sexta-feira, 8 de março de 2013

O que significa deixar um pulmão descansar e bombear oxigênio artificialmente

Ventilação extracorpórea - O Fantasma do Esquecimento e a Tragédia de Santa Maria - Na foto, a Montagem do ECMO com bomba centrífuga

ECMO - oxigenação extracorpórea por membranas - Extracorporal Membrane Oxygenation 


O que significa deixar um pulmão descansar e bombear oxigênio artificialmente


Por Marise Jalowitzki
08.março.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/03/o-que-significa-deixar-um-pulmao.html

Muitos talvez não tenham acompanhado O QUE, efetivamente, a equipe de especialistas da Universidade de Toronto, no Canadá, veio trazer de tecnologia e instrumental em socorro às vítimas que sobreviveram à tragédia na ex-Boate Kiss. O coordenador do projeto é um brasileiro, o médico Marcelo Cypel, diretor do programa de suporte pulmonar extracorpóreo da universidade, radicado há oito anos, que veio aqui dia 02.02, posterior ao incêndio que já vitimou 241 jovens.

Como o pulmão está seriamente danificado, comprometido, devido às queimaduras por cianeto e dióxido de carbono, ele não tem como continuar executando suas funções nvitais, que é filtrar o ar e oxigenar o corpo e, ainda assim, se recuperar. Assim como na hemodiálise o paciente recebe "sangue de fora" enquanto os rins descansam, assim também é feito com os pulmões daqueles que, heroicamente, lutam para sobreviver. Eles respiram mecanicamente, mas sem utilizar o pulmão, que tenta se recuperar. Um aparato criado artificialmente, fora do corpo do paciente, "faz de pulmão", enquanto ele descansa, recebe atendimentos específicos e tenta se recuperar. Eu já havia lido sobre um método semelhante com relação ao fígado, com imagens e tudo. Muito estranho. Mas, em alguns casos, salvador!!!

A chamada ventilação extracorpórea funciona como se fosse uma diálise do pulmão, uma filtragem no pulmão, só que é feita com uma máquina que fica fora do corpo” explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. 

O que é MUITO TRISTE é a declaração da equipe canadense: que o método é tão mais eficiente em neonatos do que em adultos e, nestes, quanto mais próximo do acidente, ou seja, da inalação venenosa. Assim, uma semana após o ocorrido, bem mais difícil! Claro que se conta com a vantagem dos corpos jovens, saudáveis, com células ainda bastante fortes, com energia. Só que o veneno inalado é muito potente!!!
Temos de continuar com nossas orações e torcida para os que ainda permanecem em estado crítico, possam receber alta RECUPERADOS!

A realidade, porém, que NÃO PODE SER ESQUECIDA, é da negligência de todos os responsáveis envolvidos! Causa estranheza que ATÉ AGORA, nem prefeito, nem corpo de bombeiros estejam sendo responsabilizados. Segue o empurra-empurra.

" O que posso trazer é a minha experiência", declara o Médico Marcelo Cypel, 36 anos, diretor do programa de suporte pulmonar extracorpóreo -  brasileiro que vive há 8 anos emToronto, Canadá -
A técnica de ventilação extracorpórea, segundo Cypel, permite uma regeneração do pulmão a partir do próprio sangue do paciente.

Resumo da História da Ventilação extracorpórea

"O conceito da circulação extracorpórea foi desenvolvido em torno de 1950. Em 1972, foi publicado o primeiro caso de ECMO. Contudo, a primeira sobrevida com sucesso foi publicada em 1975. Desde então cerca de 10.000 neonatos, 1000 pacientes pediátricos e cerca de 200 pacientes adultos foram submetidos ao ECMO, com vários graus de sucesso. Em 1980, um ensaio clinico em grande escala foi abandonado, por causa da irreversibilidade da injúria pulmonar em 90% dos pacientes e da mortalidade elevada.


Durante os últimos anos, refinamentos nas técnicas e na tecnologia, juntamente com alterações nos critérios de seleção contribuíram para melhorar as margens de sobrevida. A disponibilidade de ventilação com jatos de alta frequência (VJAF), da ventilação oscilatória de alta frequência (VOAF), a disponibilidade do óxido nítrico e de surfactante, contribuíram para melhorar o manuseio e os resultados destes pacientes. O objetivo do ECMO é proporcionar suporte temporário para substituir as funções dos pulmões, do coração, ou de ambos, com a finalidade de permitir a recuperação do sistema cardiopulmonar dos pacientes, de um insulto ou injúria aguda reversível.
A sobrevida dos neonatos é muito mais elevada que a dos pacientes pediátricos ou adultos."

Revista Latinoamericana de Ventilação Extracorpórea -
 http://perfline.com/revista/volume9/v9n1/v9n1-01.html
Originalmente publicado em: The Internet Journal of Anesthesiology:
http://www.icaap.org/iuicode?81.5.3.1
Traduzido do original por: Decio Elias & Maria Helena L. Souza


Cápsula que permite a ventilação extracorpórea foi doada pela Alemanha - Incêndio na ex-Boate Kiss


O Fantasma do Esquecimento e a 241ª vítima

Tenho comentado sobre o cansaço que várias pessoas demonstram quando ouvem falar [novamente] de novos fatos em decorrência do incêndio na ex-Boate Kiss. Quando ontem (07) veio a notícia da  morte de mais uma garota, por mais que respeite a opinião de alguns [que não querem mais comentar sobre o fato], não pude deixar de pensar em TODOS os envolvidos nesta tragédia que, com a nova notícia, reabrem todas as suas dores.

A jovem Driele Pedroso Lucas, 23 anos, morreu às 7h de 07.março no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre (RS). Natural de Santa Maria, ela estava internada no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do hospital desde o incêndio. A irmã, de 19 anos, permanece internada na UTI.

Deus abençoe a todos e conforte aos pais.


A dor da espera e a desilusão e a perda - Cenas para não mais esquecer

- Como estão se sentindo? - pergunta à repórter aos pais de Matheus, na quarta-feira.
O rapaz que, naquele dia saiu da UTI e já não necessitava de respiração mecânica, enchia a todos de esperança!
A mãe, ainda sem sorrisos, declarou:
- A gente fica na expectativa, porque ele melhorou, mas ainda inspira cuidados! Ele sorriu pra mim!
O pai expõe um sorriso confiante e diz:
- Ele vai ficar bom. Ele é jovem! Ainda vai ajudar muita gente!
Matheus teve uma síncope cardíaca na sexta-feira e não aguentou. No sábado, seu corpo estava sendo velado!!! A dor que acompanha os pais é indescritível, como de tantos outros!!! Da mãe desesperada que volta ao local do incêndio e tenta adentrar o recinto aos prantos e recebe o abraço do policial antes de desmaiar. Das mães que clamam por socorro, das mães que ainda nem assimilaram direito o vazio que se fez em suas vidas.

O que dizer para esses pais? O que dizer para todos os pais que continuam esperando a melhora de seus 116 filhos que continuam internados? O que dizer para os pais dos 235 (236, com o falecimento de Matheus) jovens que morreram?

GENTE, temos de continuar divulgando e comentando sobre o tema! Todas essas mortes não podem apenas receber um memorial e as coisas continuarem do mesmo jeito! Temos de continuar nos manifestando para, inclusive, incentivar quem está levantando as bandeiras
- de uma legislação mais efetiva, mais pontual, em âmbito federal, estadual e municipal.
- de uma fiscalização mais acirrada, periódica e contante, visitação in loco, não apenas renovação de licença após apresentação de Alvará;
- da proibição de fogos de artifício, que tantos acidentes já causaram!
- da fabricação de pele humana, hoje já possível em laboratório, terminando com a angústia de quem está queimado ou de quem trabalha na área de queimados, nas UTIs de todo planeta!
- de uma maior divulgação de TANTAS informações que o público em geral desconhece, para que possa se precaver, exigir, MUDAR este planeta !


Querendo, leia mais na página de links:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/01/tragedia-em-fogo-santa-maria-todos-em.html 


Tragédia em Fogo - Santa Maria - Todos em luto



Tragedia Santa Maria - Da balada para a morte
Que a FISCALIZAÇÃO DOS MUNICÍPIOS SEJA MAIS EFETIVA, EM TODOS OS SETORES, EM TODAS AS ÁREAS!!!







Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora, Ambientalista de coração,
Coordenadora de Grupos,
Pós-Graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
compromissoconsciente@gmail.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário