sábado, 25 de janeiro de 2014

Novamente o fogo no flare do Polo Petroquímico de Triunfo incendeia a noite no RS e assusta a população



Fogo no flare. Foi mais de meia hora de queima de gases, logo após a chuva. Esta foto é da Suzana Pires e foi produzida em Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre e publicada no Jornal O Sul e Gaúcho.


Novamente o fogo no flare do Polo Petroquímico de Triunfo incendeia a noite no RS e assusta a população

Por Marise Jalowitzki
25.janeiro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/01/novamente-flare-do-polo-petroquimico-de.html

Imagino o susto das pessoas do entorno! Evento durou uma meia hora, entre idas e vindas das chamas! Foi logo após a benfazeja chuva que caiu em Porto Alegre, depois de dias tórridos! Por isso, nossas janelas permaneciam abertas, para refrescar o interior das casas.

O que terá acontecido desta vez? Sim, pois o fogo só ultrapassa as paredes da chaminé quando há problemas, quando os gases conduzidos saem do controle! E esse acidente, durou MUITO mais tempo do que outros! Por detrás das nuvens remanescentes da chuva recém caída, surgiam as claridades de grande monta!

O que encontrei no Jornal O Sul, depois passou para Zero Hora:
"Um clarão na direção da zona sul do Estado chamou a atenção dos habitantes da região metropolitana de Porto Alegre na noite desta sexta-feira. O motivo: a queima de gases na mais alta torre do complexo de cinco empresas localizado no Polo Petroquímico, em Triunfo, que também fica na Região Metropolitana.

A torre tem 120 metros de altura e é chamada de flare, que, em inglês, significa "labareda", "luz".

Conforme o Corpo de Bombeiros de Montenegro, a alta luminosidade, aliada à fumaça, não se tratava de um incêndio, e sim do sistema acionado para queimar o excesso de gases não utilizados nos processos petroquímicos."

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2014/01/clarao-visto-da-grande-porto-alegre-e-queima-de-gases-no-polo-petroquimico-4399981.html


Não foi incêndio? Como assim? Devem ter querido dizer: o fogo foi monitorado! Sim, pois sempre que o fogo no flare ultrapassa as paredes da chaminé e se torna visível para a população é porque houve um incidente interno, que liberou gases em excesso! (querendo, leia em detalhes, a seguir, sobre a funcionalidade de um flare). Felizmente, a situação pode, mais uma vez, ser contornada. Mas, por favor, não minimizem, pois as labaredas foram gigantescas e, mesmo com o ambiente pós chuva (e a natural umidade do ar) demorou muito para se dissipar!!!

A população do polo deve ter passado por um susto ainda maior, pois ainda se recupera do trauma do incêndio de setembro.2013, onde 5 trabalhadores morreram queimados e dois ficaram com sequelas devido aos graves ferimentos. O incêndio aconteceu na Masisa, uma das empresas do Polo, praticamente não recebeu destaque na mídia e ficou interditada. Reabre em 27.janeiro.2014 (amanhã). Querendo, leia mais detalhes ao final desta página.

Sobre flare, transcrevo de artigo anterior, neste blog:

Depois que escrevi o último artigo, nesta madrugada, quando assistimos a mais uma queima de gases e seus cheiros horríveis, no flare do polo petroquímico de Triunfo, da Braskem, alguns contatos perguntaram sobre o que é, mesmo, o flare.

O flare é um dos sistemas de segurança das tubulações, que são utilizadas para a passagem de gases e líquidos produzidos durante o processo de refinamento


O que é flare

Flare é a tocha que fica constantemente acesa nas chaminés de petrolíferas. É uma grande chaminé.

O flare é um dos sistemas de segurança das tubulações, que são utilizadas para a passagem de gases e líquidos produzidos durante o processo de refinamento para serem enviados para outras empresas pertencentes ao grupo/polo. 

Na ponta do flare  existem maçaricos, geralmente quatro, que ficam permanentemente acesos no interior da chaminé, chama alimentada por gás natural. A razão da chama ficar permanentemente acesa é para proporcionar a queima imediata dos gases residuais, que não se enquadram na qualidade exigida para produção. 

SEGURANÇA PELA QUEIMA DOS GASES QUE ESCAPARAM

É um incidente que evita um acidente de maior monta. Deu pra entender?

A queima dos gases no flare garante dupla segurança para a empresa e a comunidade: 

- para a empresa - segurança dos trabalhadores e edificações, pois impede explosões. A queima garante que estes gases não fiquem parados nas tubulações, o que poderia provocar acidentes. 

- para a comunidade - dentro do sistema atual, os gases tóxicos são convertidos, são transformados, através da queima, tornando-os menos poluentes do que originalmente, antes de jogados na atmosfera. Minimizam-se os efeitos, sim, mas ainda são poluentes. 

INTENSIDADE DE LUZ E DE RUÍDO

Assim como a intensidade da tocha, o barulho do flare também depende da quantidade de gás queimado. Quanto mais gases, maior o barulho. 


PORQUE E QUANDO É FEITA A QUEIMA DOS GASES EM EXCESSO

Algumas vezes, ocorrem problemas no processo de produção, daí a necessidade de enviar mais gases para a tocha, o que causa o aumento do fogo. 

Quando em atividade de consultoria dentro de uma das refinarias da Petrobras, tive ocasião de estar presente em várias situações onde a turma recebia o alerta de que havia ocorrido um acidente. Vinha um trabalhador de fora e dizia, discretamente, ao gestor:

"Deu m...!"

TODOS se mobilizavam, conscientes, preocupados e apressados. O evento de desenvolvimento era interrompido, sendo destacados alguns profissionais, quantidade que variava de acordo com a gravidade do escapamento.

Quando voltavam, estavam sempre aliviados, com a certeza do dever cumprido.

Flare (pronuncia-se flér - Quanto mais gases, maior o barulho e maior a intensidade das chamas


RISCOS E RESPONSABILIDADE

Todas as petroquímicas tem consciência de sua responsabilidade e se dedicam ao máximo para que acidentes não ocorram, mas, na ocorrência, trabalham para que tudo volte ao normal no menor tempo possível. 

O sistema em si é que é uma tecnologia que embute riscos. E riscos sérios. Refino de petróleo é considerada uma tecnologia suja, uma energia suja por isso. Pelos tremendos danos que causa ao meio ambiente em caso de acidentes.

DIGA SIM ÀS TECNOLOGIAS LIMPAS! Que os governantes invistam sempre em novas tecnologias limpas e sustentáveis!
O MEDO DOS HABITANTES DO POLO

Manifestação interrompe acesso ao polo petroquímico de Triunfo Ronaldo Bernardi/Agência RBS
Sindicatos e trabalhadores exigiram mais segurança na Masisa, onde um incêndio em setembro.2013 matou cinco trabalhadores



Quando o fogo irrompeu pelos céus na madrugada do sábado, algumas pessoas contataram, querendo saber o que, realmente, havia acontecido. E seu medo era justificado. ONTEM, dia 24.janeiro.2014, saiu o anúncio de que a MASISA, após 4 meses fechada, deve reiniciar suas atividades na próxima semana!

A empresa foi interditada após o incêndio que resultou na morte de 5 de seus trabalhadores, em setembro de 2013, além de dois trabalhadores que ficaram com sequelas graves devido aos ferimentos por fogo. O caso teve pouquíssima repercussão (como tudo que permeia a área do Polo Petroquímico de Triunfo-RS). Á época, os trabalhadores interromperam o acesso ao Polo, realizaram uma manifestação na rodovia, interrompendo o acesso ao polo, exigindo mais segurança.

Durante a manifestação, tiveram de destacar vários companheiros para atender a uma explosão na CEEE (Cia Estadual de Energia Elétrica). A explosão foi de um transformador da subestação da CEEE no polo, que provocou uma queda de energia que deixou fora de operação empresas de segunda geração.

Convívio duro.


O incêndio na Masisa, em setembro.2013, matou 5 trabalhadores e deixou feridos mais dois. Ela estava interditada desde lá. Retoma no final deste mês de janeiro.2014

A MASISA é uma empresa que fabrica painéis de madeira para móveis e arquitetura de interiores. A explosão aconteceu no setor de peneiras e dois outros trabalhadores que sofreram queimaduras em 50%.

Segundo Antônio Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção Civil e Mobiliário de Montenegro, Antonio Alves, após a vistoria, a impressão era boa, pois a Masisa investiu pesado em questões de segurança, especialmente contra incêndios. Ele ressaltou, também, que a empresa prestou apoio psicológico para os funcionários, afim de resgatar a autoestima da equipe, abalada com a perda de colegas.

Parece que a historia da humanidade é assim mesmo: sempre, a partir de acidentes terríveis, com mortes significativas, algo de melhor acontece!!! Que lamentável prática!!!





Pesquisa:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/10/manifestacao-interrompe-acesso-ao-polo-petroquimico-de-triunfo-3913227.html
http://www.painelflorestal.com.br/masisa-retoma-producao-aos-poucos-apos-incendio-na-unidade-de-montenegro


E mais sobre o tema, neste blog:

Petróleo - mais uma vez
chaminé do polo petroquímico
queima na madrugada no RS
Fogo no Flare, novamente a chaminé arde em chamas! Polo Petroquímico de Triunfo

26.novembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/fogo-no-flare-novamente-chamine-arde-em.html






De Porto Alegre foi possível ver o clarão gerado
pela chaminé do polo petroquímico de Triunfo
Foto:Valdir Friolin / Agencia RBS


Fogo do Flare de Triunfo assusta - Falha
eleva chama no polo petroquímico de
Triunfo

Por Marise Jalowitzki
14.outubro.2011
http://ning.it/nmhm5P




Querendo, leia mais sobre:

VENENOS NA NOITE - A Pérfida Tática de emissão tóxica noturna - É direito do Cidadão respirar ar de boa qualidade CONAMA - Resolução 003 e 005 -
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2011/10/venenos-na-noite.html
Venenos na Noite



Nenhum comentário:

Postar um comentário