sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Morte de golfinhos e tartarugas em SC e perfurações de petróleo

Morte de golfinhos e tartarugas em SC já é nove vezes maior do que o que é considerado normal - Como anda a perfuração de poços de petróleo

Morte de golfinhos e tartarugas em SC 
perfurações de petróleo

Por Marise Jalowitzki
16.dezembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/morte-de-golfinhos-e-tartarugas-em-sc-e.html

Hoje pela manhã dei uma rápida passada no facebook e encontrei a postagem de Elizere sobre a notícia veiculada há 5 dias, comentando o quanto os biólogos estão alarmados com o aumento do número de mortes de golfinhos e tartarugas em SC. Vários outros canais de imprensa tem publicado sobre o tema.
A vida segmentada em que vivemos, funciona assim: Cada um se especializa em alguma coisa, estuda pra caramba aquela pequena coisa, olhando para ela, cada vez mais profunda e verticalmente, sem olhar para os lados. Assim, cada um produz seus relatórios, baseado naquele seu pequeno espaço de observação e investigação. Apenas relatórios. Dificilmente alguém responsabiliza alguém, algum acontecimento, alguma organização ou autoridade. E, com isso, também garante sua perpetuidade. "Especialista é alguém que sabe quase tudo de quase nada", já declarava Roberto Crema.

Claro que estudiosos, seja de que ramo for, não podem ficar responsabilizando ou acusando quem quer que seja, antes de ter causas fundamentadas e comprovadas. Mas, até quando vamos fazer de conta que não sabemos nada de nada?
Os biólogos afirmam que os animais morreram em função de terem ficado presos nas redes de pesca. Como a pesca foi mais escassa neste ano, os pescadores teriam adentrado mais do que o permitido, e com redes, o que teria ocasionado a morte em massa.
Será mesmo? Não terão os animais se prendido, sim, nas redes, por estarem desnorteados? Por terem perdido o rumo de seu "caminho" natural? 134 tartarugas e 15 golfinhos, de novembro para cá.

Recentemente recebi um contato para falar sobre sismos e terremotos, para avaliar a situação de SC. 
(Veja qual a diferença entre sismos e terremotos - Sismos Induzidos - http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/qual-diferenca-entre-sismos-e.html )

Agora, por favor, é tão difícil pensar no que está acontecendo em todo o nosso litoral? Todas essas perfurações e extrações, principalmente nas camadas mais profundas do Oceano Atlântico, tem ou não consequências imediatas sobre a fauna marinha?

Lá no face deixei o comentário que transcrevo aqui:


Perguntem para a Petrobras e a perfuração no pré-sal para ver se eles respondem algo!!! Alterar com batidas, perfurações, fios, até mesmo com sons, o habitat que é desses nossos irmãos, claro que vai matar! Até quando os biólogos vão ficar somente "alarmados", sem dar a cara a tapa e declarar que sabem o que está acontecendo? Será que fui só eu, leiga, que li sobre baleias e golfinhos, que se orientam e comunicam nas águas através do seu som e ressonância deste? Alguém mais viu, quiçá, Free Willy? Política de boa vizinhança!

As anomalias no comportamento dos animais marinhos só estão começando. Vamos ter tragédias bem maiores.

DIGAM QUE ESTOU VIAJANDO! TUDO O QUE QUERO É ESTAR ERRADA!!!



g1.globo.com
O fenômeno ocorre no litoral norte do estado. Segundo os pesquisadores, de um mês para cá a quantidade de tartarugas e golfinhos encontrados mortos nas praias é nove vezes maior do que o normal.

 ·  ·  · há 2 horas · 

  • Você curtiu isso.

    • Compromisso Consciente Perguntem para a Petrobras e a perfuração no pré-sal para ver se eles respondem algo!!! Alterar com batidas, perfurações, fios, até mesmo com sons, o habitat que é desses nossos irmãos, claro que vai matar! Até quando os biólogos vão ficar somente "alarmados", sem dar a cara a tapa e declarar que sabem o que está acontecendo? Será que fui só eu, leiga, que li sobre baleias e golfinhos, que se orientam e comunicam nas águas através do seu som e ressonância deste? Alguém mais viu, quiçá, Free Willy? Política de boa vizinhança!
      alguns segundos atrás · 

    • Compromisso Consciente Até quando vamos exclamar: Ah!!! Puxa! Meu Deus! Oh!

Fontes:
Wikipedia - Sismos
Facebook
http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/v/biologos-estao-alarmados-com-o-aumento-do-numero-de-mortes-de-golfinhos-e-tartarugas-em-sc/1727129/


Querendo, leia: http://t.co/998Dw63


Qual a relação entre Terremoto e Tsunami no Japão e Perfuração para extração de petróleo em águas ultraprofundas?

Japão - Terremoto de 8,9 e tsunami assolam o país. Qual a relação com exploração de petróleo em águas ultraprofundas?


Outros links sobre o tema, neste blog:

- Tsunami projetado - Tsunami não é fenômeno natural:catástrofe fabricada? Link: http://t.co/RzGIwcL

- Japão recebe o lixo que é de todos nós! - Link:  http://t.co/N376oOC


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário