terça-feira, 30 de outubro de 2012

Guarani-Kaiowá devem aprender a trabalhar como qualquer um


“Esses índios aí, alguns perigam sobrar. O que não sobrar, nós vamos dar para os porcos comerem”, declara Luis Carlos da Silva Vieira, proprietário do município de Paranhos.

"Guarani-Kaiowá devem aprender a trabalhar como qualquer um", diz governo do MS aos EUA, segundo o Wikileaks

Justiça suspende decisão judicial que obrigava os indígenas a sair da reserva em Mato Grosso do Sul. Mas temos de ficar atentos. A luta continua! Até porque a ideologia dos donos do agronegócio é a de obter lucro rápido a qualquer preço. As leis de nada valerão se não estiverem acompanhadas de fiscalização vigilante e persistente! Aumentar o efetivo do IBAMA e da Polícia Federal é questão emergencial para assegurar que os Guarani-Kaiowá e TODOS os demais indígenas do país não continuem sendo assassinados e perseguidos pelos pistoleiros contratados pelo "senhores" invasores de áreas reservadas aos primeiros habitantes deste torrão!

Por Marise Jalowitzki
30.outubro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/10/guarani-kaiowa-devem-aprender-trabalhar.html

Os conflitos que duram décadas e que, neste momento, estão tendo uma repercussão internacional, tem mesmo uma origem só: a ganância, que a tudo perpassa e tritura a quem quer que esteja na frente dos interesses dos poderosos.

O que se vê é uma clara "filosofia de vida" por parte dos governos brasileiros e donos do agronegócio. Tudo precisa ser transformado em "money", tudo deve ser visto sob a ótica do "quanto-eu-ganho-nisso". Se não for rentável, tem de ser exterminado. Tem sido assim com tudo e, pouco a pouco, mais e mais pessoas estão se dando conta disso, no mundo inteiro. Hoje estamos falando de um povo que vem sendo exterminado há muito tempo e que está resistindo. Os guaranis e os kaigangs do RS estendem-se nos chãos das calçadas, aculturados, para receber alguns trocados por ocasião das festas oficiais dos "brancos". Por mais que alguns movimentos tentem reintegrá-los, a "mistura" com o nosso pobre-rico meio de vida está feita.

A infelicidade de todo o povo indígena, de norte a sul, passa pela simples maneira de ESTAR VIVO, alguns mais velhos querendo resgatar a forma tradicional de vida, os mais jovens tentando se inserir na sociedade "branca", cortando cabelo e vestindo-se ao estilo das cidades. Vão à escola, mas, basta saber que "são índios", para receber o desdém, o desrespeito, a proibição taxativa de inserção; pais "brancos" proíbem as moças de namorar com os rapazes descendentes das aldeias; mães índias que, porventura, tenham se casado com um "branco", lamentam o preconceito e se culpam pela infelicidade dos filhos segregados.

Tudo o que vemos é racismo, é preconceito, é tentativa poderosa de massificar, de tornar "igual" o que nunca foi igual. Não é igual para os negros, não é igual para as mulheres, não é igual para os menos providos. Há castas em tudo. Também para os nossos índios.


Quando um "branco", ligado a uma Ong ou à Pastoral da Terra, se junta na defesa dos indígenas, recebe ameaças. Alguns esbravejam na lembrança da Irmã Dorothy: "É por isso que, de tempos em tempos, a gente tem de estourar algum gringo, como fizeram com a Irmã Dorothy". 


Quando, certa vez, encontrei um Guarani deitado, bêbado, em coma alcoólica em pleno Largo Glênio Peres (centro de Porto Alegre), o homem, desacordado, estava sob o sol inclemente. Pedi ajuda a alguns PMs para que o recolhessem, pelo menos, para a sombra, até que fosse chamada uma ambulância para levá-lo a socorro.
"-Se nós fôssemos pegar todo pinguço que há pelas ruas, não faríamos mais nada!" - foi a resposta.
Argumentei que era só para levá-lo até uma sombra (alguns metros), que era uma vida humana.
"-O que falta para eles é falta de caráter!" - respondeu-me o responsável pela segurança pública. (Mesmo que quem introjetou álcool entre os nativos fomos nós, os" brancos"). E não houve jeito. Começou ele a fica bravo COMIGO por estar reivindicando algo nada-a-ver. Até que chegou um homem (provavelmente o dono do bar que lhe vendeu a cachaça) e o arrastou.

"Guarani-Kaiowá tem de aprender a trabalhar como qualquer um"

Esta mania que temos de querer ver o mundo sob uma mesma ótica (trabalho, emprego, endividamento, financiamentos, mais bens de consumo, mais endividamentos, mais bens de consumo, mais endividamento...)  é que PRECISA URGENTEMENTE SER REVISTA. Nos mais jovens, é claro, para que uma nova geração, de mais respeito e solidariedade, possa herdar o que sobrar desse nosso planeta. Sim, os mais jovens, pois os mais velhos não hão de querer "largar o osso" a não ser que o GOVERNO BRASILEIRO 
TOME AS RÉDEAS DA SITUAÇÃO, com efetividade, e faça cumprir o que sempre deveria ter acontecido: O usofruto de direito às suas áreas reservadas, já bem diminutas em relação ao que tinham há décadas.

Quando o governo do MS salienta que os Guarani-Kaiowá precisam "aprender a trabalhar como qualquer um", ressaltando "não ter base" a reivindicação dos indígenas em relação às suas reservas, fica clara a distância abissal entre o que os índios sentem, pensam e querem e a forma "globalizada" de lucro fácil e imediato a qualquer preço das autoridades e donos do agronegócio.

O documento publicado pelo Wikileaks, em 2009, um telegrama que o governo do Mato Grosso do Sul enviou aos EUA, diz que "autoridades municipais e estaduais perguntaram como os índios dali reivindicavam ser índios, se eles ‘usam carros, tênis, drogas’. Eles reclamaram dos subsídios públicos dados aos índios, afirmando que eles deveriam ‘aprender a trabalhar como qualquer um’”, relata ainda o telegrama."

Leia mais: http://www.revistareciclarja.com/news/wikileaks-governador-de-ms-zombou-de-pedido-de-terra-para-os-guarani-kaiowa/#.UI_RN-zfXIc.facebook


O QUE SE FAZ NECESSÁRIO, URGENTEMENTE, é aprender que as pessoas são diferentes , com interesses diferentes, com necessidades diferentes, necessitando, portanto, tratamentos diferentes. Respeito e Solidariedade, SEMPRE. E, enquanto isso não acontece, leis claras, sua aplicação, cumprimento rígido e fiscalização.


O ÓDIO toma conta dos agropecuaristas. Quem sairá ganhando com essa divergência?

Indígenas, apesar da declaração da FUNAI de que seu direito em permanecer nas terras é legítimo, temem o aumento de assassinatos, movidos pelos agropecuaristas.
(Eu vi a foto do líder morto, rosto esfacelado, um horror!)

Segundo Mariana Boujikian Felippe: "O Estado não pode mais ser conivente com o extermínio velado dos Guaranis"

"MS abriga a segunda maior população indígena do país, mas é um Estado onde a lei pertence aos fazendeiros. Em agosto desse ano, Luis Carlos da Silva Vieira, proprietário do município de Paranhos, declarou abertamente a um site de notícias: “Esses índios aí, alguns perigam sobrar. O que não sobrar, nós vamos dar para os porcos comerem”.

A Constituição Federal prevê que todos os territórios tradicionais deveriam ter sido demarcados até 1993, mas até agora, apenas 1/3 das terras foi demarcado. A luta pela demarcação de terras esbarra na lentidão do Judiciário em julgar processos pendentes, e no descaso do Executivo em homologá-las."



Segundo defensores dos direitos indígenas, a reserva de Dourados tem péssimas condições de vida em função da sobrepopulação ocasionada pela falta de terras: são 11,3 mil pessoas vivendo em 3,5 mil hectares.

O então presidente do Tribunal de Justiça também reclamou de “calúnias” que as autoridades locais sofrem dos ativistas, sendo acusadas de “tortura e racismo”, quando estão simplesmente “tentando cumprir a lei”.

Segundo recentes relatórios do Conselho Indigenista Missionário, há mais assassinatos entre indígenas no Mato Grosso do Sul, e particularmente entre os Guarani-Kaiowá, do que em todo o resto do Brasil: entre 2003 e 2011, foram 279 em MS, e 224 no restante do Brasil. O estado também se destaca pelo número de suicídios entre indígenas e outras mazelas, como desnutrição infantil

Para a vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat, essa é "a maior tragédia conhecida na história indígena em todo o mundo". 
Mariana Boujikian Felippe é estudante de Ciências Sociais da USP 
http://uniaocampocidadeefloresta.wordpress.com/2012/10/25/o-estado-nao-pode-mais-ser-conivente-com-o-exterminio-velado-dos-guarani/




Suicídio Coletivo, será mesmo?
Tonico Benites, antropólogo guarani, escreve:
(...)
A possibilidade de se efetivar o suicídio coletivo dos Kayowá se apoia em dados oficiais do Ministério da Saúde: nos últimos onze anos, entre 2.000 e 2011, ocorreram 555 suicídios, uma das taxas mais altas do mundo.
(...)
Se a tragédia acontecer, uma pergunta vai ter que ser respondida: suicídio coletivo? Será mesmo? A ideia de suicídio é, num certo sentido muito cômoda, porque isenta de culpa a terceiros. Mas se você é levado por alguém a se matar, trata-se de suicídio ou de uma forma de homicídio? O artigo 122 do Código Penal Brasileiro estabelece pena de reclusão para o agente que, através de ato, induz ou instiga alguém a se suicidar ou presta-lhe auxílio para que o faça. Quem pode ser incriminado neste caso?
A pergunta deve ser feita ao governador Puccinelli, implicado pela Operação Uragano da Polícia Federal num esquema ilegal de pagamento de propinas a deputados e desembargadores, que em maio de 2010, durante a abertura da Expoagro, em Dourados, incitou os fazendeiros contra os índios.
Tonico Benites




Para os americanos, a situação das terras indígenas em MS e outras partes continuará apresentando desafios à democracia brasileira nos próximos anos. “A única coisa que fica clara é que, sem uma postura mais proativa do governo brasileiro, o assunto não vai se resolver por si mesmo”, conclui outro comunicado de 2008 sobre o tema – intitulado significativamente de “o desastre guarani-kaiowá”.

Leia mais: http://www.revistareciclarja.com/news/wikileaks-governador-de-ms-zombou-de-pedido-de-terra-para-os-guarani-kaiowa/#.UI_RN-zfXIc.facebook




22/10/2012 23:27
Ato em Brasília - Rose Cabrera Kaiowá e Elizeu Lopes Guarani- Kaiowá colocam cruzes, simbolizando os mortos, marcando o protesto em frente ao Congresso Nacional de entidades que pedem proteção a índios da etnia Guarani-Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, ameaçados de expúlsão da área por fazendeiros não índios Assine a petição promovida pela Avaaz na outra matéria: Salvemos os índios Guarani-Kaiowá do
Segue abaixo o texto originariamente publicado por Bob Fernandes e seu video.

Em 19/10 - Ato em Brasília contra o genocídio dos Guarani-Kaiowá

Nas últimas semanas, além do futebol de sempre, dois assuntos ocuparam as manchetes: o julgamento do chamado "mensalão" e, em São Paulo, o programa de combate a homofobia, grotescamente apelidado de "Kit Gay". Quase nenhuma importância se deu a uma espécie de testamento de uma tribo indígena. Tribo com 43 mil sobreviventes.

A justiça federal decretou a expulsão de 170 índios na terra em que vivem atualmente. Isso no município de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul, à margem do Rio Hovy. Isso diante de silêncio quase absoluto da chamada Grande Mídia. (Eliane Brum trata do assunto no site da revista Época). Há duas semanas, numa dramática carta-testamento, os Kaiowá-Guarani informaram:
-Não temos e nem teremos perspectiva de vida digna e justa tanto aqui, na margem do rio, quanto longe daqui. Concluímos que vamos morrer todos. Estamos sem assistência, isolados, cercados de pistoleiros, e resistimos até hoje. Comemos uma vez por dia.


Em sua carta-testamento os Kaiowá/Guarani rogam:
- Pedimos ao Governo e à Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas decretar nossa morte coletiva e enterrar nós todos aqui. Pedimos para decretar nossa extinção/dizimação total, além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para jogar e enterrar nossos corpos. Este é o nosso pedido aos juízes federais.

Diante dessa história dantesca, a vice-procuradora Geral da República, Déborah Duprat, disse: "A reserva de Dourados é talvez a maior tragédia conhecida da questão indígena em todo o mundo".

Em setembro de 1999 estive por uma semana na reserva Kaiowá/Guarani, em Dourados. Estive porque ali já acontecia a tragédia. Tragédia diante do silêncio quase absoluto. Tragédia que se ampliou, assim como o silêncio. Entre 1986 e setembro de 1999, 308 índios haviam se suicidado. Índios com idade variando dos 12 aos 24 anos.

Suicídios quase sempre por enforcamento, ou veneno. Suicídios por viverem confinados em reservas cada vez menores, cercados por pistoleiros ou fazendeiros que agiam, e agem, como se pistoleiros fossem. Suicídio porque viver como mendigo ou prostituta é quase o caminho único para quem deixa as reservas.

Italianos e um brasileiro fizeram um filme-denúncia sobre a tragédia. No Brasil, silêncio quase absoluto: Porque Dourados, Mato Grosso, índios... isso está muito longe. Isso não dá Ibope, não dá manchete. Segundo o Conselho Indigenista Missionário, o índice de assassinatos na Reserva de Dourados é de 145 habitantes para cada 100 mil. No Iraque, esse índice é de 93 pessoas em cada 100 mil.

Desde 1999, quando estive em Dourados com o fotógrafo Luciano Andrade, outros 555 jovens Kaiowá/Guarani se suicidaram no Mato Grosso do Sul. Sob aterrador e quase absoluto silêncio. Silêncio dos governos e da Mídia. Um silêncio cúmplice dessa tragédia.
http://www.revistareciclarja.com/news/cerca-de-863-indios-se-suicidam-e-quase-ninguem-viu-/#.UIX_2Vm0QMM.facebook



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista de coração
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Veneno - Dentes brancos e Titânio

Titânio é branqueador óptico
Branqueadores ópticos - a nova mania

Falsa limpeza põe titânio até nas roupas de bebês

Direito do consumidor: SABER O QUE ESTÁ ADQUIRINDO!!!
Quando comprei um sabãozinho "neutro" de coco, ESPECÍFICO para lavar roupas íntimas, chamou-me a atenção o termo "branqueador óptico". Fui atrás! COMO NÃO NOS INFORMAM ISSO???

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/10/veneno-dentes-brancos-e-titanio.html

Carcinogenicidade O dióxido de titânio está classificado pelo CIIC como um carcinógeno do Grupo 2B, evidenciando a inexistência de provas suficientes em humanos do potencial cancerígeno do
dióxido de titânio, embora existam provas suficientes em animais de laboratório relativamente
ao potencial cancerígeno do dióxido de titânio.  http://www.hp.com/hpinfo/globalcitizenship/environment/productdata/Countries/br/lf_cn867series_br_por_v5.pdf

(Pigment White 6; CI 77891; INS 171; E171)



Problemas de saúde

dióxido de titânio (E171) pode alterar uma barreira essencial que protege o cérebro de elementos tóxicos, de acordo com o CEA (Comissariado Francês de Energia Atômica). A exposição crônica a estas partículas poderia dar lugar a um acúmulo no cérebro, com risco de perturbação de certas funções cerebrais. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Corante_alimentar )



Veneno - Dentes Brancos e Titânio

Por Marise Jalowitzki
26.outubro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/10/veneno-dentes-brancos-e-titanio.html

Qual a cor do cavalo branco de Napoleão?

Ríamos às fartas quando pegávamos alguém desatento que se punha a pensar na óbvia resposta. As crianças, como nós, geralmente respondiam rápido:

- Branco, ora!

Ou mandavam a gente para aquele lugar e continuavam brincando.

Mas, os adultos, ah! esses, que pareciam sempre saber tão pouco, geralmente pensavam, cismavam, olhavam para o lado e para cima, colocavam a mão no queixo e diziam:

- Uhm! Não sei!

Ou então:

- Qual era? Tu sabes?

Garbosos, riamos deles. Como eram pouco antenados!

- Branco, ora!

E aí repetíamos bem devagar a pergunta, para que 'percebessem' a resposta que já ía embutida na pergunta. Algumas vezes eles - os adultos - até corriam atrás de nós, rindo, dizendo:

- Ah, quiseram nos pegar, heim?

Este artigo é para dividir uma suspeita, uma preocupação. Assim como a historieta acima serve para mostrar que o óbvio só é óbvio para aquele que consegue perceber, aqui também vai uma gama de informações. Avalie você mesmo:
- QUAL O ÍNDICE SUPORTADO pelo organismo humano DE DIÓXIDO DE TITÂNIO ANTES que comece a  proliferar células cancerígenas?
- QUAIS AS ELUCIDAÇÕES que estão sendo dadas aos consumidores para que não se excedam no uso das novidades?


Há muito tempo a mania pelo "branco" está associada ao conceito de "limpeza". É um mito. A falsa limpeza que transmuta a cor das roupas, dá a sensação de "super-branco", mas não é limpeza. Há muito tempo somos bombardeados com propagandas de sabão em pó que competem entre si, na corrida sobre qual deixa as roupas mais brancas. O branqueador óptico mencionado é titânio. Você usaria, de verdade, titânio com tranquilidade? "De olhos fechados" como querem alguns comerciais?

Outro dia fui limpar um chinelo "havaianas" branco, que tinha marcas no solado, devido ao uso. Por mais que esfregasse (esponja com sabão neutro de coco) as marcas não saíam. Quando, em determinado momento, o chinelo ficou exposto ao sol, bingo! Limpinho! Como? Voltando à sombra, lá estavam as manchas! INTRIGADA, fui pesquisar. Divido com vocês.

Você sabia que o dióxido de titânio está também nos alimentos? (Acompanhe neste blog)
Você sabia que o branqueador óptico está até no sabão neutro, no sabão de glicerina? Em produtos especialmente recomendados para lavar as roupinhas de seu bebê? No sabão neutro de coco? O titânio vem adicionado como um pozinho e não se dilui no organismo. Quando usa as roupinhas lavadas com o 'branqueador óptico', o pó se desprende e o bebê inala!

Você também deve estar acompanhando a enxurrada de apelos pelos dentes brancos "que abrem portas", a modelo internacional fazendo propaganda da placa (tipo tirinha) que promete o branco-dos-brancos por até dois dias. É titânio!

O dióxido de titânio, especialmente quando exposto à "luz negra" (raios UV) dá um brilho "branco" intenso, "arrasador"! A luz negra, é um tipo de lâmpada que emite uma frequencia especial de luz chamada Ultra Violeta (UV), que parece iluminar os objetos de forma seletiva, acendendo alguns e apagando outros, na verdade todo objeto BRANCO reflete a luz emitida pela luz UV e alguns tipos de pigmentos, animais e fluidos corporais são também sensiveis a ela e dão a impressão de estarem iluminados.

Quais os estudos a médio e longo prazo para medir os efeitos colaterais das partículas que sempre acabam sendo ingeridas?
Um tanto assustador pensar que o que entra na fabricação de mísseis, em energia nuclear e tudo o mais, também está agora dentro de nosso corpo! E sabemos que material particulado não é expelido pelo organismo, deposita-se nas artérias e acaba em doença séria.


dentes brancos em 21 minutos - O que você está colocando em seu corpo?


Gostaria por demais saber, de fonte confiável, quais os riscos.
De minha parte, mais uma vez, vou evitar ao máximo esses produtos!!!

Blue Covarine
Postado por Nolan Dental Acessível para FindLincolnDentist.com
Falando de um brilho GQ, há um novo produto que contém covarine azul que tem Creme dental escorrendosido demonstrado em estudos para imediatamente dar a aparência de mais branco ". Sendo azul, ele anula o amarelo e adere à superfície para criar a ilusão de ótica de dentes super-brancos. É seguro, desde que você não engula nada. (Eu pessoalmente não recomendaria engolir qualquer produto de higiene oral!)
http://www.articlesbase.com/dental-care-articles/teeth-whitening-toothpastes-fact-fiction-and-blue-covarine-5287939.html

DIÓXIDO DE TITÂNIO - PIGMENTO
O dióxido de titânio (Pigment White 6; CI 77891; INS 171; E171) é um dos mais importantes pigmentos brancos produzidos, sendo sua produção mundial em torno de 2,5 milhões de ton/ano. Apresenta ampla faixa de aplicação incluindo tintas arquitetônicas, industriais e de impressão, plásticos, borrachas, papel, produtos têxteis, alimentícios e fármacos.


A capacidade de opacificar e branquear o meio em que está disperso, é a mais importante propriedade de um pigmento branco. O potencial opacificante é essencialmente controlado por duas propriedades : índice de refração e tamanho de partícula.
O índice de refração é uma propriedade associada à estrutura cristalina, ficando assim fora do controle do fabricante. O dióxido de titânio rutilo é o que apresenta o maior índice de refração de todos os pigmentos brancos disponíveis. ( http://www.iqm.unicamp.br/~wloh/offline/qg661/2trab6.html ) 



Branqueadores Ópticos

DIA GLO-branqueadores ópticos são recomendados para detecção de vazamentos e de identificação do produto, quando expostos à luz UV. Estes branqueadores são altamente fluorescente sob luz ultravioleta (luz negra). eles também oferecem boa solubilidade e estabilidade térmica.
D-298 Columbia Blue (solvente solúvel)
D-286 Blue Sky
D-282 UV-Blue Water, solúvel:
D-211 Ice Blue


Obs:  Declaramos que os dados acima são baseados nos conhecimentos e experiência atuais do fabricante, devendo ser verificados e testados pelo cliente.


Efeito óptico de clareamento obtido por creme dental clareador contendo blue covarine em dentes manchados por diferentes cores






Titânio: desde uso na energia nuclear, engenharia, indústria armamentista, implantes, também se faz presente nos alimentos e materiais de higiene e limpeza! Quais as consequências na ingestão de partículas?

"DIÓXIDO DE TITÂNIO

3. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS
Efeitos de saúde agudos

Contacto com a pele Irritante para a pele.
Contacto com os olhos Irritante para os olhos.
Inalação Irritante para as vias respiratórias.
Ingestão Nocivo em caso de ingestão.

Efeitos potenciais na saúde
Carcinogenicidade O dióxido de titânio está classificado pelo CIIC como um carcinógeno do Grupo 2B, evidenciando a inexistência de provas suficientes em humanos do potencial cancerígeno do
dióxido de titânio, embora existam provas suficientes em animais de laboratório relativamente
ao potencial cancerígeno do dióxido de titânio.

Perigos para a saúde Nocivo em caso de ingestão. Irritante para os olhos, o sistema respiratório e a pele." ( http://www.hp.com/hpinfo/globalcitizenship/environment/productdata/Countries/br/lf_cn867series_br_por_v5.pdf )

ou dentro do corpo, neste caso em decorrência da inalação ou ingestão de água ou .....seres humanos a baixas doses de radiação podem causar danos à saúde .....radioativos utilizados na construção são os óxidos de ferro, titânio e .
http://www.ipen.br/conteudo/upload/201103311026310.Apostila%20TNA-5754%20abr-2011.pdf )

Ligas de Titânio na confecção de próteses parciais removíveis - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Publ.Biologicas.v.15i1.011017


Camila Maggi Maia Silveira, Shelon Cristina Souza Pinto, Andréa Romanini, Fabiana Dias Simas Dreweck, Gibson Luiz Pilatti, Nara Hellen Campanha

Resumo




O titânio (Ti) e suas ligas têm despertado grande interesse na Odontologia, em especial na área de Prótese Dental, levando-se em consideração suas propriedades favoráveis como biocompatibilidade, resistência à corrosão e baixa densidade. O Ti tem sido largamente utilizado na Odontologia, na  Implantodontia, em Ortodontia, mas ainda muito pouco  utilizado para a confecção de estruturas metálicas de prótese parcial removível (PPR). Isto se deve ao fato de tratar-se de metal extremamente reativo aos elementos constituintes do ar atmosférico, o que difere seu processo de fundição dos métodos convencionais. Portanto, o maior obstáculo na confecção de próteses parciais removíveis com este metal e suas ligas seria a dificuldade técnica na confecção das armações metálicas, mas, a cada dia que passa, aumenta a preocupação em se estudar mais este assunto. Sendo assim, parece ter o Ti um horizonte promissor, em virtude de suas excelentes propriedades e, se suas desvantagens forem superadas com a adequação dos laboratórios comerciais e maior conhecimento técnico, seu emprego nessa área poderá tornar-se realidade,beneficiando profissionais e pacientes. ( http://www.revistas2.uepg.br/index.php/biologica/article/viewArticle/1790 ) 


Titânio Ti. Elemento de transição metálico. Z = 22, configuração eletrônica: [Ar] 4s2 3d2, MA = 47,9, d = 4,507 g.cm-3, PF = (1660 ± 10)ºC, PE = 3280ºC. As principais fontes são rutilo (TiO2) e em menor extensão a ilmenita (FeTiO3). O elemento também ocorre em muitos outros minerais. É obtido por aquecimento do óxido com carbono e cloro para dar TiCl4 que é reduzido no processo Kroll. A principal aplicação é em grande número de ligas fortes, resistentes à corrosão, para aeronaves, navios, indústria química. Exposto ao ar, o elemento forma cobertura passiva de óxido. A temperaturas mais altas reage com oxigênio, nitrogênio, cloro e outros não-metais. É solúvel em ácidos diluídos. Os principais compostos são sais e complexos de titânio (IV). Também são conhecidos compostos de titânio (II) e de titânio (III). O elemento foi descoberto por Gregor em 1789.
Amostra de ilmenita, FeTiO3, o mais importante minério
de titânio. Tem brilho metálico, traço escuro, pardacento.
O Brasil tem grandes depósitos deste minério.
Amostra de quartzo enfumaçado com estrela de rutilo (TiO2)

http://www.cdcc.sc.usp.br/elementos/titanio.html

APLICAÇÕES DO TITÂNIO

Na engenharia

  1. Indústria química, devido à sua resistência à corrosão e ao ataque químico;
  2. Indústria naval: o titânio metálico é empregado em equipamentos submarinos e de dessalinização de água do mar;
  3. Indústria aeronáutica: é usado na fabricação das pás da turbina dos turbofans, turbojatos e turbo-hélice;
  4. Indústria nuclear: é empregado na fabricação de recuperadores de calor em usinas de energia nuclear;
  5. Indústria bélica: o titânio metálico é sempre empregado na fabricação de mísseis e peças de artilharia;
  6. Na metalurgia, o titânio metálico, ligado com cobrealumíniovanádioníquel e outros, proporciona qualidades superiores aos produtos. Outra aplicação, que se dá somente com o rutilo, é no revestimento de eletrodos de soldar.
  7. Também é usado na condutividade Térmica nos computadores.

[editar]Outras Aplicações

  1. Aproximadamente 95% de todo o titânio é consumido na forma de dióxido de titânio (TiO2), um pigmento permanente intensamente branco. Tintas feitas com dióxido de titânio são excelentes refletores de radiação infravermelha sendo assim muito utilizadas porastrônomos;
  2. Aplicações em produtos para consumo como bicicletas, óculos, instrumentos musicais e computadores estão se tornando bem comuns. As ligas mais comuns são com alumínio, ferromanganêsmolibdênio e outros metais;
  3. Tetra cloreto de titânio (TiCl4), um líquido incolor, é usado para iridizar vidro;
  4. Dióxido de titânio também é usado em protetores solares devido à sua capacidade de proteger a pele;
  5. Por ser considerado fisiologicamente inerte, o metal é utilizado em implantes. ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Tit%C3%A2nio ) 



"O titânio tem um amplo espectro de aplicações: ele é um verdadeiro curinga, polivalente por excelência.
Esse elemento pode ser usado na dessalinização da água do mar, na produção de pigmentos em tintas, na construção de artefatos nos quais o baixo peso é um parâmetro importante, sobretudo na indústria aeronáutica, na elaboração de próteses ortopédicas e dentárias, sensores de gás e baterias de carga rápida.
O titânio foi descoberto em 1791, pelo reverendo inglês William Gregor (1761-1817). Seu nome faz referência aos titãs, os primeiros filhos da terra, conforme a mitologia grega. Esse elemento é o quarto metal mais abundante na crosta terrestre, superado apenas por alumínio, ferro e magnésio. Na natureza o titânio é geralmente encontrado em três formas diferentes do mesmo óxido, TiO2 – rutilo (a mais comum), anatásio e bruquita.
Esse elemento é tão resistente quanto o aço, mas 45% mais leve. É 60% mais pesado que o alumínio, mas duas vezes mais resistente. Ligas de titânio com alumínio, molibdênio, manganês, ferro e outros metais têm sido sistematicamente usadas na indústria aeronáutica, na qual o peso e a capacidade de suportar temperaturas extremas são propriedades de suma importância." ( http://ceticismo.net/2007/05/05/titanio-um-metal-polivalente/  )


Cosméticos para bebê precisam de cuidados para que não sejam nocivos a pele
Publicado em 19/07/2012 às 21h04

Muitas mães adoram exagerar em produtos de beleza para deixar seus bebês limpinhos e cheirosos. É o famoso "cheirinho de bebê". Algumas dão banho várias vezes ao dia, outras usam dezenas de lencinhos umedecidos nas trocas de fraldas e exageram no xampu no momento do banho.

A indústria de cosméticos para bebês é enorme. Novos produtos surgem nas prateleiras todos os dias. Marca, cor, tipo de embalagem: o que as mães devem levar em conta na hora de optar por esse ou aquele sabonete, xampu, creme hidratante ou de limpeza para bebês e crianças pequenas? Antes de tudo, é importante que você veja se os produtos são dermatologicamente testados e hipoalergênicos. Não há indicação do uso dos hidratantes, por exemplo, abaixo dos seis meses.

O dermatologista Fernando Passos de Freitas explica que cuidados devem ser tomados para não provocar alergias e irritações na pele delicada do bebê. "Um banho por dia, por exemplo, é o ideal. Se estiver muito calor, podem ser dois. Mas o segundo dispensa sabonete", explica o dermatologista.

Algumas mães entopem seus bebês de talco. O especialista esclarece que não é recomendado, uma vez que o pó é aspirado pela criança e pode causar problemas respiratórios e alérgicos. Outro vilão é o perfume. "Nada de perfume. O produto pode causar irritação e alergia", aconselha o médico.

Fonte: MSN Notícias 



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista de coração
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Ecologia e a morte de um amigo



Para que as coisas mudem para melhor temos de mudar nossa maneira de ver o mundo, viver no mundo, consumir no mundo. Se não revisarmos o modelo, não haverá melhoria.

Ecologia e a morte de um amigo

Por Marise Jalowitzki
18.outubro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/10/ecologia-e-morte-de-um-amigo.html

Consciência Ambiental - Se você tem, pratique!
Violência gera violência!
Vingança só acarreta mais desgraça.
Mudanças estruturais não acontecem do dia para a noite.
Para mudar a visão que as pessoas tem sobre a vida, o planeta, a natureza, a conservação dos recursos naturais e da necessidade de mantê-los para MANTER A VIDA é preciso muita, mas muita persistência.

Hoje foi um dia de lembranças.
Hoje fez 8 anos que perdi um amigo, um irmão. Coube a mim e a outro amigo reconhecer o corpo no DML. Ele, após ter sido convidado para participar de uma empresa de turismo ecológico no centro do país, quando chegou lá, constatou que se tratava de grilagem de terras e comércio ilegal de madeira. Revoltou-se, apanhou, voltou, uma mão na frente outra atrás, mas não adiantou. Tinha de ser queima de arquivo. Ele levou consigo seus conhecimentos e segredos. Nunca revelou detalhes para nenhum parente. Cinco golpes de 'arma branca' silenciaram-no para sempre. Casa revirada, desordem nos papéis, revistas e livros. As marcas de piche encontradas nos dedos foram identificadas pelo delegado como "comprovação da execução". Ele foi apenas mais um dos executados, anônimos neste mundo de fachada ecológica.

Um outro amigo, mais recentemente, também voltou do norte, convidado que havia sido para exercer o cargo de 'supervisor' em empresa madeireira. 
"É tudo certo, tudo legal?" - assegurou-se antes de partir.
"Tudo nos conformes, não se preocupe!" - asseguraram os contratantes.
Chegando no Amapá, viu tratar-se de comércio ilegal de madeiras.
"-Tô muito velho pra este tipo de coisa!" - disse ele, e voltou ao RS. Por enquanto, está vivo.

O cenário não muda. Notícias de toda 'sorte"/azar continuam sendo noticiadas. Desmatamento alarmante, o maior da história do Brasil, pessoas se aproveitando [como sempre] do tempo que leva para que as autoridades tomem decisões, sancionem leis, aprovem projetos; do beneplácito que um país do tamanho do nosso proporciona, onde, mesmo após aprovadas as leis, há tão pouca vigilância que a impunidade permanece. E os que ocupam os cargos, exatamente por serem em tão reduzido número, como exigir deles que arrisquem as suas vidas e as de suas famílias em uma luta até agora inglória? 

Nesta mesma data a presidente Dilma veta 9 itens no [arrastado] Código Florestal. De que adianta, se os poderes, o efetivo e os veículos, tanto do Ibama como da Polícia Federal não forem reforçados? 

O avião leva os funcionários do Ibama até uma clareira. Lá, milhares de árvores tombadas estão nos caminhões, prontas para seguir sua rota clandestina e criminosa. O que podem fazer dois, três funcionários contra toda uma quadrilha, crime organizado? O QUE ganharia o país com mais alguns mortos, a não ser a dor dos seus familiares sobreviventes?


A promessa do governo é de que o "Brasil tem condições de suprir a demanda de alimentos do mundo".


Os acontecimentos se sucedem, seja em noticiários, seja em revistas, artigos, relatos pessoais. 

O que dizer para tantos agricultores gaúchos falidos, somente neste ano, em função das desgraças ambientais? Ciclones, ventanias sequentes de mais de 100 km, enchentes que arrastam tudo, granizo em  pedras enormes, lavouras perdidas, casas inundadas. Os mais velhos, as crianças, as mulheres, os mais pobres, os pequenos agricultores, ficam chorando. Declaram não saber como pagar os empréstimos bancários. Não adiantou comprometer-se em usar pesticidas com o banco que concedeu o empréstimo,  usar vários agrotóxicos, fertilizantes de todo estilo, para assegurar ao banco uma garantia de retorno com uma colheita certeira. As plantas modificadas geneticamente cresceram, sim, neste lamentável momento alimentar em que vivemos, onde a quantidade, o tamanho, a 'beleza estética' de uma fruta, de um legume, vale muito mais do que seu valor nutricional. E, infelizmente, como nos anos anteriores, as extensas queimadas da Amazônia, especialmente do Mato Grosso, trouxeram ventos muitos quentes, durante praticamente todo o inverno no sul, ventos secos (e tóxicos), chocando-se com as massas polares que vem, especialmente, pela Argentina, transformando em enchentes e granizo destruidor o que era para ser chuva e frio. Acabaram com muitas plantações, ampliando os bolsões da miséria camuflada - sim, pois o RS recebe apenas a propaganda de um estado riquíssimo. Ninguém fala QUAL O PERCENTUAL dos que estão 'se dando bem' na agricultura.

Muita gente sabe de tudo isso.

Agora, inicia-se um novo êxodo dos adultos jovens, sadios e 'espertos' que largam tudo e vão desmatar na Amazônia, como há 50 anos atrás, derrubando sem piedade as árvores centenárias. Derrubar primeiro, ver o que acontece, depois. No máximo, algumas multas que poderão ser contestadas à exaustão. Há processos que simplesmente prescrevem e continua tudo 'no limbo'. Esses 'espertos' sonham com colheitadeiras eletrônicas, onde o ato de colher as sementes é monitorado como em um jogo de video game. Diversão e lazer.

"O que você vai fazer  com os lucros da boa colheita?"
"Vou comprar mais um trator e uma colheitadeira moderna, que rende muito mais!"

A promessa do governo é de que o "Brasil tem condições de suprir a demanda de alimentos do mundo". A que preço? Quais as bases de sustentabilidade para contemplar e compartilhar ganhos reais? Nas pessoas, no ecossistema? 

Enquanto isso, pequenas associações vendem sementes naturais, ecológicas, adquiridas por alguns poucos que acreditam que ainda é possível 'salvar' o planeta.

Os cinco furos que deixaram no corpo de meu amigo, não foram em vão. Ao meu amigo-irmão, meus votos de que, esteja onde estiver, seja MUITO FELIZ e que possa trilhar caminhos mais alvissareiros, em um lugar com menos violência e ganância. Com mais PAZ, HARMONIA E FELICIDADE. RESPEITO E COMPARTILHAMENTO.


Pai Nosso, que estais no céu, santificado seja o Teu Nome!


Perguntam-me como posso ter fé em um mundo como esse. EU PRECISO ter Fé para continuar fazendo a minha parte para a melhoria em um mundo melhor!



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista de coração,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil