terça-feira, 28 de agosto de 2012

Sete mega túneis nos morros do Rio já estão concluídos

Ministério Público do Rio acusa Ibama de ser leviano por liberar hidrelétrica  - Foto de turbina para hidrelétrica

Esta obra faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento, o PAC, do Governo Federal, recebeu investimento inicial de R$ 1,2 bilhão. Agora já ultrapassa 2,2 bilhão e está embargada porque as empreiteiras não atenderam as condicionantes (tratamento de esgoto, remoção de lixão, cuidado com espécies aquáticas, infraestrutura para os ribeirinhos).

"Para a Promotora de Justiça Anaíza Helena Malhardes Miranda, titular da 1ª Promotoria de Justiça de tutela Coletiva do Núcleo Teresópolis, são grandes os prejuízos ao meio ambiente, à população e à economia local." (IG)


Veja mais este video, mostrando as explosões dos túneis: http://www.youtube.com/watch?v=UBVD7IFFy38&feature=fvwrel

Sete mega túneis nos morros do Rio já estão concluídos

Por Marise Jalowitzki
28.agosto.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/08/sete-mega-tuneis-nos-morros-do-rio-ja.html

A abertura dos sete mega túneis nos morros do Rio de Janeiro já estão prontos! Eles fazem parte de um dos maiores projetos de construções do mundo e foram concluídos praticamente sem nenhuma divulgação na midia. Estranhamente, nenhuma entidade nacional ou internacional noticiou o fato, nem na Rio +20, evento que trouxe, justamente para o Rio de Janeiro, as maiores autoridades do mundo em preservação do meio ambiente.

O projeto inteiro foi noticiado no exterior. O Complexo de Simplicio, como é chamado, engloba dois municípios do estado de Minas Gerais e dois municípios do estado do Rio de Janeiro e desvia abruptamente o curso do rio Paraíba do Sul, de águas caudalosas e torrentes fortes (lótico), tornando-o em sistema de águas mansas (lêntico), o que vai acabar com, pelo menos, três espécies de peixes da região, sendo duas delas endêmicas (únicas no Brasil).

Mais uma vez, a construção de uma mega barragem e hidroelétrica no Brasil estão entregues a Odebrecht (líder) e Andrade Gutierrez, reunidas no Consórcio Construtor Simplício. (Educação Ambiental para todos os envolvidos!!! Incluindo muitos dos que estão a frente de cargos governamentais, em todos os escalões!!!)

Mais uma vez, mesmo estabelecidas as condicionantes, elas não são cumpridas pelas empreiteiras que, ao ser acionadas, não apenas continuam descumprindo, como  informam o Ministério Público que vão recorrer junto ao IBAMA para que as mesmas sejam relaxadas!!! (Informe 1, ao final do texto)

Mais uma vez, estabelece-se a 'quebra de braço' entre empreiteiras (contratadas pelo governo) e o Ministério Público (que é um órgão do governo)! Mais uma vez, o IBAMA não explica, não toma as devidas providências, não tem pulso determinante! Não, não é delírio de blogueira, não! Está tudo aí, na Custos Legis -  Revista Eletrônica do Ministério Público Federal. São 105 preciosas páginas que, em pdf, estão à disposição de quem quiser ler!!! (veja link ao final)



Mais uma vez, uma Procuradora da República embarga mega construções que não atendem minimamente o que foi anteriormente estabelecido.

O mais curioso [e aviltante] é a maneira como os responsáveis pelo projeto, respondem ao que lhes é cobrado. O descaso para com a população, fauna e todos os demais impactos ambientais, contrastam com o que é publicado em seus sites. Embora estejam ganhando créditos de carbono (internacional) pelo 'baixo impacto' ambiental causado pela construção. (A afirmação  é do Responsável por Engenharia na Odebrecht, José Tomaz, de Uberaba-MG. “A área a ser inundada, somando todos os reservatórios, é de apenas 15,36 km2”, ele destaca. Trata-se de uma relação potência instalada/área inundada superior a 10 MW/km2, o que credencia o complexo hidrelétrico de Anta/Simplício a obter créditos de carbono pelos critérios do Protocolo de Kyoto. Os créditos de carbono são certificados emitidos quando há mitigação da poluição. (Odebrecht Online)

A minha vida profissional me ensinou, da pior maneira, como o sucesso está ao lado dos mais 'espertos' nesse nosso mundão com tão pouca ética e honestidade, que dirá solidariedade. Entretanto, apesar dos percalços pessoais vividos, não perdi a noção e a prática desses valores. Ainda anseio que a população consciente (que, diariamente, contato) cresça cada vez mais em quantidade de pessoas, em volume de voz, de conhecimento e informação.

Se não podemos parar os delirantes projetos que são construídos sob o beneplácito da obscuridade, omitindo o direito ao conhecimento ao cidadão que, com o seu voto, depositou confiança e esperança nos governantes que lideram esse nosso torrão, que, pelo menos, nos manifestemos para cuidar dos ribeirinhos, dos caiçaras, das águas, dos animais e da flora dos atingidos por mais esse mega projeto!

"A grandiosidade do empreendimento está expressa em números. Os 93.962 metros cúbicos de concreto utilizados na construção são suficientes para erguer três Maracanãs. Já as 78 mil toneladas de aço empregadas no AHE Simplício correspondem a uma vez e meia a quantidade utilizada na Ponte Rio-Niterói. De escavação, serão 12,8 milhões de metros cúbicos em solo e 4,6 milhões de metros cúbicos em rocha." (IG)
Hidrelétrica Complexo de Simplicio - Esgoto continua correndo a céu aberto em Três Rios - Foto Isabela Kassow (IG)

Fontes:
http://www.prrj.mpf.gov.br/custoslegis/revista/2011_ACP_VSeguezzi_AHelena_ATarquinio.pdf 


http://economia.ig.com.br/empresas/infraestrutura/mp-do-rio-acusa-ibama-de-ser-leviano-por-liberar-hidreletrica/n1597737895976.html

http://science.discovery.com/tv/build-bigger/projects/power-island/power-island.html

http://www.odebrechtonline.com.br/materias/01401-01500/1485/







Informe 1 - FLEXIBILIZAÇÃO DAS CONDICIONANTES
Pág 7 e 8
A  despeito  da  expedição  do  documento  por  este  Órgão Ministerial,                                        FURNAS   informou seu posicionamento no sentido de manter a data para início do enchimento dos reservatórios do AHE Simplício (DOC. 13), tendo se limitado, em reunião realizada nesta Procuradoria da República (DOC. 14), a afirmar  – por mais surpresa que possa causar – que ao invés de cumprir as exigências do licenciamento ambiental, solicitou ao IBAMA a flexibilização das condicionantes da Licença de Instalação e que possui cronograma acordado com o IBAMA para que a Licença de Operação do empreendimento seja emitida até 15.10.2010, data em que pretende, como dito, iniciar o enchimento dos reservatórios da usina.


Transcrevo um dos comentários recebidos, com o qual concordo totalmente:


Nosso país está a mercê dos investimentos faraônicos de interesse internacional e financiados pelo povo brasileiro. Essas Olimpíadas e a Copa do Mundo são uma fonte inesgotável de recursos às empresas estrangeiras que estão ajudando a destruir nosso país pouco se importando com nossas reservas e nosso meio ambiente e menos ainda com o bem estar da população. Suas tecnologias podem ser colocadas em xeque uma vez que a própria CHEVRON demonstrou que não tem equipamento nem competência na área da exploração de petróleo no Pré-sal onde já ocorreram 3 vazamentos em menos de 3 meses por conta de sua incompetência e só não houveram maiores danos porque o próprio Ministério Público Federal interditou a companhia. Essas empresas que estão construindo Belo Monte e também a Usina Simplício no Rio de Janeiro só tem um objetivo - GANHAR DINHEIRO CUSTE O QUE CUSTAR E DOA A QUEM DOER.

Vamos lá Brasileiros esse é nosso país, é a nossa casa e se não cuidarmos do que temos e do que é nosso, em breve não seremos donos de mais nada pois estão tomando conta aos poucos de tudo o que possuímos bem debaixo dos nossos narizes 
ACORDA BRASIL!!!!!!!!!!!


Para saber mais:

Hidroelétrica de Simplício - Detalhe da barragem de três portas que vai controlar o fluxo do Rio Paraíba do Sul
Mega Projeto Hidroelétrica de Simplicio - PORQUE OS PEIXES VÃO SE EXTINGUIR NO RIO PARAÍBA DO SUL


28.agosto.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/08/mega-projeto-hidroeletrica-de-simplicio.html 


Rio - Brasil - 7 mega tuneis desviam o
Rio Paraíba do Sul - O plano inclui a
re-ligação de mais de 100 quilômetros
de linhas de energia, construindo o
maior gerador nuclear no país, e do
eixo central - o Complexo Hidrelétrico de Simplício
Maior gerador nuclear do país e maior hidroelétrica do mundo serão interligados no Rio de Janeiro para receber a Copa do Mundo - Discovery Channel Megaconstrucciones 


Por Marise Jalowitzki
26.agosto.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/08/maior-gerador-nuclear-do-pais-e-maior.html 





Sete mega túneis estão sendo
abertos no Rio de Janeiro para criar
o maior complexo hidrelétrico do
mundo. Na imagem, Cabral, Governador do RJ.
Porque o silêncio? Rio - para abrir um dos maiores túneis do mundo é usado um dos mais perigosos métodos 

27.agosto.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/08/porque-o-silencio-rio-para-abrir-um-dos.html 







Conscientização Ecológica já!
Divulgue! 

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista de coração
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário