segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O DIFÍCIL RECOMEÇO - O QUE É JUSTIÇA - Tragédia em Santa Maria


Balões brancos - símbolo das Caminhadas após incêndio na boate kiss, tragédia em Santa Maria que matou 237 jovens
O DIFÍCIL RECOMEÇO - O QUE É JUSTIÇA? Tragédia em Santa Maria

Por Marise Jalowitzki
04.fevereiro.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/02/o-dificil-recomeco-o-que-e-justica.html


Passados os simbólicos 7 dias da fatalidade que abalou o mundo inteiro, tem início, devagar, o tempo do recomeço. Difícil, para muitos mais do que para muitos outros. Para alguns, aqueles que ainda tem os seus filhos internados ou sob vigilância, ainda a espera e a torcida pela recuperação.

Em todos, as marcas das lembranças que ficarão para sempre.


Par a par com os necessários - e vitais - pedidos de Justiça e Responsabilidade, estão centenas de ações de Auxílio. 


Balões brancos - multidões se vestem de branco e pedem paz e justiça - Caminhadas continuam nesta semana

Particularmente, meu coração se aquieta mais frente às injustiças quando acolho o pensamento de que Deus pediu a alguns de seus filhos (no caso de Santa Maria, este grupo de jovens cheios de esperança e planos) para auxiliar na chacoalhada que o mundo precisava para rever questões de segurança em ambientes internos. COMO TOCAR autoridades e responsáveis por milhões de recintos, não fosse por uma tragédia gigantesca? 

Mundo grotesco este nosso, que, SEMPRE AINDA, necessita do sofrimento para evoluir! Os rapazes deram exemplos MARAVILHOSOS de solidariedade, de amor ao próximo, de ajuda mútua, expondo sua própria vida (MUITOS morreram em plena lição de auxílio!). Milhares de jovens, no mundo todo, se mobilizam para garantir mais segurança, mais responsabilidade em todos os atos. Grupos se criam e se solidarizam com pessoas que nem conhecem, para garantir o aplacamento da dor da perda. Há um exército jovem mobilizado para a PAZ, seja em caminhadas, seja em abraços, seja na obtenção de abaixo assinados pela melhoria e segurança e tudo isso é MUITO salutar. Cria uma aura de expansão espiritual do BEM.

Pensar na REDENÇÃO, em um momento como este, pode resultar em mais consolo e ação benéfica futura do que procurar causas de mortes coletivas.


Balões Brancos - o difícil recomeço após a tragédia em Santa Maria - Fricks foi a 237ª vítima. Só a fé pode aplacar  a dor.


O QUE É JUSTIÇA?

Quando os cartazes e o clamor popular pede por Justiça, o que pedem?
Justiça não é encher alguém de palavrões (como muitos teimam em fazer), desejar o mal, expandir ideias de vingança, "lei do troco", "que se rale e que se dane", também não é bater, quebrar, matar (do tipo: "ele merecia").

JUSTIÇA é fazer cumprir a lei, responsabilizar, fazer cumprir como forma de reparar o erro em benefício de quem recebeu o dano ou, na falta desses (como nesta tragédia), beneficiar a outros. Pagar o mal com o Bem!!! E cabe aos demais, fiscalizar e cobrar. Ao povo, mobilizar-se, acompanhar o fiel cumprimento e reivindicar sempre que faltar.

(Grata ao meu neto Jeliel que aceitou escrever este texto enquanto eu ditava e lavava a louça e preparava o cereal matinal. Amor tem múltiplas nuances!)


Balões brancos - os dois amigos, hoje, recebem a homenagem. A saudade é eterna



CONSOLO, FÉ E AMOR

"No início, fiquei brabo com meu filho, queria xingá-lo, ele era forte, quase dois metros. Estava salvo! Porque teve de entrar quatro vezes para salvar os outros? Na quarta vez ele não voltou mais! estava morto! Porque, meu Deus? Depois, foi chegando um pensamento de Paz, uma coisa que conforta o coração da gente: MEU FILHO FOI UM HERÓI! Ele salvou muitas vidas! Enquanto conseguiu respirar, ajudou os outros! Valeu ter vivido, ainda que a partida tenha sido tão cedo!!!"


Balões brancos - abraços confortam os que perderam seus entes queridos


A TODOS OS HERÓIS, CENTENAS DELES, MILHARES DELES, nesta tragédia triste e mesquinha, NOSSO MAIOR APREÇO, COM MUITO AMOR E RESPEITO!


Local de romaria e vigília, pessoas procuram conforto nas homenagens


Cada balão representa um amigo, um filho, um irmão que morreu na tragédia na Boate Kiss, em Santa  Maria no RS


Transcrevo a oração que enviei agora de manhã para a revista com a qual colaboro:


ORAÇÃO
Senhor, 
Acolhe em teus braços, plenos de Amor, os jovens que prematuramente se foram, assolados pela tragédia em Santa Maria!
Consola os pais, para que encontrem forças para retomar a jornada!
Dá saúde e fé para os sobreviventes.
Concede cada vez mais consciência e responsabilidade a todos os seres humanos, para que tornem este mundo cada vez mais sustentável, onde agir significa fazer o Bem para si, levando em conta o Bem para os demais!
Dá-nos de Teu Entendimento e Amor.
Amém!



Querendo, leia também:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/01/tragedia-em-fogo-santa-maria-todos-em.html


Tragédia em Fogo - Santa Maria - Todos em luto



tragedia_santa_maria_foto_germano_rorato_rbs - da balada para a morte
Que a FISCALLIZAÇÃO DOS MUNICÍPIOS SEJA MAIS EFETIVA, EM TODOS OS SETORES, EM TODAS AS ÁREAS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário