sábado, 17 de novembro de 2012

Pneus e Impactos Ambientais - Cisterna feita de pneus - Água da chuva para irrigar grandes áreas

captação da água da chuva
Projeto da Emater-RS - Idealizadora é a extensionista rural Claudia Paraíba, de Teutonia - Pneus usados são utilizados na construção de cisternas ecológicas que podem irrigar grandes áreas com captação da água da chuva



O descarte de pneus em lixões já está proibido há 13 anos, mas a destinação correta ainda não acontece. 

A coleta e a destinação correta de pneus usados são obrigatórias no Brasil desde 1999, segundo resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). De janeiro a março deste ano 89.000 toneladas foram reaproveitadas, o que equivale a 18 milhões de pneus para carro de passeio. AINDA É POUCO!!!



 Pneus e Impactos Ambientais - Cisterna feita de pneus - Água da chuva para irrigar grandes áreas


Por Marise Jalowitzki
17.novembro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/11/pneus-e-impactos-ambientais-cisterna.html

Ainda estamos na primavera e a área da grande Porto Alegre já sofre com a escassez de água. O Rio dos Sinos está mais de um metro abaixo do nível normal e a população de São Leopoldo tem de conviver com o desconfortável sistema de racionamento no abastecimento. Como será no verão? Ano a ano a situação se agrava, ora com dejetos químicos criminosamente jogados pela indústria, ora com desvios irregulares do leito do rio, feitos com o objetivo de criar açudes clandestinos para salvar as lavouras... Enquanto isso, os projetos de construção de hidrelétricas continuam. ÁGUA NÃO É UMA ENERGIA RENOVÁVEL, como alardeiam alguns. Água é BEM FINITO, as barragens contemplam uma vida "útil' de 30 anos, em média. Depois, acaba. Asim, o atual planejamento "oficial" continua falho, pois temporário. Ainda temos chuvas abundantes em um considerável espaço de tempo, embora os invernos sejam cada vez mais quentes, principalmente devido às queimadas (devastação das florestas) no centro sul do país.

CADA VEZ MAIS FAZ-SE NECESSÁRIO APROVEITAR OS RECURSOS NATURAIS O MAIS NATURALMENTE POSSÍVEL!!! Captar a água da chuva é imprescindível! Junto a isso, os pneus descartados, jogados aos milhares em terrenos baldios, podem ser uma solução para todo esse problema! O Brasil foi importador de pneus usados até há bem poucos anos, muitos deles chegaram até aqui em péssimas condições, sem possibilidade de reaproveitamento (!!!) sendo apenas sucata! (leia artigos referenciados ao pé desta página)

Enterro de pneus usados 

Como agora a lei proíbe o mero descarte em lixões, centenas e centenas de agricultores e empresários do agronegócio simplesmente enterram os pneus, muitas vezes nas próprias áreas de preservação ambiental, agravando ainda mais o problema dos tóxicos no solo (e, consequentemente, em nossos alimentos).


Pneus viram carvão para alto forno nas cimenteiras. Se não houver filtro adequado nos fornos de clínquer nas fábricas de cimento, a população do entorno inala o ar tóxico (veja janela sobre cimento à direita, neste blog). Usar pneus usados na construção de cisternas, captação de água da chuva é muito mais sustentável, em pequenas e grandes áreas. Pneus que também podem ser utilizados para construção de silos e para secagem de grãos.



Pneus descartados podem ser utilizados em cisternas para irrigação também em grandes espaços, lavouras com vários hectares? 

A resposta é: sim. A extensionista Claudia Paraíba, da Emater-RS, em Teutonia, explica:

"A construção, até para garantir a segurança necessária, é feita com 6 pneus radiais. A pressão da água é de dentro pra fora, assim, uma altura de 2m é um tamanho que garante essa segurança. A cisterna garante a captação de 1.000 litros de água da chuva. Assim, para obter a água necessária, basta construir o número compatível de cisternas." Elas são colocadas enfileiradas, no local desejado na propriedade e ficam unidas por canos que conduzem a água, no primeiro pneu de cada cisterna (embaixo), colocados na flange, a mesma que, na hora de liberar a água, possui a torneira. Está bem explicado no passo a passo. Não tem erro.


Para o Secretário de Meio Ambiente do município, Luiz Fernando Vickert, a construção das cisternas e silos traz muita satisfação, já que a instalação das cisternas contemplam duas soluções sustentáveis: a questão da irrigação das lavouras e a reciclagem dos pneus usados, "lixo que muitas vezes fica jogado nas próprias propriedades rurais e assim tem uma nova utilidade."

Claudia Paraíba Monteiro, a idealizadora do projeto, salienta que a ideia surgiu pela própria necessidade da região em relação ao abastecimento de água. "Aqui em Teutônia, não temos rios ou córregos para abastecer a região. Todo o abastecimento de água do município vem de poços artesianos. Assim, nem deveríamos pensar em irrigação de lavouras. Mas, aí, saí a procurar na internet projetos de captação de água da chuva. Deu certo. A partir de um projeto de criação de caixas d'água com pneus, da ESALQ-USP, em Piracicaba, fiz a adaptação para cisternas e deu certo."

Racionamento de água em plena primavera - São Leopoldo, Rio dos Sinos e a falta de água - Pneus podem se tornar cisternas que captam água da chuva


Engaje-se e divulgue! Não são só os agricultores de 'menos recursos' que devem aproveitar esta tecnologia sustentável! PRINCIPALMENTE os de 'mais recursos', que são os que mais gastam água, eletricidade e combustível em sistemas mecanizados caros, precisam adotar a prática sustentável de recolher recursos naturais e reutilizá-los.

Este é um projeto que precisa ser expandido em nível nacional. Divulgue!!!

Conheça o video: http://canalrural.ruralbr.com.br/noticia/2012/06/tecnica-rural-apresenta-alternativa-sustentavel-para-armazenar-graos-3803442.html

Contatos:
Emater:
Central (Porto Alegre) 51 2125 3144 - GEC - Assessoria de Imprensa (Júlio)
Teutônia - 51 33762 1313
Extensionista Claudia Paraíba Medeiros - cmedeiros@emater.tche.br



Confira o Passo a passo para construir a sua cisterna de pneus usados e recolher água da chuva para irrigação em terrenos





Pneus usados viram secador de grãos, silos e cisternas para recolher água da chuva e irrigar lavouras - agroecologia


mais sobre o tema, neste blog:

O tempo médio para a utilização
da compostagem 
como adubo é de
3 a 6 meses, mas o chorume já
pode ser retirado com 15 dias

Compostagem Orgânica - Como fazer um Biodecompositor barato e eficiente
Link:









Captação da água da chuva - Projeto
sustentável da Emater-RS instala
cisterna ecológica na Escola Municipal
Alfredo Schneider, em Teutonia-RS

Água captada da chuva serve para regar as plantas, lavar calçadas e corredores da Escola 


Escola utiliza cisterna feita com pneus usados para irrigar jardim e horta orgânica

Link:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/09/escola-utiliza-cisterna-feita-com-pneus.html 




Pneus usados viram cisterna que
 recolhe água da chuva e irriga lavouras
e terrenos - Seja a mudança que
você quer no mundo. Divulgue

Como construir cisterna com pneus usados - armazena água da chuva e serve para irrigação de lavouras

Link:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/08/como-construir-cisterna-com-pneus.html 




Mais sobre Agroecologia:
Sem Agrotóxicos! Diga Sim à Vida!


SEM AGROTÓXICOS - ALIMENTAÇÃO - AGROECOLOGIA - Página de Links


http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/03/sem-agrotoxicos-alimentacao.html 


Aqui você encontra vários artigos sobre o tema AGROTÓXICOS, seus riscos e problemas. Também, sobre as saídas sustentáveis e os empreendimentos de pessoas visionárias, que fizeram de suas vidas um exemplo de sustentabilidade.


Entre nessa!
Continue nessa!
Divulgue! 


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista de coração
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário