terça-feira, 30 de julho de 2013

Jovens, Postura e Escoliose


É muito comum a escoliose surgir no início da adolescência, quase sempre sem sintoma algum. O jovem não sente dor nem incômodo algum devido a escoliose. Na maioria dos casos a escoliose só começará a incomodar apenas na idade adulta adiantada

30.julho.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/07/jovens-postura-e-escoliose.html

Corrigir a postura e exercícios orientados. Em alguns casos há piora do quadro, incluindo situações como hérnia de disco, devido a exercícios incorretos. 

A escoliose, na juventude, não costuma causar muitos problemas. Porém este jovem deve ser MUITO bem orientado, quanto as atividades físicas, para não ter problemas futuros, na idade adulta.


COMO SABER SE SEU FILHO TEM ESCOLIOSE

Caso os pais observem qualquer uma das alterações abaixo devem procurar ajuda profissional:
- Estando atrás do jovem observar se existe alguma curvatura lateral;
- Ombros desnivelados;
- Clavícula proeminente;
- Cintura desigual.
- Um dos lados do corpo "mais alto" ou "mais saliente"

O ideal seria que os pais detectassem logo no início, o surgimento da escoliose.
Claro que adultos podem tratar sua escoliose, mas quanto antes iniciarmos o tratamento, melhores serão os resultados.
(...) A pessoa que tem escoliose deve ficar apenas atenta a 2 situações críticas:
- Se houver curvatura muito aguda nas costelas (curvatura que pode aumentar), poderá causar deficiência respiratória, afetando seu desempenho físico.
- A escoliose, na juventude, não costuma causar muitos problemas. Porém este jovem deve ser MUITO bem orientado, quanto as atividades físicas, para não ter problemas futuros, na idade adulta.

É comum eu atender adultos com, por exemplo, hérnia de disco, devido terem sido mal orientadas quanto as atividades físicas que poderiam ou não realizar. Quem tem escoliose pode fazer esportes, porém deve ser bem orientado para não ter problemas futuros.


A escoliose deve ser diagnosticada com antecedência, pois sua evolução está relacionada com o crescimento do paciente: quanto mais cedo ela aparece, mais tempo tem para piorar. 

Sintomas

Na maioria dos casos, a escoliose primária é assintomática. Contudo, dores com intensidade que varia de leve a intensa, além de danos aos órgãos internos, podem surgir em alguns casos. principal sintoma está na aparência do indivíduo: quando visto de frente, ele parece torto devido à diferença de altura entre os ombros. Há também a possibilidade de a cintura tornar-se desalinhada, bem como de as costas e o tórax ficarem arqueados (gibosidade).

Tratamento
Varia conforme o tipo da escoliose,o grau dela e a idade do paciente. Aos portadores de escoliose primária com deformidade abaixo de 20 graus, recomenda-se exercícios, a prática da natação e o acompanhamento com um especialista. Jovens em crescimento com curvas entre 20 a 45 graus devem utilizar coletes que mantêm a coluna vertebral correta. Acima dos 45 graus, estes aparelhos não controlam mais as curvas. Nesses casos, a intervenção cirúrgica pode ser necessária. As escolioses congênitas e paralíticas têm maiores variações e obedecem a parâmetros diferentes
para o uso de colete e cirurgia.

http://vivasaude.digisa.com.br/clinica-geral/escoliose-diagnosticada-cedo-tem-cura/37/

ESCOLIOSE

Por Dr. Gilberto Agostinho
Escoliose é um desvio látero-lateral que ocorre na coluna vertebral.
Ou seja, a coluna fica deformada lateralmente,
formando como se fosse uma letra "S".
Temos curvaturas na coluna que são naturais como:
lordose lombar,
cifose torácica e 
a lordose cervical.
As curvaturas patológicas são o exagero destas curvaturas, tais como: 
Hiperlordose e Hipercifose, que causam os transtornos de saúde como: 
- dor,
- cãibras,
- dores nas pernas (ciático),
- Parestesia (formigamento e adormecimento de pernas ou mãos),
- Hérnias de Disco, etc.
(...)
Nem todos os pacientes conseguem resultados totalmente satisfatórios.
Infelizmente alguns casos conseguem apenas leve melhora.
O tratamento de desvios posturais pode demorar alguns anos.

A escoliose ocorre, muitas vezes, em conjunto com gibosidade (corcunda) e com rotação das vértebras.
É muito comum a escoliose surgir no início da adolescência, quase sempre sem sintoma algum. O jovem não sente dor nem incômodo algum devido a escoliose. Na maioria dos casos a escoliose só começará a incomodar apenas na idade adulta adiantada.

TRATAMENTO DA ESCOLIOSE REALIZADO NESTA CLÍNICA

Inicialmente deixo claro que NÃO PROMETEMOS CURA DA ESCOLIOSE. Os resultados do tratamento dependerão do grau da escoliose e da idade do paciente.
- Quanto maior o grau da escoliose, mais difícil o tratamento. Quanto mais as costelas estiverem afetadas (tortas) menos resultados positivos serão conseguidos.
- Quanto mais idade tiver o paciente, menor os resultados do tratamento. A jovem tem seu término de crescimento por volta dos 17 anos. O jovem, por volta dos 19. Então se o tratamento é iniciado próximo a esta idade, os resultados serão muito menores.
Quando o tratamento da escoliose é iniciado por volta dos 12 ou 13 anos de idade e seguido até o final de crescimento, os resultados são melhores. Porém, mesmo assim, não se pode esperar resultados maravilhosos..
Em todo tratamento da escoliose, se conseguir, pelo menos, manter o desvio inicial, sem que haja piora durante os anos de tratamento, já será considerada uma grande vitória
O tratamento da escoliose é muito prolongado, são vários anos. O ideal é que o tratamento da escoliose seja realizado até o término de crescimento da altura corporal, por volta dos 17 anos de idade.
Para o tratamento da escoliose, nesta clínica, usamos a somatória de 3 técnicas: QUIROPRAXIA + R.P.G. (REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL) +ACUPUNTURA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário