sábado, 10 de março de 2012

Fukushima - A Lição não aprendida

Se tudo o que aconteceu não foi o suficiente, o que mais precisará acontecer -  Fukushima, Japão -  incêndio gás natural - Foto Kyodo Reuters



Fukushima - A Lição não aprendida


Por Marise Jalowitzki
10.março.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/03/fukushima-licao-nao-aprendida.html


Energia nuclear - pela segunda vez o mundo tem dias marcados por tragédias para "comemorar". Pela segunda vez os governantes nada levam de produtivo com esses eventos.


A essa hora, milhares e milhares de pessoas, no Japão e em todo o Oriente, estão nas ruas. Daqui há algumas horas, também no Ocidente, em todos os "cantos" desse nosso mundo redondo, pessoas estão indo às ruas para manifestar sua vontade contra a continuidade da exploração de energia nuclear. Assim como aconteceu no Japão, na Ucrânia, algumas décadas atrás, o povo também se rebelou ante os fatos terríveis que foram doenças e mortes, números nunca assumidos ou oficialmente revelados. Nos EUA, o desastre nuclear continua abafado. Também agora as autoridades continuam pensando diferente ao apelo popular.


Manifestações anti energia nuclear em mais de sessenta países marcam  um ano  da tragédia  em Fukushima, no Japão



Dizer que a Energia Nuclear está mais segura? O que Japão quer afirmar com isso? Pois o que fizeram foi uma averiguação, uma espécie de pesquisa em relação às demais usinas existentes no mundo e chegaram à conclusão de que todas possuem o mesmo grau de risco. Igualar-se na insegurança "de todas as usinas" do mundo vale de alguma coisa? Qual o valor da vida humana?

Dizer que Alemanha abandonou o uso de Energia Nuclear e está apostando em energias limpas e sustentáveis... é mesmo? Como? Se o financiamento de Angra III e anteriores, e a mina de Urânio em Caetité, tudo tem subsídio alemão? Como assim? As pessoas não sabem, não querem saber, ou sabem que nada podem fazer para segurar tudo isso?

Dizer que Ucrânia já voltou a ser a mesma é uma barbaridade que as pessoas engolem, como se quisessem mesmo se iludir para não ter de se comprometer. Sim, alguma vegetação, até mesmo algumas árvores e poucos animais (pequenos), até já estão nas redondezas, mas tudo continua contaminado, pessoas continuam  tendo seus filhos com deformidades, sem que isso ocupe as manchetes internacionais. Os efeitos da contaminação podem acontecer de imediato ou levar anos, até  mesmo décadas, para aparecer. Infelizmente, tempo suficiente para que todos aqueles que querem passar uma borracha sobre a Verdade, possam fazê-lo.


Para dar uma guinada de segurança e sustentabilidade, a ÚNICA saída é o DECRESCIMENTO! VIVER MAIS E MELHOR, COM MENOS!


Eu voto NÃO à energia nuclear!




Porque os governos não perguntam ao povo, através de plebiscitos, O QUE O POVO REALMENTE QUER? Claro, eles saberiam a resposta!

PERGUNTO: Se nenhum país quer abrir mão de suas "metas de crescimento", como melhorar? Caminhamos para o colapso, isso é evidente! Se não existe a real intenção de abrir mão de algum conforto DOS QUE JÁ O TEM, e direcionar os recursos JÁ EXISTENTES para os desprovidos, não há forma de mudar já o atual quadro!!!!


Os sobreviventes de Chernobyl, que estiveram no front, os chamados liquidadores, receberam do governo uma gravata e uma garrafa de vodka como lembrança. Eles dizem: Ninguém merece passar pelo que nós passamos! Amigo ou inimigo, ninguém merece!


Querendo, reveja: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=GCuNc0heZ5I#!


Em uma pesquisa - de 1986 a 2002, só na cidade de Minsk, 1.152 crianças apresentaram câncer, especialmente na tireóide, após o desastre nuclear.

Mikhail Gorbachev, 5 anos após o ocorrido, fundou uma entidade internacional - a Cruz Verde Internacional - que presta socorro, apoio e atendimento médico às vítimas de Chernobyl, que nunca mais assumiram uma vida decente e normal. Muitas delas em estado vegetativo. Gorbachev, 81 anos, que foi o mandatário na ex-URSS quando o acidente nuclear aconteceu, continua tentando abrir os olhos das pessoas para o perigo da energia nuclear. Ele pergunta: 

"Até quando isso vai continuar? 800 anos? 1000 anos? Até quando vai continuar?"


"Coisas de velho emotivo", já dizem alguns.

 
Mikhail Gorbachev fundou, em 1991, a Cruz Verde Internacional, para atender vítimas da radioatividade
 

Qual o "presente" que irão receber os heróicos técnicos que enfrentaram os reatores em Fukushima? Estarão vivos?


Fukushima - Número oficial de mortos e atingidos pela radiação nunca foi divulgado

Querendo, leia mais na página de links:

BRASIL SEM ENERGIA NUCLEAR!!!

 Não à Energia Nuclear! Não às usinas nucleares!



E sobre o Desastre Nuclear no Japão e Chernobyl: http://t.co/jbksFiU


Detalhes da tragédia que assolou o Japão

Tragédia Nuclear - Radioatividade permanece!
  
 Tragédia nuclear - Japão e Chernobyl 


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário