quinta-feira, 18 de abril de 2013

Montes Claros, em Minas Gerais, tem novo terremoto




Minas é o único Estado do Brasil que possui todos os registros de desastre, declara Luis Carlos Dias Martins, da Defesa Civil - Terremoto em Montes Claros


Conheça e compartilhe as 10 Regras de Preparação Pessoal para Terremotos (veja ao final da página!) Faça algo mais além de compartilhar o video com as imagens do tremor. 

Montes Claros, em Minas Gerais, tem novo terremoto


Por Marise Jalowitzki

Desde janeiro, já são em torno de 200!

Bem, estamos novamente falando em terremotos no Brasil e comovidos com o terror das pessoas que, desavisadas, passam por uma situação dessas.

Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará possuem um número periódico de tremores. Hoje (18) Montes Claros acordou em pânico novamente, desta vez com um terremoto de 3.7 na escala Richter, confirmado pela UnB. Infelizmente, temos de assistir ao desespero das pessoas correndo, sem saber o que fazer. Muito postei, neste blog, sobre tais eventos (disseminando cartilhas, o que fazer, quais atitudes tomar, etc.). Infelizmente, recebi gozação de alguns, incluindo pessoas do próprio RN. Porque, neste país, a prevenção não consegue emplacar como uma providência ANTERIOR aos fatos? Quantas vezes as redes televisivas dedicam seus horários para esclarecer a população? Agora que, em algumas horas, o vídeo no youtube foi replicado milhares de vezes, dá para noticiar.... o alarme do vídeo, o desespero das pessoas!
Em março deste ano (2013), o governo de Minas promoveu o Seminário Internacional Brasil-Japão para Gestão de Risco e Desastre. A organização conta com a parceria da a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.  

Onde estão as ações práticas? Quantos anos irão passar até que adultos e crianças da região tomem conhecimento de que estão propensos a conviver com abalos, já que a região possui uma falha geológica? Quando irão INICIAR os treinamentos periódicos, as simulações , para que saibam O QUE FAZER?
Montes Claros, em Minas Gerais, é o local mais propenso a abalos sísmicos no Brasil. Somente de janeiro a abril deste ano, foram quase 200 tremores que variaram de até 3.6 na escala Richter. Em maio de 2012 ocorreu um terremoto de intensidade 4.2.

Os cidadãos precisam fazer algo mais do que apenas 'compartilhar'! Imprima as 10 ações práticas (veja link ao final desta página), dissemine conhecimento!

É preciso preparar a população para conviver com esta realidade, ‘anteontem’!!!
Os japoneses, que possuem uma larga experiência com terremotos, estiveram  presentes ao evento para esclarecer os moradores, repassando as providências que lá no Japão estão dando certo: conhecer estratégias, ensinar a todos, efetuar treinamentos periódicos, em simulações que tem a condição de deixar as pessoas mais tranquilas em eventos que nada têm de tranquilos!

Os sismógrafos que já foram instalados por lá, acusam a existência de uma falha geológica no Estado.
 “Minas é o único Estado do Brasil que possui todos os registros de desastre. Por isso devemos buscar conhecimento para aprimorar nossas ações. Faz parte da cultura japonesa a prevenção de desastres e é isso que queremos aprender aqui”, declarou o chefe do gabinete militar e coordenador estadual de Defesa Civil, Luís Carlos Dias Martins. E então?
A professora da universidade de Nagoya, Hiroko Kondo explicou que é importante passar as experiências vividas para a população. “No Japão essas calamidades fazem parte da vida das pessoas. A própria população sabe se ajudar e se proteger. Assim não precisam esperar o poder público e sabem o que fazer na hora de um terremoto. Desta forma podem até diminuir o número de vítimas”, argumentou.
Kondo enfatizou, porém, a importância de ensinar para as crianças a melhor forma de se comportar diante de abalos sísmicos. “Elas vivem no risco, até porque são crianças, e são indefesas. De forma lúdica ensinamos o que elas devem fazer em caso de acidentes”, finalizou.
A professora distribuiu ainda uma cartilha idêntica ao modelo do Japão, que é repassada de forma pedagógica às crianças japonesas. No seminário ainda foi passado formas de evacuação de prédios e a importância de construções com estrutura reforçada.
Esperamos que os governos estadual e federal sejam sensíveis a esses fatos e planejem, em curto espaço, dotar, efetivamente, as construções com reforços em sua estrutura. Não como no Rio de Janeiro, onde as casas, frágeis, são construídas para as vítimas das enchentes e desmoronamentos no mesmo local de antes, local precário, área de risco, sujeito a novas enchentes e desmoronamentos. Como vimos noticiado há poucos meses!

A cidade de Montes Claros  já passou por momentos de muito susto, medo, contrariedades.
Também a região de Sobral, no Ceará e João Câmara, no Rio Grande do Norte, são locais com tremores frequentes.

No G1, em 18.abril.2013:
O tremor de terra de 3,7 de magnitude, ocorrido em Montes Claros (MG), na manhã desta quinta-feira (18), causou grande repercussão nas redes sociais. Um vídeo postado na página Arroz com Pequi mostra o momento do tremor (veja o vídeo). Nas imagens, uma mulher caminhava sozinha por uma rua do bairro Vila Áurea quando sentiu o abalo, se desesperou e saiu correndo na direção oposta.



(Quisera ter uma gráfica para editar todas essas informações e distribuir gratuitamente para a população!!! Como dizia minha mãe: A pior praga da Humanidade é a ignorância!!!)


Querendo, leia neste blog:


Dez Regras para Agir em
Terremotos -
Foto - Terremoto em Uberaba - MG

10 Regras de preparação pessoal para terremotos
30.junho.2011
http://t.co/pLDOdzG









Como sentimos os terremotos -
 Escala Mercalli - Terremoto Grau IV

 Reações Humanas - Como os humanos sentem a intensidade dos Terremotos

Por Marise Jalowitzki
06.maio.2011
Link: http://t.co/FO4u4NT





Defesa Civil - Moradores de 5 Estados
 tem Treinamento contra desastres -
Foto: Santa Maria - RS - Barragem do DNOS
Defesa Civil e o 1º Simulado de Preparação para Desastres - 
Moradores são preparados
QUAL O CRITÉRIO PARA ESCOLHA DAS LOCALIDADES?





Sismos induzidos podem acontecer
quando há o rompimento das placas,
como no caso do vazamento de
petróleo no Rio de Janeiro, em novembro 2011
Qual a diferença entre sismos e terremotos 

Sismos Induzidos pela Ação Humana

Por Marise Jalowitzki
16.dezembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/qual-diferenca-entre-sismos-e.html
Leia também:

Terremotos no Brasil estão aumentando

Terremotos e Tremores em 2011 no Brasil

----------
Acompanhe o blog Sismos do Nordeste, link na barra lateral direita, neste blog
----------



-----
Leia também sobre a relação entre ocorrências de terremotos e extração petrolífera: 
É minha convicção de que a ocorrência de sismos tem direta relação com escavações de petróleo (Veja link: http://t.co/998Dw63 ). Espero que, pelo menos, os órgãos competentes (incluindo a Petrobras), criem novas estações de monitoramento nas outras regiões da costa brasileira onde também estão sendo intensificadas as instalações das plataformas para exploração em águas profundas.
------

------
Mais sobre Tremores de Terra no Brasil: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/tremores-de-terra-e-outros-eventos.html

Tremores de Terra continuam aumentando no Brasil


Tremores de Terra e outros eventos sísmicos e climáticos no Brasil

Por Marise Jalowitzki
04.novembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/tremores-de-terra-e-outros-eventos.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário