segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A Orquestra de Lixo Reciclado em Cateura


Projeto leva a outros países a proposta de inserção social
Violinos feitos de lixo - latas de óleo, pinos, garfos, fios. Porque no Brasil projetos desta natureza não se multiplicam???

O projeto visa a inserção, dentro do cenário existente (o lixão) e, daí, levar os jovens músicos para um ambiente normal - digno.
Por Marise Jalowitzki
03.fevereiro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/02/a-orquestra-de-lixo-reciclado-em-cateura.html

Favio Chavez, um técnico ambiental, foi o responsável pela criação da Orquestra de Lixo Reciclado, a Landfill Harmonic

Favio Chavez com a Orquestra Lanfill Harmonic - alguns músicos agora já possuem seus instrumentos musicais perfeitos

O técnico ambiental Favio Chávez tinha aprendido clarinete e guitarra quando criança e começou uma escola de música em outro pequeno município no Paraguay. Ao participar de um trabalho em uma organização ambiental, ensinando a catadores de lixo como se proteger, veio a ideia de abrir uma pequena escola dentro no aterro, nas esperança de manter os jovens fora de drogas, alcoolismo, tabagismo e outras agressões próprias do meio. Trouxe seus cinco instrumentos para compartilhar, mas isto era insuficiente. Então, Chávez pediu a um dos catadores, Nicolas Gomes, para fazer instrumentos a partir de materiais reciclados. Deu certo!


Nicolas Gomes é quem recria os objetos descartados, realizando a metamorfose do lixo em belos instrumentos musicais e sons que ganham o mundo.


Entretanto, por mais afinados que sejam os instrumentos reciclados, há determinados sons que só são obtidos com os instrumentos originais.


Este continua sendo o cenário onde dezenas de adultos e jovens retiram seu sustento em Cateura, como em muitas e muitas cidades espalhadas pelo mundo!

Cateura é uma pequena cidade praticamente dentro de um grande lixão, no Paraguay. Quando um senhor catador encontrou um esqueleto de violino em meio ao mau cheiro e demais dejetos, veio a ideia de tentar recuperá-lo. A partir daí, e contando com os ensinamentos de um técnico ambiental, que se tornou o professor comunitário também de música, as notas foram ouvidas nos ares pestilentos e a música passou a ser o objetivo de vida de algumas dezenas de jovens adolescentes da comunidade.


Para manter e ampliar este maravilhoso projeto são necessárias doações constantes. Há muito a ser feito e a ideia é levar o projeto para outras cidades e países, como forma de reinserção social.

A orquestra de Cateura já foi para vários países. Na Alemanha, um menino se aproximou do maestro e perguntou: Quantos euros são necessários para comprar um guarani? Todos riram, pois sabe-se que o Paraguay tem uma moeda fraca (o guarani), país pobre e carente de recursos.

O menino, entretanto, tinha a visão da sensibilidade. O que estava vendo e ouvindo era sabedoria e beleza e isto é valioso!!!!
Quando toco, sinto borboletas no estômago, diz a adolescente violinista!

Para ajudar a

Orquestra Landfill Harmonic - Orquestra feita de lixo reciclado

 você pode fazer uma doação:
donatenow.networkforgood.org/landfillharmonicmovie 

Também ajude a divulgar, curtindo a página deles - facebook.com/landfillharmonicmovie - e enviando para seus amigos!

O projeto está inserido no trabalho da Social Fly - socialfly.com.br/videos/16-uau-assista-os-primeiros-54-segundos-e-voce-vai-entender-porque-meu-queixo-caiu


O violoncelo, feito com lata-tambor, pedaços de madeira, martelinho de bater carne e amassar legumes, tudo foi aproveitado e o som vai desde Bach, Piano Guys, folclore paraguaio - Huaguaqueño, até Garota de Ipanema. 





Esta é a reportagem, com mais detalhes (11min)
youtube.com/watch?v=ZEOI0bjS8Fw



E neste video há uma explanação bem mais detalhada de como acontece a inserção das crianças, para que deixem brotar a sensibilidade para gostar do instrumento, criem a disciplina para querer estudar e aprender música. 


youtube.com/watch?v=FWBIcpL-lN8


Por vezes um adolescente recebe a incumbência de tocar apenas uma nota musical - e isto pode durar até um ano! - até que ele chega em casa e diga para a família: Eu quero me tornar um músico! - relata Favio Chavez, o técnico ambiental que fez a diferença em um lixão.


 A ideia é levar o projeto sempre mais adiante, para que mais e mais crianças tenham um futuro digno e valioso!

Megadeth e a Orquestra Cateura
youtube.com/watch?v=upwNV_zoU-Y




Fontes:
youtube
abovetopsecret.com/forum/thread908514/pg1
socialfly.com.br/videos/16-uau-assista-os-primeiros-54-segundos-e-voce-vai-entender-porque-meu-queixo-caiu


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora, Ambientalista de coração,
Coordenadora de Grupos,
Pós-Graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
compromissoconsciente@gmail.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário