segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

64 milhões de aves morrem neste verão, só no RS, devido às altas temperaturas – STOP ANIMAL CRUELTY!

64 MILHÕES de FRANGOS morrem neste verão, só no RS, devido às altas temperaturas


Sofrimento Animal - Estimativa da ASGAV – Associação Gaúcha de Corte de Aves prevê oito por cento de mortes por sufocamento nos frangos e galinhas, devido às altas temperaturas no estado, o que representa sessenta e quatro milhões de aves mortas por calor.

Processo é cruel no mundo inteiro e as pessoas precisam se conscientizar de que novas práticas devem levar em conta o sofrimento animal, que precisa ser minimizado e extinto!!! Não podemos continuar com esta filosofia de aumento de consumo que envolve dor e sofrimento!

64 milhões de aves morrem neste verão, só no RS, devido às altas temperaturas – STOP ANIMAL CRUELTY!


Por Marise Jalowitzki
10.fevereiro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/02/64-milhoes-de-aves-morrem-neste-verao.html

A fragilidade da situação é alarmante e revoltante! O Rio Grande do Sul produz 800 milhões de frangos ao ano, sendo a região do Vale do Taquari a que mais produz. Foi nesta mesma região que, em uma única noite, em decorrência de suspensão no fornecimento de energia elétrica por uma hora e meia, 139.000 (cento e trinta e nove mil) aves morreram por sufocamento! Os bichos já estão sofrendo mesmo com o sistema de ventilação funcionando, pois não suportam temperaturas acima de 36 graus e, neste verão, ultrapassamos em vários dias os 40 graus Celsius!  Por si só a situação é inadmissível!

Onde estão os direitos dos animais, quando, previsivelmente, já trabalham com índices “normais” de mortes, devido à falta de condições?

E como ficará a situação do pequeno agricultor, obrigado a instalar geradores próprios para o caso de suspensão provisória de energia elétrica, além do sistema de nebulização e ventilação que muitos nem possuem ainda hoje? A "produção" de aves está ficando insustentável! Governantes precisam avaliar situação e oferecer novas alternativas, diversificação de cultivo!
UVAS, por exemplo, são frutas que dão bem em temperaturas que oscilam, como as nossas.

A ASGAV  - Associação Gaúcha de Corte de Aves informa que a mortalidade ”normal” neste período é de 2 a 5%.  Mas, neste ano, a previsão, divulgada em janeiro, subiu para 8%! Em fevereiro, alguns especialistas já falam em 10%, o que representa 80.000.000 - 80 milhões! - de mortes por sufocamento!

Em tempos “normais”, isto é, onde todas as condições ditas “humanitárias” estão regulares, nenhum problema no abastecimento de água, ração “adequada”, vacinas, antibióticos e tudo o mais, morrem, todo ano, devido ao calor intenso, de 16 a 40 milhões de aves. E isso é considerado “NORMAL”! Muitos pecuaristas nem possuem um sistema de arejamento adequado e os bichos não aguentam! Além da vida miserável, sem nunca ciscar na terra, nem nunca pegar um bichinho – minhoca, etc. - por viver em confinamento; luz elétrica o tempo todo ligada para que comam o tempo inteiro; nenhum laço afetivo (nenhuma choca cria seus pintinhos) e os bicos cortados (ou queimados) para que não se firam mutuamente (em decorrência do stress, excesso de população, a tendência é se agredirem), ainda assim, o calor intenso faz com que as aves morram sufocadas! Frangos, galinhas, pintos tem uma temperatura interna entre os 40 – 41 graus e sentem-se confortáveis em temperaturas que giram entre os 25 a 36 graus! Acima disto é anúncio de morte!

Estamos a cada ano com temperaturas mais altas! Sempre bem além dos 36! Neste verão de 2014, várias cidades já chegaram aos 44 graus à sombra! Canoas apresentou 48 graus! A estimativa de janeiro, feita pela ASGAV, dá conta de 64 milhões de aves mortas! CRUEL DEMAIS! Podendo chegar a 80 milhões de mortes por sufocamento! Você tem ideia do que seja isso? E o sofrimento antes de morrer? E de quantas continuam padecendo, dia e noite com os bicos abertos, até a morte? Ainda devem morrer exclusivamente pelo calor!!!

Aves - calor mortal - ventiladores e nebulizadores são imprescindíveis para manutenção da vida de frangos, galos, galinhas, pintinhos, um dos chamados "animais de corte" – Foto original Francine Schwengber - RBS

Chorume de aves mortas deve atingir lençóis freáticos - Secretaria da Saúde está acompanhando? Foto RBS mostra frangos que morreram devido ao calor em Relvado - RS  - 07.fevereiro.2014


Qual será o futuro da pecuária no Rio Grande do Sul?

Com certeza, a pecuária está em crise!
Também o gado confinado sofre como nunca e parece que a maioria dos "produtores", por não ver saída, insiste em manter a atividade, em um esforço que, a cada temporada, só faz divulgar mais e mais prejuízos, sem que sejam acenadas estratégias inovadoras efetivas.

Onde haveremos de chegar?
A situação é gravíssima e só tende a piorar! Parece impossível que tantos agropecuaristas não estejam vendo que o cenário mudou e que não adianta continuar batendo a cabeça, insistindo nos velhos “cultivos”!! 

Com as altas temperaturas, sempre crescentes, o Rio Grande do Sul está, definitivamente, caminhando para uma tomada de decisão importante! Do jeito que vai, somente alguns proeminentes proprietários, capazes de prover todo o esquema, que contempla a aquisição do aparato tecnológico preventivo, é que sobreviverão aos tempos difíceis que atravessa o estado. Quais os estudos e alternativas para os que praticam a agricultura familiar? Os pequenos agricultores? Os médios? De onde vão conseguir tantos financiamentos e refinanciamentos para poder lidar com sempre renovadas dívidas?

Mais uma vala comum onde as aves foram enterradas - A Secretaria da Saúde de cada município está acompanhando se o chorume advindo da decomposição cadavérica em massa não está afetando os lençóis freáticos? Foto Secretaria da Agricultura Arroio do Meio - RS
Traição do governo petista?

O RS, ainda com a fama de estado mais rico (antigamente éramos chamados de “celeiro do Brasil”) é o estado brasileiro com maior dívida para com a União! De um inicial de 7 bilhões, a dívida ficou com juros atrelados à variação do IGP e hoje o Rio Grande do Sul deve à União 17 bilhões!!! Na época de eleições, o slogan era: “As estrelas alinhadas!” – sim, pois federação, estado e capital estavam com a mesma coligação! Agora, o governador Tarso (PT) zomba da declaração de Mantega, tão fora da realidade, quando este (Mantega) declara que não vai haver revisão de cálculo! 
  
E este é um artigo que trata da situação das aves no RS!!! Sabemos que os maiores produtores são os paulistas e que as altas temperaturas assolam todo o país! Hidrelétricas, mesmo que inauguradas às turras, tem uma vida útil de, em média, 30 anos. Onde estão os investimentos em energia eólica e solar? Linro Project? Acaso os governantes pensam que vão poder retirar energia de concreto, dos viadutos?

Pesquisa original:
G1 - g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/rbs-noticias/videos/t/edicoes/v/calor-intenso-traz-prejuizos-para-a-pecuaria/3072613

cbnfoz.com.br/editorial/brasil/rio-grande-do-sul/07022014-90091-calor-extremo-e-falta-de-luz-matam-mais-de-400-mil-frangos-no-rs


Leia também, neste blog:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/02/vala-comum-aves-nossos-irmaos-de-penas.html

Vala comum - Aves, nossos irmãos de penas


Mortes de frangos por sufocamento ultrapassam quaisquer estimativas. Aves - Calor mortal previsível - Mortes de frangos, em uma única noite, chega a 139 mil, só no Vale do Taquari!!! São 500 mil mortes no estado!!!!




Conheça:

Projeto Linro - Alternativa Energética - Energia Gravitacional - Simples e barata


http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2011/08/projeto-linro-alternativa-energetica.html


Linro Project - Dois suíços, radicados no Brasil, mostram como revolucionar a Física e obter Energia a partir da Energia da Gravidade - Dupla Rotação simultânea - Chega de Desmatamento!


Leia mais sobre Direito dos Animais à VIDA!

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2011/04/leia-mais-sobre-direito-dos-animais.html

Pelo fim da violência aos animais!



Links sobre Direito dos Animais à VIDA, publicados neste blog!


DIGA NÃO AOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ANIMAIS! 
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
Manifeste-se! Participe!


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora, Ambientalista de coração,
Coordenadora de Grupos,
Pós-Graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
compromissoconsciente@gmail.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário