sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Uso de animais para treinamento médico militar - Conheça as práticas nos diferentes países

Pelo fim do uso de animais em simulação de guerra no mundo. Para garantir que o Centro de Treinamento de Guerra em Santa Maria - RS, o maior da América Latina e Referência Mundial, não use animais em seus treinamentos médicos simulados. Pelo fim da Crueldade com os Animais.

A foto é do fotógrafo Jørn Stjerneklar (como está inscrito na própria imagem) da Dinamarca.

Uso de animais para treinamento médico militar - Conheça as práticas nos diferentes países


Por Marise Jalowitzki
28.fevereiro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/02/uso-de-animais-para-treinamento-militar.html

ASSINE A PETIÇÃO E COMPARTILHE: http://chn.ge/1lpOVoj

SEM USO DE ANIMAIS EM TREINAMENTOS MILITARES NO BRASIL - CENTRO DE TREINAMENTO DE GUERRA EM SANTA MARIA-RS-BRASIL, O MAIOR DA AMÉRICA LATINA

Considerando a construção do Centro de Treinamento Simulado de Guerra em Santa Maria - RS - Brasil, que será o maior da América Latina e Referência Mundial, é imprescindível que os parlamentares criem e aprovem uma lei que garanta o não uso de animais em treinamentos militares, caso contrário sabemos bem a gigantesca mortandade de animais usados para tal fim. A prática é utilizada em diversos países. Nenhuma literatura brasileira, até o momento, comprovou tais atos pelo Exército Brasileiro, mas queremos garantir que isso não aconteça de verdade. 
Não estamos falando de adestramento. É tiro, cirurgia, amputação, morte. Simulação em animais para treinamento médico. Prática cruel e desnecessária. Já existem métodos substitutivos para promover o treinamento de guerra (alvo e médico-cirúrgico), como human-like, sangue fluindo e outros. Além disso, os resultados, segundo especialistas, não surtem efeito, pois quebrar a perna de um cachorro ou cabra com um tronco de árvore, como torniquete e depois tentar reenxertar, ainda que tenha sucesso nos bichos, não garante resultados efetivos junto aos humanos.

Diversos países estão revendo suas práticas. Mesmo nos EUA, o Fort Bragg, na Carolina do Norte, responsável por 1/3 de todas os sacrifícios de animais em treinamentos militares (de um total de mais de 10.000 mortes só de cabras em 2012), anunciou a suspensão de uso de cabras, sendo que cães e gatos já foram suprimidos na década de 1980. Ainda hoje continuam sendo sacrificados porcos em diversos países, o que é uma crueldade e uma prática desnecessária. O exército polonês baniu de vez o uso em animais para treinamento médico.

A magnitude do projeto do Centro de Treinamento Simulado de Guerra - mais de 30 prédios e 500 milhões investidos - exige que se volte o olhar em prol da preservação animal. A primeira fase deve começar a funcionar em 2018 e, em 2025, o centro deve ficar pronto, entrando em funcionamento de forma completa e podendo receber até 1,5 mil militares para treinar. Tempo suficiente para que se possa assegurar ser o Brasil também um país que baniu por completo a crueldade de matar animais em treinamentos militares.

Além da construção de mais de 30 prédios, o dinhero será aplicado na compra de equipamentos de tecnologia de ponta, que devem vir de diferentes países, já que, nos moldes do que o Brasil quer, existem poucos semelhantes.     Pedimos Efetividade, Urgência e Compaixão nas Ações!!!           (A imagem utilizada é uma foto de Fernanda Ramos - RBS especial).  Nem dá para imaginar quantos animais poderão ser usados em testes militares em um complexo que pode receber até 1.500 soldados por vez! É preciso grarantir que isso não aconteça!! Querendo, vejam esta matéria, que inclui a realidade de alguns países: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/02/uso-de-animais-para-treinamento-militar.html ;


Human-like - Corpo sintético - Organismo completo, com todos os órgãos e funções, criado no Arizona-USA


Que reservem, dentro do orçamento previsto, a aquisição do Human-like, com sangue fluindo, tecido realista, simulações em video e outros, para que milhares de animais não venham a ser sacrificados. Alguns países, como Polônia, já varreram esta prática cruel e sem sentido. São efetuados treinamentos de tiros e, após, o animal ainda vivo é utilizado para realização de cirurgias, que incluem amputações, retirada de órgãos e tudo o mais. Segundo especialistas, quebrar a pata de um cão ou de uma cabra com o uso de um galho de árvore usado como torniquete e realizar a cirurgia não habilita um profissional a obter êxito em humanos.

Santa Maria deverá se tornar um centro de referência mundial em treinamento simulado. 


- Exército da Grã-Bretanha, Noruega, Polônia e Dinamarca utiliza especialmente porcos que, baleados e ainda vivos, viram fonte de estudo, submetidos a cirurgias. Órgãos internacionais reivindicam a suspensão da prática desnecessária:


Cirurgiões militares que servem nas Forças Armadas Britânicas participam de uma formação médica controversa na qual suínos são feridos por atiradores, para que os médicos possam praticar como seria a cirurgia no campo de batalha. Os profissionais são enviados à Dinamarca para operar no animal vivo – que é amarrado e baleado por atiradores treinados – e cirurgiado enquanto ele ainda está respirando. As informações são da ONG PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) e do Daily Mail.
 http://virgula.uol.com.br/inacreditavel/animais/militares-europeus-mutilam-e-matam-porcos-em-treinamentos-medicos-de-guerra
http://www.anda.jor.br/19/02/2014/fotos-mostram-cruel-treinamento-militares-britanicos-porcos-vivos 


- Estados Unidos utilizam especialmente cães nos chamados treinamentos médicos de guerra
O deputado democrata Bob Filner, da Califórnia, apresentou projeto que coloca fim ao abuso animal feito por militares. Entretanto, o parlamentar disse ter sofrido feroz oposição pelo Departamento de Defesa.
Este é um video forte, mostra cenas da amputação de cães e cabras com galhos de árvores usados como torniquetes: - video forte: http://www.youtube.com/watch?v=e04Wc7o92XU

- http://www.anda.jor.br/27/04/2012/guarda-costeira-dos-eua-defende-uso-de-animais-em-treinamento-militar


Uso de cabras em Fort Bragg, a principal instalação do Exército, "lar" da Forças Aerotransportadas e de Operações Especiais, situada na Carolina do Norte, anunciou em 2013 a suspensão do uso de cabras nos treinamentos militares. Em 2012, foram mortas 10.000 cabras para fins militares, sendo 1/3 deles em Fort Bragg.
k
Fort Bragg, na Carolina do Norte, suspende uso de cabras em treinamentos médicos militares, simulação de guerra

Além das implicações éticas , amplamente reivindicadas especialmente pela PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) e outras entidades, há também a afirmação dos especialistas de que tal treinamento não surte a qualificação necessária aos treinandos, já que a anatomia e a fisiologia das cabras e dos outros animais é diferente da humana.
 Até 1980 eram utilizados cães e gatos. Depois houve a substituição pelas cabras.
Simuladores human-like com o sangue fluindo, tecido realista e outros substitutivos serão utilizados.

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2263114/Fort-Bragg-stop-using-goats-training-Army-medics--saving-300-goats-MONTH-shot-stabbed-blown-up.html


- Exército do Peru também utiliza cães: assine a petição 


 http://www.change.org/es/peticiones/ejercito-peruano-no-utilizar-m%C3%A1s-a-animales-en-sus-entrenamientos

- Exército do Brasil também faz uso de animais, embora não haja um artigo (pelo menos não encontrei) que mencione isso. (quem souber, por favor, envie!)

Transcrevo os comentários de Rubenice, no link da ANDA sobre a situação dos EUA.

O EXERCITO BRASILEIRO USA ANIMAIS EM TREINAMENTOS,O HORROR É CONTINUO,É MUITA CRUELDADE QUE ACONTECE,ANIMAIS EM EXTINÇAO MORRE DE FOME,EU VI ACONTECER,LUTEI CONTRA E AINDA FUI PUNIDA,POIS EU SENDO MULHER TIVE MUITO MAIS CORAGEM QUE TODOS OS HOMENS QUE TRABALHAVAM COMIGO.

Eu era sargento do exercito brasieliro,e denuncio a mesma coisa nos treinamentos do exercito,usam animais de todos os tipos,nos treinamentos da crueldada,colocam coelhos indefesos para os recrutas martelarem suas cabeças,muitas vezes os animais não morrem na hora e ficam agonizando,PEÇO PELO AMOR DE DEUS QUE ACABE COM ISSO,É CRUEL E DESNECESSARIO A CRUELDADE COM QUE OS ANIMAIS SAO SUBMETIDOS,MEU NO ME É RUBENICE E LUTEI CONTRA OS MAUSTRATOS DE ANIMAIS DENTRO DO EXERCITO BRASILEIRO,E REZO A DEUS QUE ISSO ACABE!!!
PESSOAL TEMOS QUE LUTAR CONTRA O USO DE ANIMAIS NOS QUARTEIS DO EXERCITO,PELO AMOR DE DEUS!!!


- Exército polonês JÁ PROIBIU o uso de animais em treinamentos militares. VIVA!!!
porco
Sem uso de animais em treinamentos no exército polonês - Foto Care2  - Informações PETA e ANDA

- http://www.anda.jor.br/03/12/2013/exercito-polones-anuncia-exploracao-animais-treinamentos

PELOS DIREITOS DOS ANIMAIS À VIDA DIGNA!!!



Querendo, leia mais sobre o Centro de Treinamento Militar em Santa Maria, o maior da América Latina e referência Mundial - conclusão prevista para 4 anos.

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/02/centro-de-treinamento-de-guerra-em.html

Leia mais sobre Direito dos Animais à VIDA!

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2011/04/leia-mais-sobre-direito-dos-animais.html

Pelo fim da violência aos animais!



Links sobre Direito dos Animais à VIDA, publicados neste blog!

2 comentários:

  1. Boa noite.
    Tomei conhecimento do blog através de postagem na Rede Vista-se. Quando li sua matéria, fiquei perplexa e revoltada com tamanha covardia. Desconhecia completamente esses fatos, os quais deve ser desconhecido por 90% da proteção animal, vegetarianos, simpatizantes, ativistas etc... Sou vegetariana, atuo na proteção e a cada dia a raça humana me parece a mais perigosa e truculenta do planeta. Um animal mata o outro p/ sua sobrevivência mas o "bicho homem" mata por selvageria e puro prazer perverso. Por favor, divulgue sua matéria denúncia amplamente na net. Ela é extremamente importante e com certeza será mais um alvo p/ intervirmos . A espécie "humana" tem uma dívida impagável p/ com os animais. Que Deus não perdoe esses e outros criminosos. Um grande abraço. Assinei postagens, ok? Parabéns .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Angela! Um afago receber uma mensagem como a tua em um domingo quase meio dia! Gratidão! Somos poucos, sim, em um mundão assim aridamente perverso, mas temos de fazer o nosso maior pelos que não podem se defender! Vise que não encontrei UM POST sobre o tema referente ao Brasil, a não ser os comentários de uma pessoa que só se identifica com o pré-nome e que participou como sargento. Continuo procurando. Incrível como até os "mais bonzinhos" são lentos em aceitar os fatos! Ontem um jornalista e editor de uma das maiores redes editoriais do Brasil entrou in box no face para saber "porque eu era contra o adestramento"!!! Gente, não é adestramento! É tiro, é quebrar perna, é cirurgia. Usam os animais para simular soldados feridos em guerra! É muito grave, sim! E mais urgente ainda divulgar e promover campanhas, pois com a construção dos 30 prédios em Santa Maria, que podem receber turmas de até 1.500 soldados, QUANTOS ANIMAIS SERÃO SACRIFICADOS? Horrível, terrível, arrepiante! Sim, a dívida da espécie "humana" para com os animais é impagável!!! (ainda estou decidindo para qual deputado ou senador enviar a petição da Change. Tens uma sugestão? Sei do Tripoli e do Izar, como amplos defensores.) Abraços e MUITO SUCESSO EM TODOS OS EMPREENDIMENTOS EM PROL DE UM PLANETA MELHOR, MAIS JUSTO E AMOROSO!!! Compaixão é o que precisamos disseminar!!! E multa e penas para os criminosos!!!!

      Excluir