quinta-feira, 1 de março de 2012

AEROVOR - Despoluidor de Águas vem da cidade de Rio Grande

Aerovor - Máquina criada pelo engenheiro João Ivo para despoluir rios e outros ambientes hídricos – Foto – Fábio Dutra

AEROVOR - Despoluidor de Águas vem da cidade de Rio Grande
Parte 1


Por Marise Jalowitzki
01.março.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/03/aerovor-despoluidor-de-aguas-vem-da.html


Iniciamos o mês de março. Muitos dias importantes, como todos. Dia 22, um dia especial. Dia Mundial das Águas! Saudar esse precioso bem, destacando todas as possibilidades para melhorar as fontes, a potabilidade, o acesso irrestrito da população de água saudável, este é o objetivo que fez a ONU escolher um Dia específico, para que todos os segmentos voltem a sua atenção e prática efetiva.


Vivemos com um problemão. No Brasil, além das barragens, do assoreamento dos rios, da contaminação dos lençóis freáticos, da perda de 40% de toda a água tratada devido à má manutenção de canos de condução (dutos), temos, também, a POLUIÇÃO! Raríssimo, nos dias de hoje, poder localizar um rio limpo, uma parte do oceano sem dejetos (macro ou micro - os particulados não são visíveis, mas estão lá!). Assim, o que fazer para diminuir a sujeira e a contaminação das águas?


Pois uma resposta simples chega como solução desde a cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Vi a reportagem no dia 01 de janeiro, no programa Campo e Lavoura. O engenheiro de 71 anos, João Ivo Avelandra de Souza é pesquisador nato. Dedicou 50 anos de sua vida em pesquisas e 09 neste projeto de despoluir água contaminada. Obteve, enfim, um EQUIPAMENTO PORTÁTIL CAPAZ DE DESPOLUIR QUALQUER MEIO HÍDRICO: Rios, piscinas, lagos, açudes. MARAVILHA!


João Ivo é formado em engenharia mecânica, hidráulica e de saneamento e seu invento, o AEROVOR, tem registro no Instituto Nacional de Patentes Industriais (INPI). O AEROVOR transforma o oxigênio do ar em oxigênio dissolvido (OD) que é o que a água precisa, distribui no ambiente contaminado e pronto, está devolvida a vida à água, aos peixes e toda a fauna e flora de rios e lagos.


Segundo o engenheiro inventor, "quando a água é poluída, fica com deficiência desse recurso que é o oxigênio dissolvido (OD), o que acaba ocasionando a morte, por asfixia, dos seres aquáticos. Proporcionando OD na proporção de 20% ao ambiente degradado, este retoma suas condições ambientais regulares, resolvendo o problema da poluição".


Esta é uma EXCELENTE NOTÍCIA. Só a tristeza de ver, bem próximo, o Gravataí e o Rio dos Sinos, periodicamente, com a superfície plena de peixes mortos é um quadro por demais triste de se ver. O que não pode acontecer é as empresas utilizarem este equipamento (ou o governo) para despoluir as águas e as mesmas empresas continuarem a despejar seus resíduos tóxicos, como vem acontecendo! 

Como diz a Comissária do Clima, Connie Hedegaard (que esteve no Brasil até ontem): Quem polui, tem de pagar!
E adendo: Quem polui, tem de pagar e tem de PARAR DE POLUIR! Não adianta só pagar (o que hoje ainda é uma praxis a ser conquistada) e não mudar!

Sustentabilidade efetiva é mudar o modelo!



Compõem a série AEROVOR:

Parte 1 - AEROVOR - Despoluidor de Águas vem da cidade de Rio Grande - Link:

Parte 2 - AEROVOR - Como funciona e onde pode ser aplicado para despoluir - Link: 
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/03/aerovor-como-funciona-e-onde-pode-ser.html 

Parte 3 - AEROVOR - BRASKEM implementará Despoluidor de Águas em Camaçari, na Bahia - Produção do Despoluidor de Águas gera 12 empregos diretos - Link: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/03/aerovor-braskem-implementara.html



Querendo, leia também: http://ning.it/xIJAe9



 Poluição ambiental -  só a consciência não é capaz de salvar o clima , quem polui, tem de pagar! - defende a comissária do Clima Connie Hedegaard 


A dinamarquesa Connie Hedegaard, comissária europeia do Clima, elogia as iniciativas ambientais brasileiras e revela o que a Europa espera da Rio+20
28.fevereiro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/02/so-consciencia-ambiental-nao-vale-diz.html 
http://ning.it/xIJAe9


Só consciência ambiental não vale! - diz Connie Hedegaard - o impacto precisa ser no bolso









E mais sobre as Águas: http://t.co/Cs0ngIG



Água! Conheça vários enfoques sobre preservação das águas e contaminação das águas, impactos ambientais e pesquisas


Água limpa, um direito de todos!

Link - http://t.co/Cs0ngIG

Água é tema de extrema importância. Cada vez mais devemos estar atentos para tudo o que diz respeito à preservação e contaminação. Maior fonte de doenças, a água contaminada já é presença em nosso cotidiano. 
Isso tem de mudar!



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário