quinta-feira, 4 de abril de 2013

Chuva de ratos tóxicos para matar serpentes em Guam - Cientistas dos EUA preparam o lançamento de 2 mil ratos mortos

EUA pretendem matar Serpente Boiga irregularis com ratos mortos injetados com paracetamol
Cobras não comem animais mortos. Estariam realmente mortos os ratos jogados por avião na ilha?
Os ratos serão lançados de mini paraquedas, um a um.

Chuva de ratos tóxicos mortos para matar serpentes em Guam - Cientistas dos EUA preparam o lançamento de 2 mil ratos mortos

Por Marise Jalowitzki
04.abril.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/04/chuva-de-ratos-toxicos-para-matar.html

Inusitado. Estranho. Questionável. Mais uma ação, digamos, inédita, dos EUA. A notícia foi publicada na seção "Sustentabilidade"... quantos significados esta palavra está abarcando!!!

Cientistas estão preparando uma "Chuva" composta de 2 mil ratos mortos, injetados com paracetamol, para combater a serpente Boiga irregularis, a chamada "Cobra marrom da árvore", cuja proliferação na ilha de Guam está fugindo ao controle. Até agora, cães farejadores eram utilizados para a captura e morte desses ofídios, cujo veneno não é mortal para o homem.

A "chuva" será feita "gota a gota", dizem os cientistas. Os ratos mortos serão jogados "um a um", em mini paraquedas, para que fiquem presos nos galhos de árvores onde as cobras costumam ficar.

Você, como eu, também ficou com uma 'pulguinha atrás da orelha', não é mesmo? Cobras costumam caçar, comem animais vivos. Nunca ouvi falar de cobras necrófagas (que comem animais mortos). Pois é. Pesquisei, pesquisei, não encontrei nada a respeito. No wikipedia em inglês, consta "A cobra marrom da árvore ( Boiga irregularis ) é uma espécie aboreal noturna, que usa sinais visuais e químicos em caça no dossel da floresta tropical e / ou no chão." (...) podem sobreviver por longos períodos de tempo sem alimentos."

 Será que irão se interessar por ratos envenenados e mortos? Ainda mais em paraquedas? Dá até vontade de rir, mas, quais as consequências para a população para mais este "experimento" que, caso der certo, dizem os cientistas, será alastrado para outros locais?

A operação militar de promover o lançamento dos ratos tóxicos mortos tem um orçamento de US$ 1 milhão e já recebeu a aprovação do governo dos EUA. A "chuva" vai acontecer entre abril e maio e os ratos mortos receberão uma injeção com 80 miligramas de paracetamol antes de serem jogados em paraquedas por helicópteros.

O paracetamol, que é usado como analgésico em humanos, é fatal para este tipo de cobra, uma espécie que foi trazida clandestinamente para a ilha de Guam no Pacífico e que, por não encontrar predadores no novo habitat, tem se proliferado desordenadamente.

A serpente arbórea marrom, originária do litoral do nordeste australiano, já causou a extinção de 9 das 12 espécies de aves autóctones da ilha.

"O turismo é a principal fonte de renda para a ilha, seguida pelos investimentos dos Estados Unidos, que consideram a ilha como um território de importância estratégica para proteger seus interesses nessa região do Pacífico.

Guam também foi notícia internacional em 26 de março, quando o ditador da Coréia do Norte ameaçou bombardear a ilha de Guam e o Hawai.
"Alguns roedores, além da substância cujo efeito mortal tem uma duração de 72 horas, também terão um sistema de rádio transmissão para rastrear os movimentos das serpentes antes de sua morte.
Os pesquisadores americanos que desenvolvem o teste em Guam planejam coletar informação durante os próximos 14 meses para medir o sucesso da missão e preparar novos projetos a fim de combater a praga dessa espécie de réptil, cujo veneno não é mortal para o homem."
Segundo os especialistas, aproximadamente dois milhões de serpentes dessa espécie, que chegam a até três metros de comprimento, habitam as áreas florestadas dos 541 quilômetros quadrados de extensão da ilha de Guam.
Guam, que foi colônia espanhola até 1898, tem uma população de 160 mil pessoas com passaporte americano apesar de estar inscrito desde 1950 como um território associado não incorporado aos Estados Unidos." (Terra)

E os animais (ratos pretensamente mortos) usados como "iscas"?

Pois é. O que podemos fazer, neste momento, é torcer para que o paracetamol, os ratos e mais as cobras que, provavelmente, serão igualmente mortas intoxicadas, não contaminem o solo e as águas da ilha, deixando a população ainda mais fragilizada.

Será que foram avaliadas, devidamente, as consequências, os efeitos colaterais? E os animais efetivamente necrófagos (urubus, aves de rapina e outros) não serão, igualmente, atraídos pelos ratos mortos? Quais os efeitos neles dessa ingestão de paracetamol? Isso pode ser, verdadeiramente, ser denominado de Sustentabilidade?

Questions. Questions.

Informações:
Sobre a notícia: Terra
Sobre o réptil - http://en.wikipedia.org/wiki/Brown_tree_snake


À guisa de informação, olha essa curiosidade: CHUVAS NATURAIS DE ANIMAIS EXISTEM!


Relato Antigo sobre a Chuva de Animais
Os animais são trazidos pelos ventos violentos dos tornados



A chuva de animais é um fenômeno natural que é considerado comum e que já aconteceu em muitas regiões/cidades ao longo da história.

Segundo alguns relatos históricos, em 1568 na cidade noruguesa de Bargen ocorreu uma chuva de ratos, já na cidade inglesa de Essex, ocorreu uma chuva de peixes, como: salmão, arranque e merluza, estes peixes foram vendidos pelos comerciantes locais.

Além disso, na cidade norte-americana de Marphis em Janeiro de 1877 houve uma chuva de inúmeras cobras que mediam entre 30 e 50 centímetros. Em Julho de 2006 em Schenectady, uma cidade do estado de Nova York, aconteceu uma chuva de pássaros de frente a um hospital da cidade, o local teve que ser interditado por causa da grande quantidade de animais.

Os animais que costumam cair do céu são principalmente os peixes, rãs e às vezes alguns pássaros.
Em alguns casos, estes animais conseguem sobreviver à queda, mas em outros, morrem congelados e chegam encerrados em blocos de gelos, devido às altitudes de onde vêm, nestes ambientas a temperatura pode marcar abaixo de 0º C.


Uma das explicações mais aceitas é a dos ventos violentos dos tornados que trazem os animais menores (de menor peso) para a atmosfera e após o enfraquecimento destes ventos ou a o carregamento destes animais a um outro ponto da atmosfera, os animais caem, ocorrendo assim a "chuva dos animais". (Brasil Escola)

Leia também:
Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA!


Links sobre Direito dos Animais à VIDA!



DIGA NÃO AOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ANIMAIS! 
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
Manifeste-se! Participe!


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora, Ambientalista de coração,
Coordenadora de Grupos,
Pós-Graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
compromissoconsciente@gmail.com.br 








Nenhum comentário:

Postar um comentário