terça-feira, 30 de julho de 2013

Sapatos Sustentáveis – Deixe pegadas verdes por onde você passa




Sapatos Sustentáveis – Deixe pegadas verdes por onde você passa

Plante um tênis e colha uma árvore!

Por Marise Jalowitzki
30.julho.2013


CALÇADO VERDE, VOCÊ TEM? VOCÊ USA?

Garrafas Pet, lona, borracha de pneus, fibra de juta, tintas à base d’água. E tudo muito lindo, confortável e ecologicamente correto.
Você gosta dos animais? Então ajude! Você gosta de crianças? Proteja!

Cada vez mais e mais pessoas estão se conscientizando de que consumir implica em saber quais os componentes do produto adquirido e A ORIGEM do mesmo, o modo como é produzido, quais as implicações ao meio ambiente e efeitos colaterais ao ser humano. Pesquisa recente demonstra que 85% dos brasileiros se interessam em saber quais os componentes dos produtos que adquirem. Na edição anterior comentamos sobre isso. Incluo mais uma questão: Você já se questionou se existem crianças ou trabalhadores submetidos como escravos por trás da produção, por exemplo, das calças, camisas, calçados e acessórios que você veste?

Calçados Miucha, totalmente sintéticos (vegetais e minerais)

O tema é vasto e pleno de nuances. Neste artigo, quero comentar sobre o Consumo de Sapatos e a responsabilidade social de cada um de nós. Na próxima edição, as dicas serão para você, empresario, que quer obter o SELO VERDE. A ABIC (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) e a Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos) lançaram em São Paulo a ação Origem Sustentável para calçados. A iniciativa conta com a parceria da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e emite, após criteriosa análise, a Certificação Sustentável do Brasil.

Em um mundo pleno de informações, não dá mais para posar de ingênuo, de bobinho e dizer “eu não sabia”! Sim, há MUITAS coisas que desconhecemos, mas, à medida que tomamos pé da situação, é nosso dever tomar uma atitude e mudar!

A crueldade para com os bichos ganha dimensões assustadoras. Criar em confinamento em uma vida miserável cangurus e matar milhões de filhotes logo ao nascer, para fabricar tênis de marca, com alto conforto, é questionável, você não acha? Com tanta tecnologia de ponta, já existem produtos alternativos com excelentes resultados, durabilidade, conforto e beleza e podem ser obtidos, sim, sem o sacrifício dos animais. E não é só pela preservação da vida deles em si (o que já seria O MOTIVO). 

Você tem ideia de quantos aditivos químicos entram no preparo dos couros e das peles, nos curtumes? Metais pesados que continuam sendo jogados nos rios e córregos por milhares de empresários inescrupulosos, que não se importam com a contaminação das águas, principalmente da população do entorno, que adoece, que arrasta doenças crônicas, onera os serviços públicos de saúde e tem uma existência desgraçada! Vozes que nem chegam até nós, que parecemos enclausurados em redomas de despreocupação.

A indústria do vestuário ainda possui números pequenos de investidores ecologicamente preocupados e o índice de etiquetas que investem em sapatos sustentáveis é ainda menor.

Levi's se compromete a acabar com o uso de material tóxico e o descarte tóxico até 2016



A Levi’s, por exemplo, se comprometeu a acabar com os descartes tóxicos até 2016 e usou jeans vintage para criar uma série de tênis mantendo as características das calças, a costura alaranjada, o bolso de moeda e os rebites. O material utilizado é todo upcycled. A Adidas está recém engatinhando, mas, já está estudando projetos eco-fiendly. Já a Timberland colocou no mercado modelos mais duráveis feitos com telas da companhia “verde” Bionic Yarn, que leva na composição 50% de algodão orgânico + 38% de garrafa pet reciclada + 12% de poliéster não reciclado

Os tênis da linha Virgin Collection, da marca holandesa OAT shoes, pode ser enterrado por seu dono depois de velho, sem causar nenhum dano ao meio ambiente. O designer e criador da marca, Christiaan Maats, pesquisou durante anos materiais que pudessem garantir a durabilidade do tênis e, ao mesmo tempo, se decompor rapidamente, quando colocados em contato constante com o solo e as intempéries do clima. O tênis possui, ainda, sementes em seu solado, o que faz com que, ao ser enterrado e entrar em decomposição, o calçado dê origem a uma árvore!


 
Os tênis da linha Virgin Collection, da marca holandesa OAT shoes trazem uma semente em seu solado.

E não são apenas os calçados esportivos que aderiram à tendência da sustentabilidade. A designer britânica Georgina Goodman criou sandálias de festa com latinhas de bebida. Rachel Ford também vem se destacando no cenário por conta de seus ecoshoes de desenho inovador e material inédito: as partes internas de carros. A Body Fiber, tradicional na fabricação de calçados “verdes”, lançou uma linha de sapatos de camurça fake, todos fabricados com material 100% reciclado, chamado dinâmica, que não utiliza nenhum animal morto, não tem solventes ou aditivos tóxicos e pode ser facilmente reciclado no fim da sua vida.


Há ainda quem alie questões ambientais com sociais. Este é o caso da Tom’s Shoes, que fechou parceria recentemente com as gêmeas 
Mary-Kate e Ashley Olsen. A cada par de yatch vendido, dos modelos feitos de cânhamo e sucatas recicladas de pet, um outro par é doado para alguém necessitado ao redor do mundo. 


BRASIL 

No Brasil, a Goóc também vem seguindo o caminho sustentável. Sua linha de tênis eco tem sola feita de borracha de pneu, com cabedal de lona reciclada. Os modelos ainda levam em sua composição fibra de juta e a tinta utilizada é à base de água. A Curupira, primeira empresa totalmente verde, a Será o Benedito, trabalham com exclusividade no setor de calçados ecologicamente corretos. A lista está crescendo constantemente. Vizzano, Moleca, Beira Rio. 

A Dafiti possui 20 opções sustentáveis para o público masculino.

Dentre os materiais alternativos, o couro sintético pode ser feito de:

- O polietileno tereftalato, conhecido pela sigla PET, é uma resina de polímero termoplástico da família do poliéster e é usado em fibras artificiais. Como é um produto que pode ser reciclado mais de uma vez é, sem dúvida, uma opção mais ecológica do que o couro. O poliéster é usado em vários produtos como roupa de cama, almofadas, tapetes, entre outros.

- O poliuretano, com a sigla PU, tem sido amplamente usado em bolsas, jaquetas, sapatos, tênis etc por seu custo ser baixo. Oferece melhor aparência nas texturas (mais semelhante ao couro natural) e excelente qualidade. São muito resistentes ao ressecamento mantendo-se macio e agradável por muito tempo. São mais fáceis de serem tingidas. O descarte no ambiente pode ser prejudicial à natureza.


Fontes:
Planeta Sustentável - Abril
Style.greenvana.com 
vista-se.com 
outros

Mais sobre consumo sustentável, neste blog:


Você sabe como e de que são feitas as suas roupas?

Roupas sustentáveis, roupas veganas, roupas tóxicas - Qual a sua opção? Garrafas pet viram viscose

Sustentabilidade é Responsabilidade de todos

3 R's da Sustentabilidade - Reduzir (o consumo e o desperdício), Reutilizar e Reciclar

Também:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/11/roupas-toxicas-alteram-forma-como-os.html

Roupas tóxicas alteram hormônios e causam câncer - Zara, Levi's, CeA, Calvin Klein, Metersbonwe, Mango, Jack e Jones e Marks e Spencer

Produtos químicos tóxicos e cancerígenos em roupas - Após campanha exitosa do Greenpeace, a espanhola Zara, líder no mercado varejista da moda,  é a primeira a se comprometer em mudar

A popular C&A também está nessa! Ação envolve as 20 maiores griffes globais. E as menores??? Descaso geral com o consumidor (que veste a roupa) e a população que bebe a água contaminada!!!


Querendo, leia também:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/01/bebes-cangurus-viram-sapatos-adidas.html

Bebês Cangurus viram sapatos Adidas


Cangurus filhotes - um milhão de mortes ao ano para virar sapatos Adidas


Nenhum comentário:

Postar um comentário