segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Como despoluir a água com casca de banana



Uma solução fácil e totalmente possível. retira até urânio. Ferver a água nem sempre é recomendado, pois o alto teor de componentes químicos, especialmente usados na agricultura, são tóxicos, fazem mal à saúde e até aumentam na fervura.

Como despoluir a água com casca de banana

Por Marise Jalowitzki


Água potável sem excesso de cloro - A água que chega às nossas torneiras recebe o sistema de cloração, que consiste na adição de cloro nas estações de tratamento, deixando a água livre de bactérias e vírus. Quando o cloro é demais podemos sentir até mesmo no cheiro, ao abrir a torneira. O cloro se desvanece quando colocamos a água em uma vasilha e o expomos ao ar livre, especialmente em contato com os raios do sol.

Quando a água da torneira não deve ser fervida - Mas, nem sempre a água dita potável está apta para o consumo. Uma penosa situação aconteceu no Rio Grande do Norte, situação que se arrastou por bem mais de ano, com altíssimos níveis de nitrato, especialmente nos bairros localizados em zonas mais altas. Nenhuma recomendação prática foi dada para que a população se precavesse.  

As pessoas, para garantir mais saúde, costumam ferver a água, acreditando assim que a água fique mais pura, incluindo a exclusão de parasitas. Ferver é uma solução? Nem sempre, pois não sabemos quais são os materiais contaminantes e seu grau de perigo para a saúde. Brasil é o campeão mundial em uso de agrotóxicos, o RS é o estado que mais utiliza pesticidas e fertilizantes de todo o azar (até mesmo os ilegais e proibidos, já banidos, que entram pela fronteira). Os metais pesados, componentes dos fertilizantes, especialmente os nitratos, infiltram-se facilmente pelo solo, atingindo os lençóis freáticos, contaminando a água. Os nitratos não se desfazem pela fervura, pelo contrário, condensam-se e aumentam (empedram). Uma vez no organismo humano, eles oxidam a hemoglobina.

Água com nitrato (incluindo o de amônia, largamente utilizado em fertilizantes e responsável por vários acidentes pelo mundo, devido a explosões - como a de Santa Catarina, em São Francisco do Sul), ao ser fervida, aumenta os riscos de metahemoglobinemia, uma doença que afeta especialmente os bebês, também conhecida como a Síndrome do Bebê Azul. A Metahemoglobinemia pode ser fatal, devido à falta de oxigênio em todo o corpo (especialmente coração e cérebro), levando ao óbito. Caracteriza-se por arroxeamento das extremidades e ao redor dos lábios (veja texto específico ao final desta página).

Cascas de banana, mil e uma utilidades. Uma das mais importantes, sem dúvida, é retirar os materiais particulados, altamente tóxicos, da água (inclusive a potável)



Como despoluir água contaminada com cascas de banana Há muitas formas para despoluir a água: fervura, filtros, osmose reversa, carvão aditivado. Todos são eficazes para algumas coisas, mas incompletos em outras, podendo até mesmo potencializar oa danos.Todos os materiais tóxicos (incluindo nitratos, sódio, cálcio, cobre, chumbo, alumínio e até o urânio) ao serem ingeridos pelo organismo, não são eliminados, alojam-se nas artérias e podem desenvolver câncer, avc e outras doenças, como insuficiência renal grave. Um método caseiro eficaz é proposto pela química Milena Boniolo, vencedora do Prêmio Jovem Cientista em 2006. Ela participou do TED, esteve em várias emissoras de tv. Por ser tão prático, fácil e barato, não dá para entender como até agora não é utilizado em larga escala (ou, pelo menos, divulgado).

- Lave a banana antes de descascar.
- Coloque as cascas em uma forma e leve ao sol para secar (5 dias, em média) ou coloque no forno.
- Depois de secas, triture no liquidificador.
- Em uma bacia, copo ou pote com água, coloque o pó de cascas de banana sobre a água (duas colheres por litro d’água, em média) e mexa bem. Logo você vai verificar que a casca da banana “puxou” os materiais particulados tóxicos para o fundo. Deixe descansar e utilize a água sem medo. Divulgue ao máximo! Vamos evitar doenças e óbitos! Faça a diferença que você quer no mundo!

Um dos muitos videos onde aparecem declarações de Milena Boniolo: http://www.youtube.com/watch?v=h5jd3dCsYAg


Água não deve ser fervida mais do que um minuto, diz a OMS. Também, não se deve ferver novamente. E lembre-se: os nitratos e demais materiais pesados além de não se decompor, ainda vão aumentar na fervura, endurecendo. Eles não saem de nosso organismo e causam câncer.

E para quem ferve água - Se você não tem bananas perto de você e vai continuar fervendo a água, aqui vão algumas recomendações: Quando se ferve a água, baixa-se o nível de bactérias e vírus, mas isso faz com que o sabor seja pior e os sais minerais tenham uma maior concentração.

- Para os casos em que a água está comprometida por vírus e bactérias, a OMS aconselha que a água seja fervida durante 1 minuto (mais um minuto em cada localidade que esteja a mais de 1000 metros acima do nível do mar). Ferver a água por 10 minutos produz um aumento da concentração de nitratos, sódio e cálcio. 

- Utilize exclusivamente água da torneira fervida recentemente, que deverá deixar arrefecer pelo menos até aos 50ºC. Não adianta ferver e guardar.

- Ao utilizar água fervida, cuide para nunca ferver mais de uma vez a mesma água. O teor de nitratos que eventualmente existam na água só vai aumentar.

Os nitratos

Além de situações como a que aconteceu em Santa Catarina e outros locais, onde depósitos explodiram, os nitratos estão presentes em nosso dia a dia, seja pelo alimentos, seja pela água, pois os fertilizantes são usados em quantidades cada vez maiores.

Para saber o teor de nitratos na água que você utiliza: Com uma tira própria que poderá comprar na farmácia, medir o teor de nitratos da água. Poderá também informar-se acerca disso junto aos serviços do órgão municipal que fornece a água. Os nitratos não devem exceder 50 mg nitratos/litro.

“Eles provem da utilização excessiva e em constante crescimento de adubos azotados. Os nitratos que assim se formam poluem cada vez mais os lençóis freáticos e não poupam certas fontes de água mineral”.

As chuvas fortes conduzem os excedentes de azoto para os rios e para os lençóis freáticos, esta é a razão porque a poluição causada por nitratos não cessa de aumentar.

“Os nitratos podem transformar-se em nitrosaminas cancerígenas em contato com as aminas dos tecidos do corpo humano. Eles provocam no indivíduo uma patologia chamada metahemoglobinemia , uma espécie de asfixia do sangue.

Perigos mais iminentes: Por ser oxidante, pode interagir com outros produtos. Quando contaminado com produtos orgânicos ou materiais oxidantes, aquecido, confinado, e ainda sob ação de agentes iniciadores, pode detonar. Risco de ignição ou detonação ao expor o produto ao calor e a materiais incompatíveis.

Perigos físicos e químicos: O Nitrato de Amônio é um forte oxidante. A contaminação pode promover a sua decomposição, tornando-o imprevisível e perigoso. Os contaminantes incluem matéria orgânica, Cloretos, Fluoretos e também alguns metais (exemplos: Cobre, Cromo, Zinco e outros).

Efeitos do produto em animais: A inalação pode causar irritação do trato respiratório, com tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória. O contato com o produto pode causar irritação na pele e nos olhos. Exposto a altas temperaturas, devido à decomposição, pode liberar Amônia e gases Nitrosos tóxicos (NOx), capazes de provocar problemas respiratórios agudos.

Efeitos ambientais: É muito solúvel em água, podendo contaminar cursos d’água, tornando-os impróprios para uso em qualquer finalidade. O produto da combustão do Nitrato de amônia é o óxido nitroso, N2O. Este composto é um agravante do efeito estufa, sendo 273 vezes mais nocivo que o dióxido de carbono, CO2. (Xavier, A. Agronomia/UFSM, 2008)

Efeitos na saúde humana: O nitrato de amônio causa irritações nos olhos, na pele e no tratorespiratório. A substância pode afetar o sangue, devido ao íon nitrato,causando uma doença chamada metahemoglobinemia, ou doença do bebê azul (IPCS ICHEM, 2011) 6 .Seus principais efeitos na saúde humana e dos ecossistemas são decorrentes dos compostos secundários que podem ser formados. (Wikipedia)

Querendo, leia também:

Explosão no depósito de
fertilizantes em Santa Catarina
– Síndrome do Bebê Azul –
Incêndio de Nitrato de Amônia
em São Francisco do Sul


Porque não ferver a água com nitratos 

Por Marise Jalowitzki
28.setembro.2013










Também sobre o tema:

http://www.compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/09/bebe-azul-nitrato-de-amonia-e-explosao.html


Riscos para a Saúde - Síndrome do
Bebê Azul causa falta de ar e, em
casos graves, pode levar a morte,
Contaminação vem pela água com
nitrato (nitrito) de amônia.
Bebê Azul, Nitrato de amônia e a explosão em Santa Catarina - Fábrica de Fertilizantes em São Francisco do Sul 



E mais:

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2011/03/agua-conheca-varios-enfoques-sobre.html

Água! Conheça vários enfoques sobre preservação das águas e contaminação das águas, impactos ambientais e pesquisas


Água limpa, um direito de todos!

Link - http://t.co/Cs0ngIG

Água é tema de extrema importância. Cada vez mais devemos estar atentos para tudo o que diz respeito à preservação e contaminação. Maior fonte de doenças, a água contaminada já é presença em nosso cotidiano. 
Isso tem de mudar!




Nenhum comentário:

Postar um comentário