sábado, 21 de julho de 2012

QUEM VAI PARAR AS USINAS DE CARVÃO DE CANDIOTA? SOCORRO!

Usina de Carvão Candiota III se propunha a ser menos poluente. Ninguém acreditava! Com razão!

QUEM VAI PARAR AS USINAS DE CARVÃO DE CANDIOTA? SOCORRO!
Parte 1


Por Marise Jalowitzki
21.julho.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/07/quem-vai-parar-as-usinas-de-carvao-de.html



QUEM ESTÁ investigando a poluição atmosférica - especialmente a noturna - que empesta o ar de Porto Alegre (área do Aeroporto) com enxofre? Candiota 3 é uma piada!


Por muitos e muitos meses tenho denunciado alguns crimes ambientais, nada inventado, tudo apenas em nível de compartilhamento. E, em paralelo, tateado à procura de algumas respostas, na maioria das vezes sem retorno. Apesar de algumas contribuições de leitores que enviam links importantes (como na questão da Arena do Grêmio, etc.). Mas, nada oficial, como já se sabe.


Perplexa com o quase nada que avançamos, apesar da alardeada democracia [retomada à custa do sangue e tortura de alguns], continuo falando, ora em hipóteses, ora em pedidos de socorro. Hoje, mais uma vez, vem um pedido de socorro!


PROVIDÊNCIAS INDIVIDUAIS PARA COM O ATAQUE QUÍMICO, ALTAMENTE TÓXICO


Há pouco fiz, mais uma vez, a salmoura para gargarejo, apesar de a garganta continuar ardendo e com tosse seca; lavei o rosto abundantemente, as narinas, comi uma maçã (digestiva). A cabeça ainda dói, a pele, apesar do hidratante e oleoso óleo de coco ainda está ressentida. Tempo de férias [antecipadas pela(s) alastrada(s) gripe(s) - que já são mais de 200 mil tipos catalogados] , os meninos vem dormir aqui em casa, para poder jogar por mais tempo, madrugada adentro. O cheiro horrível, ora mais forte de queimadas, ora com mais odor de enxofre, empestando todo o ambiente, já fechado pelo frio e odor estonteante. Fervi chás aromáticos, na expectativa de, pelo menos, disfarçar o fedor tóxico. Os lábios deles ficam inchados e ressequidos, a pele vermelha, a garganta seca. Lá fora, as artificiais quantidades de nuvens.


Gente, 3 a 4 vezes na semana, sempre à noite [em horários diversos), não está dando para aguentar! O que resta, encolher-se e aguardar que apareça algum sintoma mais grave, para entrar na fila dos cancerosos, dos tuberculosos? Não, é preciso gritar, denunciar, divulgar, pedir compartilhamentos!


Usinas de Carvão são altamente poluidoras e causadoras de doenças, especialmente respiratórias - Candiota 3, no RS, é mais uma prova disto




Tenho certeza de que é Candiota???? Não sei!!! Mas cheiros, odores, fedores, dificuldade para respirar, aumento da temperatura durante as horas de maior contaminação, nuvens amareladas, tudo indica que sim!


Em artigos anteriores já listei uma gama de empresas-indústrias que são potencialmente candidatas a responsáveis por essa criminosa poluição atmosférica noturna. ALGUÉM É! Agem de forma sistemática e sorrateira, em horários onde o trabalhador, cansado, se dispõe a dormir. Quase todos fazem uso de medicamentos para 'dormir tranquilos' e, pela manhã, os sintomas de garganta e boca secas são atribuídos ao 'inverno'! Mas, para quem não consegue conviver com todo este caos, e fica acordado, dá claramente para sentir o quanto a temperatura aumenta, o ar fica terrivelmente seco, enquanto as nuvens tóxicas estão presentes. Cheiro de enxofre, queimação nos pulmões.


Em minha infância sempre estudei que o inverno era a estação para 'limpar' ar e terra das impurezas, dos bichinhos, pois o frio mata bactérias. Agora, é o contrário.Vírus, vírus e mais vírus, bactérias, mal estar.


Quando trabalhei em Chuí na década de 1980, a população ainda não tinha coragem de se manifestar em aglomerações populares, ainda vivíamos sob a sombra dos anos de chumbo, mas, informalmente, TODOS comentavam sobre Candiota, à época I e II, e a tremenda poluição ambiental causada. "Voltar ao tempo de morrer por tuberculose" era a frase mais pronunciada.


O mínimo que posso fazer é denunciar.
Já estou pensando em colocar à venda este apartamento, mas, não é assim que as coisas funcionam. esta história de "os incomodados que se retirem" é antiga, mas BEM CONVENIENTE PARA OS POLUIDORES!!! Não é apenas meu interesse, mas o bem estar diz respeito a uma população inteira, incluindo aquela que está há mais de 300 km de distância que, como todos os cidadãos, tem assegurado por lei o direito a respirar ar puro. Por enquanto, a lei ainda é piada, mas há que se lutar para que se cumpra.


QUE SE INVESTIGUE, POR FAVOR!!! E QUE PROVIDÊNCIAS EFETIVAS SEJAM TOMADAS!


(continua)


Fontes para esta série:
Unisinos
http://marcelosouzarn.com.br/blog/candiota-3-quer-mudar-a-imagem-das-usinas-termicas-a-carvao-no-brasil/
TV Brasil
Chuva ácida - www.suapesquisa.com



Vulcão Chaitén, no Chile - Fuligem e
Cheiro da Fumaça no RS 

Cheiro horrível - Queimadas ou Vulcão Chaitén? Chile - Fuligem pode chegar ao RS

Por Marise Jalowitzki
06.junho.2011






Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 






Nenhum comentário:

Postar um comentário