

Postar um comentário