terça-feira, 25 de setembro de 2012

Carlos Miguel era Catador e foi queimado vivo

Morte do catador em Caxias do Sul - Só resta ao cãozinho continuar a guarda - Foto Vania Espeiorin
Adolescentes envolvidos já prestaram depoimento. Não estudam. Educação é formação para a Vida. Todo jovem PRECISA estar sempre aprendendo coisas boas para ocupar a mente e o coração e criar respeito  pelo próximo!

Carlos Miguel era Catador e foi queimado vivo

Por Marise Jalowitzki
25.setembro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/09/carlos-miguel-era-catador-e-foi.html

Quando ouvi a notícia e vi a chama humana correndo, não quis acreditar! Filme de horror! O homem, completamente tomado pelo fogo, correndo e gritando por socorro. As câmeras de segurança do posto de gasolina mostram os frentistas e populares desesperados, com seus extintores, tentando apagar o fogo. O trabalhador, um catador de material reciclável, homem de 45 anos, teve 85% do corpo queimado na 6a. feira è noite, pelas 21h40min, enquanto dormia. Carlos Miguel dos Santos morreu ontem, na segunda.

Morador de rua, papeleiro, catador, trabalhador. O carrinho tração humana apareceu no primeiro dia, em meio ao colchão e roupas queimadas, ao lado do barraco destruído. O cãozinho da foto perdeu seu dono. Carlos Miguel foi internado e permaneceu na UTI do Hospital Pompéia de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, em estado gravíssimo, vindo a falecer na 2ª feira.

Fiquei chocada quando os noticiários dos próximos dias falaram mais em "acidente" do que na averiguação NECESSÁRIA de crime. HOJE, FELIZMENTE, a Ministra Maria do Rosário, de Direitos Humanos diz que vai acompanhar o caso.

Importantíssima a declaração inicial do frentista que declarou ao repórter que o senhor, enquanto corria e clamava por socorro, também falou em "Eles me pagam!"

QUEM ERAM 'ELES'?
Quatro rapazes foram vistos correndo pelas imediações onde o cidadão dormia, em um terreno baldio, após um dia de trabalho. O local, 5 dias do ocorrido, ainda não havia recebido isolamento por parte da polícia local e os peritos da capital Porto Alegre, só puderam se deslocar até Caxias do Sul (por falta de efetivo) hoje, 3ª feira (25).

Os quatro rapazes, 3 de 14 anos e um de 15 anos, molestavam o trabalhador há tempos. Eles invadiam o barraco onde Carlos Miguel dos Santos morava, e de onde já haviam sido expulsos. "Presa fácil" dos menores delinquentes (e agora, provocando a morte de um ser humano), há uma semana eles o haviam apedrejado em plena rua. Os rapazes não estudam e moram em um bairro pobre, conhecido como ponto de tráfico de droga. 

QUEM SÃO OS PAIS DESSES ADOLESCENTES?

COMO A SOCIEDADE ASSISTE A ATOS DESSE TEOR E NÃO TOMA NENHUMA PROVIDÊNCIA PREVENTIVA?

A Sociedade PRECISA intervir ANTES de acontecer uma tragédia!


Perseguir um trabalhador, só porque é pobre e desprotegido, é hediondo! Barraco onde o catador morava, ficou completamente queimado após o ato cruel dos adolescentes - Foto Jonas Ramos


Da RBS
"Na sexta-feira, segundo os primeiros depoimentos, eles decidiram dar um susto no papeleiro e compraram R$ 2 em gasolina em um posto ainda não identificado pela polícia. O delegado concluiu que a gasolina utilizada para atear colocar fogo no papeleiro foi comprada pelos três garotos de 14 anos, enquanto o de 15 ficou na esquina para que ninguém visse a ação."

A Ministra Maria do Rosário declara que irá acompanhar o caso. "Segundo ela, um levantamento recente indica que 111 moradores de rua foram mortos entre junho de 2011 até março de 2012. Os dados do Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua e Catadores revelam ainda que queimaduras são a segunda causa desses óbitos, perdendo apenas para as armas de fogo."



RESPEITO À VIDA
O respeito à vida PRECISA ser promulgado com mais intensidade em nossos dias. A maldade que jaz no íntimo do ser humano PRECISA ser freada! A vida dos jovens PRECISA ser preenchida com cursos profissionalizantes, tempo ocioso é oficina para o mal.

Os menores já deram seus depoimentos e, segundo o titular da 2ª Delegacia de Polícia, Joigler Paduano, as investigações devem estar concluídas ainda nesta terça-feira (25) encaminhando o caso à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

A vida desse senhor está extinta. Sua história está escrita. Tinha um rosto, uma identidade, uma profissão, esperanças em um mundo melhor, como todos nós. Isso está ceifado. O que precisamos, cada vez mais, é comentar com os que nos são próximos, não apenas o fato em si, mas, sim, aproveitar um triste acontecimento como esse para referenciar e fortalecer valores como ética, respeito, amor ao próximo, entendimento, compaixão e solidariedade, com o objetivo maior de inibir futuros males de igual teor.

Este é mais um crime QUE NÃO PODE FICAR IMPUNE!
AJUDE A PRESERVAR A VIDA!

Uma referência:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/policia/noticia/2012/09/pericia-do-terreno-onde-papeleiro-foi-queimado-em-caxias-do-sul-sera-realizada-nesta-terca-feira-3895648.html

Video do Pioneiro, de Caxias do Sul

Câmeras de segurança registram socorro à vítima


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Christian, lembro do amigo do Mov Verde Marina!! Tudo bem?
    Sobre seu comentário acerca do artigo http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/09/carlos-miguel-era-catador-e-foi.html:

    "Olá, Marise Jalowitzki!
    Lembra daquela vez em que queimaram um índio pataxó em Brasília? Se esses garotos forem filhos de juízes ou qualquer outro tipo de autoridade (como aqueles que queimaram o índio eram), então nada acontecerá a eles. Vivemos em um tipo de sistema de castas, então, mesmo que a Constituição diga que somos todos iguais, sempre haverá pessoas mais "iguais" que outras.

    Sobre esse assunto, por favor, quando tiver um tempinho, dê uma olhadinha aqui: http://pensadorlivre-bill.blogspot.com.br/2011/06/existe-um-sistema-de-castas-no-brasil.html

    Abraços e parabéns pelo blog, sigo você já a um bom tempo."

    : Lembro, sim, do triste caso do índio pataxó, da impunidade e mais: da corrupção do pai de um dos assassinos, que fez com que se alterassem os números de aprovados em determinado concurso público (de 1.000 para 5.000)inscreveu o filho assassino, que passou em 4.594º lugar e FOI ADMITIDO! Três meses depois estava "promovido", recebendo quase 5.000 mensais!!!
    Insano, deprimente, cruel!!!

    No caso desse trabalhador gaúcho, foram 4 adolescentes (entre 13 e 15 anos), oriundos de bairro pobre, ponto de tráfico de drogas. O motivo? Queriam 2 reais, que o catador não lhes deu!!! Foi morto por isso! Eles, agora, estão em uma das "casas sócio-deucativas" do governo!!! Leis brandas para situações extremas!!!

    Brasilzão!!!
    Aberaços, Amigo!
    (Li o seu artigo no blog e concordo com tudo!)

    ResponderExcluir