quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Como construir cisterna com pneus usados - armazena água da chuva e serve para irrigação de lavouras

Pneus usados viram cisterna que recolhe água da chuva e irriga lavouras e terrenos - Seja a mudança que você quer no mundo. Divulgue



Como construir cisterna com pneus usados - armazena água da chuva e serve para irrigação de lavouras

Por Marise Jalowitzki
22.agosto.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/08/como-construir-cisterna-com-pneus.html

Um caminho leva a outro. Durante as pesquisas sobre compostagem orgânica e construção de biodecompositor ecológico, encontrei o projeto da Luciana Mees, da Epagri-SC, que, por R$ 75,00 permite construir um biodecompositor no local desejado, na lavoura. Aí, encontrei também o projeto de Claudia Paraíba, da Emater-RS, que propõe a utilização de pneus para construção de cisternas e silos de secagem e armazenamento de grão. Entrei em contato telefônico com ela e sugeri que também apresentasse uma proposta de construção de biodecompositor utilizando pneus. Logo, logo, vai estar sendo apresentado. Maravilha!

Assim, hoje divulgo o trabalho da Claudia sobre uso de pneus usados de caminhões ou tratores, geralmente jogados na própria propriedade rural, sem uso.

Os pneus já possuem, agora, uma legislação proibitiva para descarte em aterros. O que não impede que, clandestinamente, sejam jogados em rios, córregos e arroios, sem nenhuma preocupação com os enormes danos ao meio ambiente, poluindo enormemente a água (recentemente o arroio Dilúvio, em plena Av. Ipiranga em Porto Alegre, teve retirados mais de 30 pneus!). Ou, pior: a queima criminosa em algum bairro pobre, como seguidamente testemunhamos.

Mas, mais do que criticar, temos de mostrar caminhos aos infratores, para que modifiquem hábitos.

Já existem centrais de reciclagem que conduzem os pneus descartados para queima nos fornos de clinquer (fabrico de cimento), coisa que também precisa ser monitorada, pois se não houver filtros apropriados, a intoxicação atmosférica é altamente perigosa para a população do entorno e mais distantes, também, onde quer que o ar alcance. Já existem alternativas para misturá-los ao cimento e asfalto.

A proposta em utilizar pneus para construção de cisternas, para armazenar água da chuva é garantia de irrigação em lugares onde a água é escassa, ou onde há problemas de abastecimento, distância de rios, etc. Enfim, mesmo onde [ainda] a água existe em abundância, também é preciso e necessário criar um sistema de acolher a água da chuva, ainda mais neste momento-mundo onde as variações climáticas são tão acentuadas. 

Com toda a água que cai, por vezes até exageradamente, COMO ainda temos tantos problemas de secas em todos os estados, em todas as regiões? Armazenar a água da chuva sempre foi uma solução muito mais efetiva do que desviar leitos de rios, criar barragens e hidroelétricas, decisões que tanto mal causam ao ecossistema.

Assim, engaje-se nessa e divulgue! Não são só os agricultores de 'menos recursos' que devem aproveitar esta tecnologia sustentável! PRINCIPALMENTE os de 'mais recursos', que são os que mais gastam água, eletricidade e combustível em sistemas mecanizados caros, que precisam adotar a prática sustentável de recolher recursos naturais e reutilizá-los.

Este é um projeto que precisa ser expandido em nível nacional. Divulgue!!!

Conheça o video: http://canalrural.ruralbr.com.br/noticia/2012/06/tecnica-rural-apresenta-alternativa-sustentavel-para-armazenar-graos-3803442.html

Contatos:
Emater:
Central (Porto Alegre) 51 2125 3144 - GEC - Assessoria de Imprensa (Júlio)
Teutônia - 51 33762 1313
Extensionista Claudia Paraíba Medeiros - cmedeiros@emater.tche.br



Confira o Passo a passo para construir a sua cisterna de pneus usados e recolher água da chuva para irrigação em terrenos





Pneus usados viram secador de grãos, silos e cisternas para recolher água da chuva e irrigar lavouras - agroecologia




Sem Agrotóxicos! Diga Sim à Vida!


SEM AGROTÓXICOS - ALIMENTAÇÃO - AGROECOLOGIA - Página de Links


http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/03/sem-agrotoxicos-alimentacao.html 


Aqui você encontra vários artigos sobre o tema AGROTÓXICOS, seus riscos e problemas. Também, sobre as saídas sustentáveis e os empreendimentos de pessoas visionárias, que fizeram de suas vidas um exemplo de sustentabilidade.


Entre nessa!
Continue nessa!
Divulgue! 


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista de coração
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil








2 comentários: