quinta-feira, 22 de março de 2012

Água, Uma Benção que devemos agradecer SEMPRE!

Dia Mundial das Águas - Celebre e Aja!
A Realidade Tóxica das Águas Brasileiras


Água, Uma Benção que devemos agradecer SEMPRE!

Por Marise Jalowitzki
22.março.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/03/agua-uma-bencao-que-devemos-agradecer.html 



Hoje, dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1992.

Muita gente se pergunta: “Como é que pode faltar água em um planeta onde 70% da superfície é coberta por matéria líquida? Pois é. Só que a água, para que seja própria ao consumo, precisa ser potável e doce.

A água está distribuída da seguinte forma no planeta Terra:
- 97,5% da disponibilidade da água do mundo estão nos oceanos, ou seja, água salgada.
- 2,5% de água doce

Estes 2,5% encontram-se:
- 29,7%  nos aquíferos;
- 68,9% nas calotas polares;
- 0,5% nos rios e lagos;
- 0,9% em nuvens, vapor d’água etc.


A água é fundamental para a vida de todas as espécies. 80% do corpo humano é composto por água. Beber água tratada diariamente é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, é considerada o solvente universal e auxilia na prevenção das doenças  como cálculo renal, infecção de urina, etc.

Infelizmente, o desperdício desse recurso natural, aliado à destinação principalmente para as atividades econômicas, faz com que se tenha um sério problema pela frente. Atualmente, 70% da água potável é destinada para a agricultura, 22% para as indústrias e apenas 8% é usada para o consumo.


Com o incremento na agricultura nos atuais moldes, com previsão de até 60%, a escassez será certa. Estudos indicam que, não havendo políticas efetivas de manejo de água, 40% da população mundial viverá em áreas com muita falta d'água até 2050 - concluem especialistas da ONU.


Realidade Brasileira

Rios poluídos, oceanos com água contaminada, com resíduos perigosos, bactérias e vírus, que entram em nosso corpo e ali permanecem, causando complicações, por vezes bem graves, são problemas sérios em nosso país, embora o Brasil detenha 13% de toda a água doce do mundo.

O que fazer de imediato? Até já temos água da chuva ácida, ou com excesso de alumínio!  Segundo o Ministério da Saúde (atenção para o nome do Ministério) é possível ter na água que bebemos 13 tipos de metais pesados, 13 tipos de solventes, 22 tipos de agrotóxicos diferentes e 6 tipos de desinfetantes. Consta da Portaria 518 de 2004, que trata da Potabilidade da Água. Inacreditável, não é mesmo? Mas lógico, bastante lógico, pois sendo o Brasil o campeão Mundial no uso de agrotóxicos, para onde escorrem todos esses venenos? Do solo, passa para a água, incluindo os lençóis freáticos (subterrâneos). Há comprovação já de que o Aquífero Guarani, o maior em volume d'água no Planeta, está contaminado!

A afirmação é feita pelo Professor Wanderlei Pignati, da UFMT e consta no video 

http://www.youtube.com/watch?v=X5sKGi2M-MU&feature=player_embedded#!

 



Por isso, apesar da quantidade da preciosa substância líquida, a QUALIDADE da água está corrompida. 


Quando a ONU promulga a busca de iniciativas, terá de incluir a revisão do atual modelo econômico de desenvolvimento. Crescer por crescer NÃO RESOLVE! É preciso retornar ao modelo sustentável, que é a AGROECOLOGIA, uma forma orgânica, limpa, de semear e produzir.


Com um cenário assim sombrio, fica difícil pedir ao cidadão que faça a sua parte, quando os governos deixam TANTO a desejar. A situação é crítica.


Mesmo assim, vamos continuar zelosos com este BEM PRECIOSO que é a ÁGUA, preservando-o, agradecendo sempre. E se manifestando, divulgando, conclamando e contatando com os legisladores para que parem com esta corrida louca e desenfreada de aumentar dividendos a qualquer preço!


A agricultura precisa diminuir o uso de agrotóxicos urgentemente. As empresas precisam receber leis, multas e penalizações que inibam a comercialização dos venenos, produzam, inclusive, produtos de uso doméstico, como detergentes e demais produtos de limpeza, com menores taxas de poluidores (biodegradáveis); os detergentes são dos mais perigosos. O consumidor precisa estar cada vez mais atento e exigente, manifestando-se em prol da Saúde!


Fonte: UOL


AÇÕES CIDADÃS
PRESERVE A ÁGUA - DIGA NÃO AO DESPERDÍCIO!

Ações pequenas, incorporadas em nosso agir habitual, podem fazer grandes diferenças.

Aqui estão as já conhecidas providências cotidianas: 

1. 
Procure lavar carros e calçadas com água de chuva armazenada. Há caixas d’água bastante práticas. Dispense as máquinas lava-jato, duchas e mangueiras elétricas. 

2. Fechar a torneira enquanto escova os dentes ou quando o homem faz a sua barba

3. Lavar a louça na maior quantidade que a esponja com detergente permitir e só então, enxaguar todas as peças lavadas, de uma só vez

4.  Não deixar torneira pingando. Uma torneira gotejando, gasta, em média, 46 litros de água por dia 

5. Regar as plantas dos jardins somente ao entardecer

6. Não contaminar os cursos d’água (não despejando óleo no ralo, não jogando plástico ou qualquer detrito fora das lixeiras. O que é jogado na beira de uma estrada acaba chegando a um rio ou córrego)

7. Agir como consumidores conscientes e exigir que as empresas produzam detergentes e produtos de limpeza que diminuam a poluição do meio ambiente (biodegradáveis); os detergentes são dos mais poluidores. Sabão de coco é uma solução

8. Reaproveitar o papel. Isso é muito importante, pois para produzir papel gastam-se muitos litros de água.

9. Monitorar e sugerir mudanças saudáveis em seu condomínio, apresentando propostas que favoreçam a todos.

10. Ligar para os órgãos de tratamento de água sempre que encontrar algum vazamento público.

11. Quando souber de alguma indústria que esteja despejando poluentes nos rios, informe a Secretaria do Meio Ambiente de sua cidade (também vale o jornal de maior circulação).

12. Mesmo procedimento quando souber de algum pecuarista ou agricultor de mono cultivo que esteja desviando o curso do rio para proveito próprio (irrigação clandestina), como foi descoberto recentemente, por exemplo, no Rio dos Sinos, no RS.

Todas essas mudanças de hábitos são pequenas, no entanto, geram grandes diferenças. Faça você a sua parte, contribua para a preservação do bem mais valioso da Terra.

Há outras providências que podem ir além da nossa pequena (mas sempre necessária) parte!

Divulgar aquilo que observamos 
Relógio D'Água - Iguatemi - Porto Alegre - RS
Exemplo: Aqui em Porto Alegre - RS, no Shopping Iguatemi, há um lindo relógio de vidro, movido à água corrente que, originalmente, estava sempre ligado. 

Houve uma conscientização para o não desperdício e, ao que sei, não é mais ligado. Fica igual a atração turística, pela beleza da engenharia.

Nada se perdeu.


Desestimular a "Dança das águas"

Chafarizes dão um belo espetáculo, mas a dança das águas é um desperdício

Especialmente em cidades turísticas e/ou shoppings ainda há o ritual de apresentar "acrobacias luminosas" em jogos de água e luzes em chafarizes, que encantam a muitos. Procure falar com as autoridades da prefeitura para saber em quanto sai este investimento e proponha uma mudança: jovens apresentando danças nas praças, por exemplo, são shows tão bonitos!


Agir na Comunidade


Quando verificar uma torneira aberta em via pública, um hidrante ou mesmo um cano arrebentado, avisar as autoridades. Estima-se que 41% da água tratada é desperdiçada devido a canos estourados, redes muito antigas, falta de controle, fiscalização, manutenção-reparos por parte do poder público. Ineficiência no gerenciamento. São 7,4 bilhões de reais desperdiçados anualmente! 

Ligue, denuncie, mesmo que seja de um "orelhão" público. Quando muitos fizerem isto, o incômodo vai ser tanto que as autoridades vão se apressar em priorizar os reparos. As coisas só demoram tanto porque as reclamações são ações isoladas, individuais, que ficam sem registro.

Envie cartas, mensagens, utilize as caixas postais de seu edifício


Se você não tiver esta influência, ou mesmo a coragem de adentrar nos meios público-municipais, divulgue a idéia: pode ser em programa de rádio, enviando uma carta, deixando alguns cartõezinhos com mensagens em balcões de lojas, nas caixas postais de seu edifício, etc.


Contate com as Secretarias de Meio Ambiente - Denuncie

Comunique sempre que souber de algum poço artesiano aberto sem a autorização da Embrapa ou Emater.

Perfuração de poços artesianos tem de vir acompanhada de avaliação preliminar da Emater 
A prática de perfurar poços artesianos sem licença ambiental é ilegal, com grande risco de contaminar lençóis freáticos (água subterrânea).

Da mesma forma, os poços destinados a escoar esgoto, também chamados "latrinas", em algum momento despejam diretamente nas águas puras do aquífero, toda a contaminação proveniente dos esgotos domiciliares! 

O importante é se conscientizar de que, quando MUITAS pessoas estiverem alertas e prontas para divulgar, comentar, denunciar, haverá proporcionalmente uma maior conscientização e ação por parte de todos.


Contate com a mídia


Avise (telefonema, cartinha, bilhete, e-mail) a sua rede de televisão ou rádio. É impressionante o número de situações que se arrastam e, quando acabam em uma reportagem, ganham notoriedade e solução quase que imediatas. "Botar a boca no trombone" funciona!


PRECISAMOS SEMPRE MAIS PENSAR GLOBALMENTE E AGIR LOCALMENTE!

Eu não posso mudar o mundo! Mas posso mudar a mim mesmo(a)!

Referências:

Relatório da ONU aponta a irrigação agrícola como grande preocupação -

Xico Graziano - O Estado de S.Paulo - E-mail: xicograziano@terra.com.br
www.ambiente.sp.gov.br/pactodasaguas 




CONHEÇA VÁRIOS ENFOQUES SOBRE O TEMA ÁGUA NA PÁGINA DE LINKS: http://t.co/Cs0ngIG 

Água limpa, um direito de todos!




22 de Março - Dia Mundial da Água





Água é tema de extrema importância. Cada vez mais devemos estar atentos para tudo o que diz respeito à preservação e contaminação. Maior fonte de doenças, a água contaminada já é presença em nosso cotidiano. 
Isso tem de mudar!



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário