terça-feira, 3 de julho de 2012

Celulares - Use fone de ouvido para evitar radiação

Como evitar a radiação do celular




Celulares - Use fone de ouvido para evitar radiação


Por Marise Jalowitzki
02.julho.2012
http://www.compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/07/celulares-use-fone-de-ouvido-para.html



Nos EUA há um pedido para assinar a petição permanente que pede mais informações a Julius Genachowski, presidente da FCC  (Federal Communications Commission) sobre os riscos, especialmente ao cérebro, do uso do telefone celular.http://action.ewg.org/t/1874/campaign.jsp?campaign_KEY=27776 ) Lá, como aqui, os dados não são divulgados, como se o perigo não existisse. 

"Diante da multiplicação de incertezas, praticamente sem dados sobre os níveis de rede dependentes de radiação, a ong EWG decidiu não continuar a publicar o seu guia de radiação do telefone celular. EWG pretende conclamar usuários a ação, através do envio de e-mails a Genachowski, como uma declaração de protesto contra a ausência de autoridade, de dados credíveis que possam ajudar os consumidores a fazer escolhas informadas sobre os dispositivos de comunicações móveis que trazem em suas casas, escolas e locais de trabalho."

A realidade crescente do uso diário do telefone celular, inclui crianças e adolescentes, com organismos mais frágeis e em formação, aumentando as nefastas consequências.

Taxa de Absorção Específica (SAR - sigla em inglês) é maior na altura da cabeça, embora seja desaconselhável, também, levar o celular junto ao corpo, em transporte permanente. 

"Além de SAR, outros fatores que poderiam afetar a intensidade ea duração das emissões a que uma pessoa é exposta incluem 
a frequência com que o telefone funciona, 
a força de ligação e 
a distância entre telefone celular e do corpo do usuário. "

Esses dados, no entanto, não tem obrigatoriedade de divulgação por parte dos fabricantes e de quem  comercializa tais produtos. "Consequentemente, os usuários de telefone celular e pesquisadores independentes não têm informações confiáveis ​​sobre a radiação do telefone celular sob condições específicas de utilização."

Pesquisa da indústria que tardiamente se tornar pública mostrou que o consumidor usando o mesmo telefone em 2G (segunda geração) tecnologias de rede - GSM (Global System for Mobile Communication) vs CDMA (Code Division Multiple Access) - possuem níveis diferentes de radiação. "Este estudo, realizado pela indústria de telefonia celular em 2005 e 2006, mas lançado apenas em 2010, demonstrou que as diferenças de rede foram o fator chave na determinação da exposição do usuário à radiação do telefone celular.

GSM, 2G mais comum, é uma tecnologia de alta radiação (Ardoino, 2004). De acordo com estudos  especificamente focados em GSM, telefones que utilizam esta tecnologia pode emitir o mais alto nível de radiação durante quase metade do tempo de chamada. Em um estudo multi-nacional que envolveu mais de 500 voluntários e 60.000 chamadas usando GSM tecnologia de rede, a potência de saída média foi de 50 por cento do nível dos telefones de potência máxima e variou de 35 a 70 por cento, dependendo do país (Vrijheid 2009) .

No entanto, apesar deste achado provocador, nem a indústria nem outras instituições seguiram com pesquisas publicadas sobre os níveis de radiação nos protocolos de rede de próxima geração que a indústria descreve com um título cativante de Long Term Evolution ou LTE.

Fabricantes de celulares estão envolvidos em uma corrida para produzir mais rápidos, mais poderosos dispositivos móveis - e ninguém está fazendo perguntas difíceis sobre as consequências não intencionais para a saúde humana de crescimento aparentemente ilimitada da indústria sem fio.


 Seguem algumas dicas postadas por Jeferson Silva, em Notícias sobre Tecnologia




Como evitar a radiação do celular:

1. COMPRAR UM TELEFONE DE BAIXA RADIAÇÃO
Considere substituir seu celular por um que emite radiação com o menor possível e ainda atenda às suas necessidades.

2. UTILIZAR UM AURICULAR OU SPEAKER
Fones de ouvido emitem menos radiação. Use fones com ou sem fio. Utilizar o telefone no modo de alto-falante também reduz a radiação para a cabeça.

3. OUVIR MAIS, FALAR MENOS
O telefone emite radiação quando você fala ou envia texto, mas não quando você está recebendo mensagens. Ouvir mais e falar menos reduz a sua exposição.

4. MANTENHA O TELEFONE FORA DO SEU CORPO
Mantenha o telefone longe do corpo sempre que possivel. Evite ficar constantemente com ele fixado no cinto ou bolso.

5. PREFIRA O ENVIO DE SMS
Celular emite menos radiação para enviar texto. E o envio de texto mantém o telefone e a radiação longe de sua cabeça.

6. MAU SINAL? NÃO FALE AO TELEFONE
Poucas barras de sinal no seu telefone significa que ele emite mais radiação para obter o sinal para a torre. Procure fazer e receber chamadas quando o telefone tiver um sinal forte.

7. LIMITAR O USO DO TELEFONE POR CRIANÇAS
O cérebro de criança pequena absorve duas vezes mais radiação do telefone celular que o cérebro adulto.

Saiba quanto emite de radiação o seu celular, acesse: 



Poderá gostar de: http://t.co/7FwscPP
Celulares e Câncer - Demorou!



Riscos de câncer - Celulares estão cada vez mais presentes na vida de todos


E também: http://t.co/VZQDzz6

POUPANDO ENERGIA, ADMINISTRANDO O VÍCIO DE CONSUMIR
Celulares, Ar condicionado, pilhas e etc.
Modelos de celulares despertam o desejo de consumir
 


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário