quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Explosões em Bueiros no Rio, situação de risco


Problema das explosões em bueiros não está resolvida, afirma o engenheiro Estellito Rangel, especialista na prevenção de explosões

Explosões em Bueiros no Rio, situação de risco

Por Marise Jalowitzki
02.outubro.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/10/explosoes-em-bueiros-no-rio-situacao-de.html

Devido à gravidade da situação, retorno ao tema para que todos se debrucem mais sobre o caso, para que as devidas providências sejam tomadas. O  temor e a incerteza em que vivem cariocas e o risco a que todos estão sujeitos, incluindo turistas (o que já aconteceu em 2011), é enorme!

Copacabana é o bairro campeão de problemas em rede de distribuição da Light da cidade do Rio de Janeiro. Dr. Estellito apresenta um série de ações necessáriass. É preciso decisão do prefeito da cidade do RJ para que tal ocorra. http://www.aepet.org.br/site/debate_brasil/video_interna.php?videoID=407 

Ajude a divulgar, para que as providências efetivas aconteçam!

Anthony Kelper enviou o seguinte comentário:

Infelizmente o tópico é extremamente técnico e os promotores do MP, se não contarem com uma assessoria especializada, não lograrão progresso.

Vejamos as exigências: 
- revisão imediata em 24 horas - as explosões não são devidas a "falta de revisão", tampouco se sabe o que possa ser feito em 24 h;

- a relação dos bueiros com risco de explosão - isto a Light não tem, senão seria fácil interditá-los previamente;

- o cronograma para a realização dos reparos definitivos, que devem ser elaborados em no máximo 30 dias - outra abstração, porque as explosões não decorrem da falta de reparos. Alguém viu pelo menos uma lista dos tais "reparos"? ;

- multa de R$ 1 milhão às concessionárias por bueiro que explodir após o término do prazo - vários bueiros explodiram e cadê as multas? Quem vai dizer que o bueiro explodiu? A Light quase sempre diz que não houve explosão, mas um "deslocamento de tampa";

- multa de R$ 50 mil por dia caso as empresas não apresentem os dados solicitados - o tempo passou e cade os tais dados? Foram apresentados?

E aí vamos, rumo à Copa do Mundo.

Notaram que as explosões "cessaram"? Podemos dizer que o problema "acabou"? Alguns especialistas dizem que não, como o prof. Estellito em:
http://www.aepet.org.br/site/debate_brasil/video_interna.php?videoID=407

Foto Associação de Moradores Amigos de Copacabana reuniram fotos de explosões. Bairro "lidera o ranking" de explosões de bueiros


Histórico retirado do Cabum:
- Em 22/06/13 explodiu um bueiro da Light na esquina entre a Rua Almirante Guilhem e a Avenida Ataulfo de Paiva, em frente ao shopping Rio Design Leblon. Testemunhas afirmaram não ter havido chamas, porém um grande estrondo seguido por fumaça, assustou os clientes do shopping. Um funcionário da Light que trabalhava no local, mas que não teve seu nome divulgado, foi atingido e ficou desacordado.

- Em 19/05/13 um problema em um bueiro na Avenida Borges de Medeiros 3265, sentido Gávea, na Lagoa, assustou moradores que suspeitaram de explosão. Equipes da Light, da CEG e da Cedae foram deslocadas para o local e chegaram à conclusão que houve "problema na trava de segurança da tampa". Segundo Sandro José, 34 anos, que trabalha como porteiro em um prédio em frente ao local, um veículo passou e a arremessou até a calçada, provocando forte estrondo.

- Em 28/04/13 explodiu um bueiro da Light na travessa Carlos de Sá, perto da rua Andrade Pertence, no Catete, Rio, assustando os moradores. Segundo a Light, houve um "defeito no cabo de energia".

- Em 21/02/13 explodiram três bueiros na rua Gago Coutinho, em Laranjeiras, zona sul do Rio, de acordo com funcionários do Colégio Edem, que fica no número 14 da rua. Segundo a Light, houve "apenas fumaça devido a um defeito em cabo subterrâneo".

- Em 11/12/12 explodiu um bueiro (CI) na Av. N. S. Copacabana perto da Rua Rodolfo Dantas, atingindo uma moto que veio a pegar fogo. O motociclista conseguiu escapar. Minutos depois outro bueiro próximo explodiu, assustando os pedestres.
  Segundo uma declaração do CREA-RJ, "o combustível da moto vazou e causou a explosão", porém conforme pode ser visto no vídeo abaixo, a explosão ocorreu logo após a moto parar no semáforo, o que invalidou a hipótese. Veja: 
http://www.youtube.com/watch?v=U1AB8eiLUB4

- Em 7/11/12 segundo o jornal O Globo explodiu um bueiro (CI) no canteiro do central do Aterro do Flamengo, sentido Centro, na altura da churrascaria Porcão Rio's.
  Bombeiros estiveram no local para controlar as chamas e a fumaça densa e preta que saía. Funcionários da Light e da RioLuz disseram que os fios ficaram pegando fogo um bom tempo. O bueiro tem fios das duas empresas. Devido ao problema, o retorno ficou interditado.


- Em 20/10/12 explodiu um bueiro (CI) na Rua Senador Vergueiro, no Flamengo. Pelo menos quatro explosões foram ouvidas, que assustaram moradores e clientes de restaurantes da rua.
  Uma densa fumaça preta saiu do bueiro localizado na calçada do restaurante Planalto do Chopp. Não houve vítimas. Com medo que o bueiro explodisse, os próprios comerciantes retiraram a tampa antes da chegada dos técnicos da Light. A empresa informou que não houve explosão, porque trata-se de uma caixa de passagem, apenas com cabos, sem equipamentos de rede, como transformadores. Segundo a Light, o barulho ouvido por quem estava próximo ao bueiro foi causado por "defeito num cabo de baixa tensão que entrou em curto".


- Em 04/09/12 saiu fumaça de um bueiro na Rua da Matriz, em Botafogo. De acordo com moradores, por volta das 02:00 h da madrugada um pico de luz atingiu as residências da rua e deixou alguns apartamentos sem energia. (...) Segundo a Light, o problema foi ocasionado por um "defeito em um cabo da rede subterrânea" e alguns clientes ficaram sem luz.

- Em 09/08/12 segundo moradores houve uma explosão de um bueiro na Rua das Laranjeiras, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, por volta das 5:30 h e deixou parte do bairro sem luz. De acordo com a Light o "acúmulo de água em uma caixa subterrânea causou curto e provocou fumaça". A concessionária disse que não houve explosão. Ninguém se feriu. 

- Em 06/08/12 explodiu um bueiro da Light na Rua 7 de Setembro, no Centro, Rio de Janeiro. Felizmente sem vítimas, o fato causou susto nos pedestres e comerciantes, uma vez que o bueiro fica em uma calçada estreita. A Light trocou a tampa metálica por outra de fibra.
As explosões de bueiros denotam falhas graves na rede subterânea, como explanado pelo especialista em prevenção de explosões eng. Estellito Rangel Jr. no Programa Debate Brasil (
http://www.aepet.org.br/site/debate_brasil/video_interna.php?videoID=407)

- Em 08/06/12 explodiu um bueiro da Light na Rua 25 A, em frente ao Edifício Mollica, Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, RJ. Creuza Silva Braz, que trabalha em uma carrocinha de pipoca na esquina próxima, contou que estava com a irmã quando aconteceu o estrondo, e chegou a ver chamas passando pelos fios de energia. O problema deixou parte da Vila Santa Cecília sem luz por mais de uma hora.
  A Light, por meio de sua assessoria de imprensa, negou que tenha ocorrido uma explosão, informou que os reparos foram feitos imediatamente e a energia reestabelecida logo em seguida. A empresa afirmou que um problema interno em um cliente de média tensão, foi o que causou o desarme daquela linha.


- Em 08/06/12 pela manhã explodiu um bueiro na esquina das ruas 19 de Fevereiro e Voluntários da Pátria, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. A Light informou ter havido um "deslocamento de tampa" devido a uma "falha no cabo de baixa tensão". 
  Os bombeiros informaram não haver feridos. Não houve falta de energia.


- Em 07/06/12 houve uma explosão em bueiro da Light na Rua do Riachuelo 147, Centro. Dois prédios foram evacuados, sendo que um teve seu PC incendiado.
  Segundo a Light um "problema na baixa tensão do circuito" obrigou a empresa a interromper o fornecimento de energia nos prédios 147 e 159. Cerca de 150 moradores, a maioria idosos, tiveram que deixar os prédios. 
http://www.youtube.com/watch?v=F--uFQ49CoQ

- Em 29/05/12 houve uma explosão em bueiro da Light no Largo dos Leões, no Humaitá. Quatro prédios tiveram que ser evacuados, sendo que antes as luzes piscaram algumas vezes e um forte cheiro de fumaça foi sentido. Cerca de 60 pessoas ficaram na calçada cerca de uma hora e meia.
  A Light nega ter havido explosão, tendo dito que o problema foi causado por um "curto-circuito num cabo de um dos edifícios".


- Em 26/05/12 dois bueiros da Light explodiram na Rua Debret, no Centro. Dois carros foram atingidos, sendo que um deles, um Ka preto, segundo testemunhas levantou do solo e ficou bastante danificado. Bombeiros, Polícia Civil e técnicos da Light estiveram no local. A Light disse que "está investigando o problema". Pelas imagens divulgadas na mídia, foi em câmara transformadora - CT.
- No mesmo dia, um bueiro na esquina das ruas Belford Roxo e Av. N. S. de Copacabana, em Copacabana, soltou fumaça escura e forte cheiro de queimado. A Light disse que o problema em Copacabana foi um defeito em transformador, não tendo havido interrupção de energia.

- Em 04/03/12 explodiu um bueiro da Light na Av. N. S. de Copacabana, em frente ao número 335. Pedestres relataram que labaredas de fogo e fumaça foram expelidas. Não houve registro de pessoas feridas, porém houve danos materiais. A Light disse ter havido "deslocamento de tampa".

- Em 23/02/12 saiu fumaça branca de duas caixas da Light na esquina das ruas Raul Pompéia e Joaquim Nabuco, em Copacabana. Além disto, a tampa de uma terceira caixa, da RioLuz, foi "deslocada". Como consequência, quatro prédios tiveram falta de luz por cinco horas.
  Testemunhas confirmam ter havido um explosão; a Light negou, dizendo que um curto-circuito havia causado o "deslocamento da tampa".
  Como não choveu nos dias anteriores, a Light não pôde dar a costumeira "resposta típica" de que a fumaça branca era vapor d'água, resultante do "aquecimento da água da chuva em contato com os equipamentos".

- Em 30/01/12 uma explosão em dois bueiros da rede de águas pluviais no armazém 30 do Cais do Porto matou uma pessoa e deixou outras duas feridas. Três navios que seriam carregados nos próximos 45 dias foram desviados para Santos. A empresa Manguinhos tem um oleoduto exatamente entre os dois bueiros que explodiram e é apontada como suspeita de ter sido a responsável pela contaminação da rede.
  O Inea - Instituto Estadual do Ambiente - notificou as empresas Chevron, Ipiranga, Tecmar e Manguinhos. Com a notificação, o Inea determinou que sejam feitos testes para verificar se há vazamentos nas redes. O Instituto também quer informações sobre o tipo de produto que cada empresa manipula e amostras para que o material seja comparado ao encontrado no bueiro que explodiu.


- Em 23/01/12 explodiu um bueiro da Light na esquina da Av. Cônego de Vasconcelos com a Rua Prof. Clemente Ferreira, em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
  Apesar do susto, ninguém ficou ferido no acidente. Os bombeiros do quartel de Realengo atenderam a ocorrência.

- Em 04/01/12 três bueiros da Light explodiram na Rua Erasmo Braga, em frente ao Tribunal de Justiça, no Centro. De acordo com bombeiros, o forte calor queimou uma mulher, identificada apenas como Daniela, que passava no local. Ela sofreu escoriações nos braços e teve parte da roupa queimada. (...)  
  Estes bueiros passaram por vistoria na primeira semana de dezembro, durante a qual não foi constatado "risco de explosão".
  O artigo escrito pelo especialista eng. Estellito, mostra que as medições ora conduzidas pela prefeitura não avaliam risco de explosão - veja a matéria clicando aqui.

- Em 10/12/11 um bueiro da Light explodiu por volta das 21:30 h na rua Conde de Lages, na Glória. Um veículo estacionado no local foi danificado. Não há registro de vítimas.

- Em 19/11/11 a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos da Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou que mais cinco bueiros tinham alto risco de explosão. Dois ficam na rua Conde de Bonfim, na Tijuca e os outros ficam nas ruas Hilário de Gouveia, México e na avenida Presidente Antonio Carlos. Em todos os casos, os bueiros foram isolados, sinalizados e o fato foi comunicado imediatamente ao Centro de Operações Rio e às concessionárias Light e CEG para "providências imediatas". Com estas, o total de vistorias feitas em bueiros na cidade chega a 19.996, tendo sido encontrados 208 bueiros com "alto risco de explosão".

Aparentemente, a forma como este serviço de medição de concentração de gases foi contratado não permite apontar "risco de explosão", conforme explicado neste link. 

Também não foram divulgados os detalhes das tais "providências imediatas" que foram tomadas.

Para conhecer os textos, fotos e videos na íntegra, acesse o site do Cabumhttp://www.cabum-ex.net.br/explosao_bueiros.htm



funcionário ferido.
Explosão em junho 2013 - A ocorrência repetiu o ocorrido em 19/06/11 na Rua Conde de Bonfim 615, na Tijuca, quando Haendel Melo de Albuquerque, eletricista a serviço da Light, teve queimaduras em 40 % do corpo quando explodiu o bueiro que trabalhava.( http://www.cabum-ex.net.br/explosao_bueiros.htm )

A situaçao eh vergonhosa porque:
a) A Light argumenta "nao saber as causas" - entao deveria ser obrigada a contratar especialistas;
b) a Light colocou em seu relatorio de 18/04/11 um link de relatorio americano que descreve as causas das explosoes - e nao foi obrigada a adotar aquelas soluçoes;
c) A Light diz que "sua rede eh velha" - mas a explosao com turistas americanos ocorreu com transformadores trocados 20 dias antes;
d) A ANEEL apenas avalia "falta de luz" - nenhuma multa foi aplicada pela ANEEL por causa de explosao de bueiros;
e) A Light recebeu um documento do Clube de Engenharia com as causas das explosoes, e nem deu bola;
f) Multa nao resolve - jah tivemos varias explosoes e soh uma foi lançada multa.
g) O especialista em explosoes eng. Estellito jah apontou o caminho, mas as autoridades parecem coniventes e nao tomam providencias.
Mais sobre o tema, neste blog:


Explosões em bueiros no RJ são culpa
 da Light e da CEG (Distribuidora de gás). 

58 explosões em bueiros no RJ - MPF pede multa de 1 milhão

Por Marise Jalowitzki
07.abril.2011
http://t.co/m9qIad5





Explosão de Bueiros no Rio - 

A Vergonhosa situação dos bueiros no Rio - Multa de 100 mil por estouro é piada!

Por Marise Jalowitzki
06.julho.2011
http://t.co/PtboFXZ




Bueiros que explodem no Rio de Janeiro
 - situação que persiste sem solução
das autoridades -
Rio, Cidade da Beleza e do Caos - Bueiros explosivos continuam a assustar a população
23.janeiro.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/01/rio-cidade-da-beleza-e-do-caos-bueiros.html






Ajude a divulgar, para que a situação chegue a bom termo!


Um comentário:

  1. O video em que o especialista eng. Estellito discorre sobre o problema de exploses de bueiros mudou de endereço. Agora o link eh: http://www.youtube.com/watch?v=0hKshf_TGRk

    ResponderExcluir