segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Chifres humanos nascem especialmente em idosos


Chifres em humanos são queratina compactada e tumor retirado sem afetar o crânio



Chifres humanos nascem especialmente em idosos

Por Marise Jalowitzki
17.fevereiro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/02/chifres-humanos-nascem-especialmente-em.html

Não, não é piada! Pesquisando sobre o tráfico de animais, desta vez sobre o terrível e cruel tráfico do marfim, onde milhares de animais continuam sendo mortos somente para a retirada de seus chifres (que são de queratina), encontrei dois outros interessantes temas relacionados: O marfim vegetal, que é lindo e tão perfeito que é até mesmo confundido com o originado dos pobres bichos; e a existência de pessoas que desenvolvem, na terceira idade, chifres, tumores devido à radiação, que podem ou não ser malignos.

O único caso registrados durante muitas décadas é o de Mme. Dimanche, uma francesa do século XIX. Agora, estão sendo divulgados mais outros casos, a quase totalidade envolvendo a Ásia.

chifres em humanos

chifres em humanos - pelos traços (também vi a foto de frente), trata-se de uma ocidental. Não consegui descobrir seu nome e sua história-procedência. Aí, resolvi colocar apenas esta parte de seu rosto. Será ucraniana?  Pelos sinais assim avermelhados e inchados em sua pele, trata-se de tumor maligno (carcinoma)


Excesso de queratina

A queratina é uma família de proteínas estruturais fibrosas. É o material base da estrutura da camada externa da pele humana. Também é componente estrutural essencial de cabelos e unhas. (wiki) Nas aves, as penas, bicos, patas e unhas contem altíssimo teor de queratina. Em todos os animais, incluindo os chifres de bovinos, elefantes, rinocerontes, morsas, hipopótamos, javalis, narvais e cachalotes.

"Queratina deriva do grego κέρατος - keras - Keratos que significa "chifre" provenientes do proto-indo-europeu Ker - . do mesmo significado." (wiki)

Também em humanos podem aparecer chifres. Segundo alguns especialistas, estes chifres surgem a partir de repetidas lesões na pele, por excessiva exposição ao sol ou radiação, e podem ser benignas, pré-malignas ou malignas. São formados de queratina, a mesma composição base dos chifres em animais. No caso dos chifres humanos, não existe formação óssea, todo o chifre é uma massa de queratina endurecida sem ligação com o crânio. É um tumor e pode aparecer em qualquer parte do corpo.

Chifres humanos - cornu cutaneum- Mütter Museum - Philadelphia




A ocorrência não é comum, mas existe! Nas imagens vemos pessoas pobres, idosas, simples, geralmente vítimas do preconceito por terem "os chifres do diabo"!







ZHANG RUIFANG - Linlou Village, província de Henan, na China

Zhang Ruifang-1918-2012
Uma das pessoas que mais teve a sua intimidade invadida foi a senhora Zhang Ruifang (15.jun.1918-28.junho.2012), para quem morrer realmente deve ter sido um alívio, pois era molestada seguidamente no casebre em que vivia em Linlou Village, província de Henan, na China. Nos últimos três anos de sua vida começou a desenvolver o chifre. Perdeu a paz e a família está estigmatizada. Ela morreu aos 94 anos.

"No começo era somente uma verruga, mas, gradualmente foi crescendo como um chifre" - disse Zhang. O chifre não causa nenhuma dor. "Não me causa nenhum desconforto, mas bloqueia parte da minha visão". A família esperou uma explicação médica sobre o caso. Não recebeu.

Não, não diga: "Esses chineses!" - pois aqui o bullying seria igual ou pior!

http://www.youtube.com/watch?v=mCMWRu_fL44



Fica a pergunta de caráter humanitário: até quando o ser humano, para nutrir a sua ignorância e malvadeza, vai continuar colocando rótulos em pessoas simples? Esta repórter que foi lá e colocou com tanta violência o dedo no outro sinal na testa da velha senhora, forçando-a a responder, por certo não é ignorante. Apenas em nome do sensacionalismo, tenta fazer com que o tema receba mais audiência.


Huang Tuanfan - Ziyuan, China


Huang Tuanfan - 87 anos - China 

O tumor tem alto grau de benignidade. Malignidade está presente em até 20% dos casos,pois o carcinoma de células escamosas são do tipo mais comum. O aparecimento dos chifres podem aparecer em qualquer lugar do corpo. A incidência de carcinoma de células escamosas aumenta para 37% quando o corno cutâneo está presente no pênis. 

No caso do senhor Huang Tuanfan, da província de Ziyuan, no sul da China, houve atendimento médico. O chifre apareceu aos 83 anos de idade.
(Estes dados são de 2011. Caso este senhor ainda estiver vivo, estará hoje com 87 anos.) 

O que começou como um pequeno nódulo na parte posterior da cabeça de Huang Yuanfan é hoje o que lhe proporcionou o apelido de "o homem cabra". Para os médicos Huang é um "mistério médico".

"Eu tentei cortá-lo e consegui, mas nada mudou. O chifre só continua crescendo", disse Huang à revista Inglês "Metro" em 2011.

Mesmo quando ele foi finalmente ao serviço médico, teve pouco sucesso: "Os médicos dizem que não sabem porque ele cresce Se eles cortam, seria apenas para voltar a crescer .. Eu tento esconder o chifre debaixo de um chapéu. Mas se for mais longo, ele sai do topo .."

Em todos os relatos os envolvidos ratificam não haver dor. Inconveniente, com certeza, é. E quanto à estética, nem se fala! Questões de bullyng, então! Eu não acho engraçado, acho triste. Bem sabemos o quanto questões de alimentação adulterada com agrotóxicos e transgênicos podem acarretar deformidades e doenças. Ar empestado e água contaminada, também.



Saleh Talib Saleh - Yemen

Pelo menos uma das pessoas, um senhor, resolveu encarar o tumor sob um aspecto divino e foi bem sucedido. Hoje ele é centro de visitação pública com respeito. Quando apareceu o primeiro corno, na parte posterior do crânio, aconteceu a remoção. Algum tempo depois, nasceu outro. Resolveu deixar e ficar exposto.
Saleh Talib Saleh - chifres em humanos



Saleh Talib Saleh, que vive no Yemen sonhou que um chifre estava crescendo em sua cabeça. Seu sonho se tornou realidade. Quando ele tinha 77 anos, sentiu como um calo crescendo na parte posterior de sua cabeça. Ele nunca sentiu incômodo ou dor e não percebeu que estava crescendo. Depois de um ano, o chifre estava mais duro e grande. Não estava claro se era realmente um chifre. De forma espontânea, depois de algum tempo, o chifre caiu. Poucos dias depois voltou a crescer.

Para Saleh, o chifre foi criado por Deus que quis mostrar as pessoas o que poderia fazer. Atualmente, com 104 anos, está muito orgulhoso dele. Dezenas de pessoas do Yemen e países vizinhos tem visitado Saleh para ver seu chifre.

"É possível encontrar antigos retratos de deuses e pessoas famosas com chifres. Moisés é ocasionalmente retratado com chifres. Alexandre, O Grande também aparece com os apetrechos na cabeça. A imagem de Zeus com os chifres é uma popular representação do deus. O fenômeno dos chifres pode ser traçado desde os tempos mais remotos." 

Claro que a maledicência e as crendices resultam em "alusões ao demo", outros fazem piadas de traição conjugal, mais outros, de crenças panteístas, dizem ser um sinal das divindades....enfim, como sempre, neste mundão, há de tudo!

Mme. Dimanche - Paris -France


Mme. Dimanche - chifres em humanos






Madame Dimanche, apelidada de Veuve dimanche (Viúva domingo), foi uma francesa que viveu em Paris no início do século 19. O chifre apareceu aos 76 anos e, em 6 anos, cresceu  24.9 cm. Foi removido com sucesso pelo cirurgião francês Dr. Joseph Souberbeille (1754-1846). Um modelo de cera de sua cabeça está em exposição no Museu Mütter - The College of Physicians of Philadelphia, EU.






Composição dos chifres humanos

Os chifres são geralmente, resultado de exposição prolongada ao sol, e por causa disso surgem nas partes que mais recebem diretamente a luz do sol como: couro cabeludo, mãos, orelhas, testa, pálpebras, lábios e etc.Os chifres humanos são compostos por uma queratina compactada e geralmente muitas lesões são encontradas na sua base. Embora sejam grosseiramente semelhantes a chifres de animais são histologicamente bem diferentes.

Os animais podem possuir cornos que são projeções compostas de epiderme superficial super-queratinosa, depois uma derme e então o osso posicionado no centro. No caso dos chifres humanos, não existe formação óssea, todo o chifre é uma massa de queratina endurecida sem ligação com o crânio. Por não estar ligado ao crânio, um recurso cirúrgico é suficiente para sua retirada! (Diário de Biologia)

Como o chifre é composto por queratina, o mesmo material encontrado nas unhas, o corno pode geralmente ser removido com uma lâmina de barbear estéril.
No entanto, a condição subjacente ainda terá de ser tratada. Os tratamentos variam, mas podem incluir cirurgia, terapia de radiação e quimioterapia. (wiki)

horny-humans-3
chifres em humanos é tumor e pode aparecer em qualquer parte do corpo


Fontes pesquisadas:
Wikipedia
World Journal - wjso.com/
corkscrew-balloon.com/misc/mutter.html
.t-online.de/nachrichten/panorama/menschen-schicksale/id_43980562/chinesen-waechst-ein-horn-auf-dem-kopf.html
diariodebiologia.com/2010/07/cutaneum-cornu-chifres-humano/#.UwIcjvldXdS
prgleidson44.blogspot.com.br/2012/10/nasce-chifre-de-5-polegadas-em-idosa-de.html


Relacionados:

Príncipe William - destruição de marfim no palácio

Príncipe William quer destruir marfim no palácio de Buckingham para dar exemplo

Por Marise Jalowitzki
17.fevereiro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/02/principe-william-quer-destruir-marfim.html


Você sabia que existe marfim vegetal?

Você sabia que a palavra Chifres vem do grego Chiphes e significa Queratina? 


Marfim vegetal, tão perfeito que até especialistas confundem

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/02/marfim-vegetal-tao-perfeito-que-ate.html


Marfim vegetal, tão perfeito que até especialistas confundem

Por Marise Jalowitzki
17.fevereiro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/02/marfim-vegetal-tao-perfeito-que-ate.html





Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora, Educadora, Blogueira,
Ambientalista de coração,Coordenadora de Grupos, 
Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
compromissoconsciente@gmail.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário