quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ilha das Flores em chamas - Porto Alegre

Ilha das Flores tem área de preservação ambiental incendiada -Foto Fernando Diniz

Ilha das Flores em chamas - Porto Alegre

Por Marise Jalowitzki
11.janeiro.2012

Vemos de nossa janela a intensa fumaça que toma conta da área de preservação da Ilha das Flores. O fogo tem mais de duas horas. Já deu uma chuva e a fumaça continua. COM TUDO O QUE TEMOS DE CHUVA NO INVERNO, IMPOSSÍVEL ACEITAR QUE NOSSO ESTADO VIVA ESTA SITUAÇÃO DE PENÚRIA POR CAUSA DA SECA!!! COMO não investir em cisternas, caixas dágua, acudes, para permitir uma irrigação constante? E agora, com a Ilha, os bombeiros não tem como puxar água do Guaíba? Falta o que² Equipamentos? Pessoal? Vontade política?

Nosso Governador do Estado, Tarso Genro, com tantos municípios em calamidade pública, sem água, seca que mata os animais e deixa a população em desespero, plantações perdidas, nosso governador em férias, em Cuba!
Descaso? Desinteresse? O que esperar então?

Ano passado, situação idêntica aconteceu. Foram feitas promessas que, por "não haver um projeto", não foram cumpridas. Quem precisa apresentar um projeto à altura, está pedindo ajuda? SABE COMO FAZER?

Todo ano a mesma coisa. Antes, era porque o nosso governador era de partido diferente do governo federal. E agora, qual a justificativa?

RS - Seca na linha Gramado, interior de Liberato Salzano, a 150Km de Passo Fundo, atingiu açudes, deixando impróprias as águas para o consumo pelo gado devido aos peixes mortos

Foto: Vagner Guarezi/Agência Freelancer/Especial para Terra

Querendo, leia também:


Seca no RS - Anunciada desde
junho de 2010

Secas no RS - Cadê os hidro-aviões desde dezembro?

 
 





Safras recordes no Brasil - Seca no RS
Seca no RS - Santa Rosa

Safras recordes e seca no Rio Grande do Sul - Quem é o Agricultor?


08.janeiro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/safras-recordes-e-seca-no-rio-grande-do.html


Quilombolas de São Lourenço do Sul
Ninguém tira este lindo sorriso do rosto!


Quilombola: Eu Tenho sede agora! Ministra da Igualdade Racial: Vou ver isto em Março!

20.janeiro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/quilombola-eu-tenho-sede-agora-ministra.html



Corrida alimentar - Quem é o
Vencedor - Um terço dos grãos
 produzidos vai para o lixo!

Mais da metade da comida produzida no mundo vai para o lixo! - Segundo a ONU, um terço dos grãos produzidos é desperdiçado

11.maio.2011
http://t.co/ESi8Vop








Pedras de granizo com mais de 20 dias no solo

Clima - Pedras de Granizo com mais de 20 dias em São Lourenço do Sul - RS - Brasil

09.dezembro.2010
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/12/pedras-de-granizo-com-mais-de-20-dias.html





-----
Do Terra
"Um incêndio atingia a ilha das Flores, no lago Guaíba, em Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo ocorria na mata de uma área de preservação ambiental.
Equipes da corporação foram enviadas ao local. As causas das chamas eram desconhecidas, e não havia informação acerca de feridos."

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5553749-EI8139,00-RS+com+Estado+em+emergencia+governador+passa+ferias+em+Cuba.html


RS: com Estado em emergência, governador passa férias em Cuba
11 de janeiro de 2012  16h52  atualizado às 17h15





DANIEL FAVERO
Direto de Porto Alegre
O Rio Grande do Sul enfrenta uma forte estiagem que já fez com que 166 cidades decretassem estado de emergência. Desde o começo do mês, o governador Tarso Genro tira férias em Cuba com a família e só deve retornar na sexta-feira, quando o governo federal anunciará, em Porto Alegre, um conjunto de medidas de combate à seca.
Enquanto isso, o vice-governador, Beto Grill, divulgou nesta quarta-feira que uma comitiva de secretários foi enviada a Brasília para agilizar a liberação de R$ 18 milhões para as cidades atingidas. Grill disse que Tarso deve visitar no sábado a região do Alto da Serra do Botucaraí para vistoriar as áreas afetadas pela seca. O vice-governador disse que, mesmo de férias, o governador mantém contato com a capital gaúcha para saber as ações adotadas no combate à estiagem.
Na manhã de hoje, antes de embarcar para o Uruguai, onde lidera uma comitiva em busca de acordos comerciais e debate sobre questões bilaterais, Grill transmitiu o cargo para o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde.
De acordo com o governo gaúcho, Villaverde assume a função, pela primeira vez, até sexta-feira, quando Tarso retorna. Até lá, dará continuidade ao trabalho que vem sendo realizado para amenizar os efeitos da estiagem. Em sua agenda, terá reuniões para se informar sobre a situação da seca e sobre as ações tomadas pelo governo.
"Tenho clara a importância deste período que vive o Estado, principalmente nesta delicada situação de seca e estiagem. Vou acompanhar as medidas da presidente Dilma que estamos prevendo para o dia de hoje, e dar todo o apoio aos nossos secretários que estão em Brasília em busca de recursos", disse Villaverde ao assumir o Executivo na manhã de hoje.
Em Cuba, Tarso aproveitou a oportunidade para se encontrar com autoridades. Na segunda foi recebido pelo ministro do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca Diaz, para uma conversa sobre intercâmbio comercial e cultural. Durante a reunião, o ministro cubano manifestou sua disposição em fornecer tecnologia e compartilhar a experiência cubana no enfrentamento a catástrofes naturais. A notícia foi divulgada no site do governo gaúcho com foto tirada pelo neto do governador, Fernando Genro Robaina.
-------
Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário