sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Porque Ser Ecológico - Óleo de Cozinha - Envolvendo a Comunidade em Geração de Renda

Reciclagem de óleo de Cozinha - Projeto do IFF - Bom Jesus recebe premiação

Porque Ser Ecológico - Óleo de Cozinha - Envolvendo a Comunidade em Geração de Renda
Parte 3




Por Marise Jalowitzki
23.dezembro.2011
http://ning.it/v3kFWN 

Os condomínios urbanos e os centros comunitários podem se mobilizar para criar grupos de geração de renda, usando o óleo de cozinha que foi utilizado em frituras, para o fabrico de sabão, sabonetes e sachês.

Um dos projetos vitoriosos é o “Reciclagem de Resíduos de Óleo Vegetal: Estimulando a Cidadania e a Preservação Ambiental”que foi premiado em outubro de 2011, durante a III Mostra de Extensão promovida pelo IFF – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense.


III Mostra de Extensão do IFF - Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense escolheu Projeto Reciclagem de Resíduos de Óleo Vegetal - Estimulando a Cidadania e a Preservação Ambiental 
( Na foto a Coordenadora prof. Juliana Vidigal, ao centro,  e os bolsistas Carlos Ignácio Bagueira Vianna Leal e Laura Ignácio Silveira)


Os alunos, liderados pela professora Juliana, estudaram as técnicas, escolheram a melhor formulação e avaliaram os consumidores de sabão. Escolhida a melhor fórmula, a receita foi apresentada para uma comunidade, constituída por 15 famílias, capacitando-as para que possam produzir o sabão e, com isso, ter uma fonte de renda.


Exemplo que se propaga


A comunidade passou a guardar seu óleo de cozinha usado e a coletar dos vizinhos. Hoje, o negócio, que funciona como uma cooperativa, auxilia a todos no orçamento doméstico.
 A professora Juliana Vidigal, responsável pelo projeto, explica que, além do apelo econômico, social e ambiental, o projeto aprimora a formação dos bolsistas.
“Temos esse desafio de resgatar essas famílias em um primeiro momento sempre considerando a questão ambiental. Aproveitaremos o óleo, que é poluente, e que, na maioria das vezes, é descartado pelos ralos de cozinha, prejudicando o sistema de tratamento”, disse a professora.
O bolsista Carlos Ignácio Leal ressalta os resultados muito positivos do projeto: “Só com o nosso experimento para encontrar as formulações, conseguimos que não fossem poluídos 100 milhões de litros de água. Temos a perspectiva de alcançar números bem maiores. O  município de Bom Jesus é pequeno e não possui rede de esgoto. Trabalharemos para alcançar números ambiciosos dentro de Bom Jesus e, quem sabe, na região do vale do Rio Itabapoana”, concluiu Carlos.
Reciclagem de óleo de cozinha - Engaje-se você também!

Para levar o Projeto Geração de Renda para sua comunidade, contate com a Professora Juliana Gonçalves Vidigal - ascombj@iff.edu.br
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
Assessoria de Comunicação do campus Bom Jesus do Itabapoana
 (22) 3833-9850
 (22) 9811-8143 (Mauricio)





Integram este tópico: 


Parte 1 - Porque ser ecológico -  Em um mundo pleno de contaminações, praticar a ecologia é reconhecer a grande família planetária que constituímos - Link: http://ning.it/vv58fh 


Parte 2 - Óleo de Cozinha - Cuidando da água que bebemos - Link: http://ning.it/vktKql


Parte 3 - Óleo de Cozinha - Envolvendo a Comunidade em Geração de Renda - Projeto Vencedor - IFF - Bom Jesus - Link: http://ning.it/v3kFWN   



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil
------

Nenhum comentário:

Postar um comentário