quinta-feira, 24 de maio de 2012

Lixo Hospitalar apreendido - Da Espanha para Itajaí - SC



Receita barra 20t de lixo de hotéis e hospitais espanhóis em Itajaí, SC - Foto Divulgação ALF Itajaí

Lixo Hospitalar apreendido - Da Espanha para Itajaí - SC


Por Marise Jalowitzki
24.maio.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/05/lixo-hospitalar-apreendido-da-espanha.html


A pergunta que fica é: Será que isto irá mudar algum dia? Será que teremos vigilância o suficiente para fiscalizar, apreender e punir a todos os infratores? A Polícia Federal, com seu contingente justíssimo, faz o que pode. 


E mais, será que, algum dia, os infratores tomarão consciência do risco que trazem para toda a população, Incluindo a eles próprios? O famoso "não dá nada!" permanece. Em 08 meses, acontece a 3ª apreensão de lixo irregular em Itajaí, Santa Catarina. Primeiro, os containeres de garrafas pet, que seriam, simplesmente, jogados em um lixão! Não havia sequer a intenção de reciclagem! A 2ª interceptação foi um navio com lixo doméstico, onde lixões do estado seriam o destino! O terceiro, ainda mais danoso, o lixo hospitalar, misturado a material de hotéis, que seria reaproveitado para "pequenas toalhas ".


Agora, vem a segunda fase, tão perigosa quanto a importação em si: a empresa é autuada, recebe uma multa (que geralmente é contestada, levando anos para julgar se procedente ou não) e a carga é devolvida para o país de origem. E o rastreio? Já aconteceram relatos aqui no RS de cargas que foram devolvidas e o cargueiro, a apenas alguns quilômetros da nossa costa, ainda em águas territoriais brasileiras, lançou toda a carga ao mar!!! Ou seja, a poluição, a contaminação, a mortandade da fauna e flora, continuam acontecendo! Depois, ocorrem os "achados", como os recentes mais de 800 golfinhos mortos no Peru, sem que ninguém "encontre respostas" para o motivo das mortes!!!


E o perigo das roupas comercializadas, (mal)disfarçadas, reaproveitadas, camufladas, vendidas em lojas populares? 

Até quando?


Do G1
"Segundo o Ibama, que auxiliou na operação, a carga deveria corresponder a tecidos atoalhados não padrão, 100% algodão, destinados à fabricação de pequenas toalhas de limpeza em cores diversas.
“Contudo, o material importado da Espanha era composto por produto acabado. Entre outros, havia toalhas de banho e uniformes, todos já utilizados e descartados como resíduo, em razão das péssimas condições de conservação”, diz o instituto."
Querendo, leia mais em:
Link: http://ning.it/pUtc1g


Lixo Hospitalar que vira roupa
Links diversos sobre o escândalo que envolve EUA, Europa e Brasil
(publicados em ordem cronológica de publicação)



FBI investiga em solo brasileiro, as denúncias de exportação de lixo hospitalar.

Descobriram que a prática é corriqueira também nos hospitais brasileiros! Que Vergonha!






Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário