quinta-feira, 15 de março de 2012

Quem é essa mulher extraordinária? ANA PRIMAVESI, pioneira na agroecologia no Brasil

Ana Primavesi, pioneira da Agroecologia no Brasil, autora de vários livros, é um poema vivo de amor à Terra 


Quem é essa mulher extraordinária? ANA PRIMAVESI, pioneira na agroecologia no Brasil
Vida sem Agrotóxicos




Tempo marcado na face realizadora, 92 anos, ANA PRIMAVESI, de touquinha de lã na cabeça, olhar seguro, afirma:
"- Tive de deixar meu sítio por idade, não por questões de saúde!"


Firme na voz doce, essa delicada mulher, semeou sabedoria durante toda a sua existência. Enchendo as mãos com Gaia, a Mãe Terra de todos nós, cheira, suavemente sente entre os dedos a textura da Terra e diagnostica. Foi assim que recuperou sua própria fazenda, em certa ocasião:


"Certa vez, a lagarta-do-cartucho não perdoou o milharal. Percebi que a razão do ataque estava na deficiência de boro na terra. Depois de cinco a oito quilos de bórax por hectare não tem lagarta que apareça!", explica a agroecologista.


E foi dessa maneira durante toda a sua vida. Ouvir a Terra. Saber ouvir o que este Maravilhoso Organismo Vivo quer para responder às expectativas dos humanos, que tanto Dela precisam e a quem Tanto já machucaram.


Sentir a Terra, sentir sua textura e cheiro, para saber do que ela precisa para acolher as sementes. Agroecologia  é Ana Primavesi




Ana Primavesi é uma dessas poucas pessoas que entenderam com o coração essa linguagem. Ela procurou passar ao maior número de pessoas esses ensinamentos. Hoje, está morando na casa de uma dos filhos, ainda sem saber ao certo que rumo dar ao sítio que tanto ama e que é uma relíquia, incrustado entre áreas destinadas à pecuária. 
- Porque pecuária? 
A resposta vem logo:
- Para assegurar que o solo fique o mais longe possível de agrotóxicos ou transgênicos,  o que fatalmente aconteceria, seja por ar, por água ou terra, caso estivesse próximo à produção de alimentos!

Que triste realidade deste nosso mundo contaminado! A zona de pecuária ser a única a assegurar que o ar e o solo não sejam empestados de agrotóxicos, como acontece em áreas de cultivo de alimentos vegetais "convencionais".


Ficará o sítio nas mãos de algum empresário verde, que saiba que tesouro tem nas mãos e perpetue a conservação preciosa e necessária? Acontecerá um sistema de compartilhamento? Será criada uma Fundação?


Particularmente, torço para que esta última aconteça. Também aqui, no RS, temos o nosso querido e saudoso José Lutzemberger, o Lutz, que fez um trabalho idêntico, agroecologista e ambientalista de primeiro escalão, que também percorreu o mundo alertando as pessoas sobre a inconsciência consumista e cujo corpo está enterrado sob um maravilhoso pé de Umbu. 
Sua querida turma da Fundação Gaia, afirma: 
"- Ele está presente! Ele continua conosco, ensinando pelo exemplo!"



Sorriso largo, a certeza e a confiança de ter feito o seu melhor pelo planeta!



Ana Primavesi foi responsável pela implantação do primeiro curso de pós-graduação nacional que enfocava o manejo ecológico do solo, na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.




Ana Primavesi - 1965 - Visitantes na Universidade Federal de Santa Maria, RS

Esta austríaca de nascimento e brasileira de coração, atualmente com 92 anos, ministrou, somente no ano passado, mais de 40 palestras pelo Brasil e Mundo. 


1946 - O casal Ana e Artur Primavesi, os dois agrônomos, deixaram a Áustria após a Guerra, depois de terem confiscada a sua casa. Foram recebidos por amigos aqui no Brasil, que passou a ser a sua Pátria. 
A notável personalidade, mora atualmente em São Paulo, há cerca de 30 anos. 


Ana Primavesi - 2002 - Professora convidada na Universidade em Chiapas, no Mexico
Há mais de 60 anos Ana Primavesi anda na contramão das técnicas estabelecidas para a agricultura. Mantém a certeza de que o velho arado obtinha mais respostas do solo do que todos os equipamentos modernos, já que, assegura, o solo não deve ser remexido a uma profundidade maior do que 15 centímetros. Enterrar a matéria orgânica na profundidade certa é que garante os resultados esperados. 


"Esta é uma agronomia que não compete com as leis da Natureza!" - diz.




QUE DEUS ABENÇÕE CADA PASSO DOS VISIONÁRIOS! PARABÉNS, ANA PRIMAVESI!






Conheça as dicas de como fazer sua Horta em Casa

Horta em Casa

Cuidados diários permitem resultados maravilhosos

Leia mais em:
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/03/sem-agrotoxicos-alimentacao.html  

Fazem parte da página temas como:
AGROTÓXICOS 
- Lavar os alimentos resolve?

- O Veneno tá na Mesa! Conheça os Alimentos Campeões em Venenos
De Armas  Químicas a Defensivos Agrícolas 
- O senhor sabe que corre o risco de ficar impotente?
Opções alimentares - Carne, insetos, vegetarianismo
Porque Ser Ecológico
Leite humano contaminado - CETESB
Já comeu seu plástico hoje? "Terra preta" e sacolinhas
Mais da metade da comida produzida no mundo vai para o lixo! - Segundo a ONU, um terço dos grãos produzidos é desperdiçadoTransgênicos - Você ainda acredita que vá diminuir? Soja, milho e algodão transgênicos já são 67%. Brasil é o 2º no mundo no uso de transgênicos




SEM AGROTÓXICOS - ALIMENTAÇÃO - AGROECOLOGIA -Página de Links 



Sem Agrotóxicos! Diga Sim à Vida!


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário