segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Finalmente acabou o mini Zoo da Redenção - Animais foram removidos para Santa Maria

Porto Alegre - Animais do mini Zoo transferidos para Santa Maria - Foto Ronaldo Bernardi


Finalmente acabou o mini Zoo da Redenção - Animais foram removidos para Santa Maria


Por Marise Jalowitzki
19.dezembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/finalmente-acabou-o-mini-zoo-da.html


Acabou! Finalmente! Desde os idos de 70, quando aportei em Porto Alegre pela primeira vez, um dos pontos turísticos para visitação é - e continua sendo - o Parque da Redenção (Farroupilha). Lugar com muito verde, espaço para caminhadas, lugar para tomar chimarrão sossegadamente, abrigava também um mini zoo. Muita gente achava bacaninha ver aqueles animais silvestres enjaulados, espaços reduzidos, onde se aglomeravam macacos, araras, pavão, onde aves não voavam e nem os macacos podiam pular como é seu natural. Quadro triste, retrato da vida urbana. Porque tinha de ser eles a nos retratar?


Comentário igual fez minha pequena filha, quando completou seus 5 anos. Quem podia ficar feliz vendo aqueles bichinhos silvestres enjaulados, comendo as porcarias que os visitantes teimavam em oferecer? Muitos morrera, e não só por idade! Finalmente, agora, que bela notícia! Quatro décadas após, finalmente, o mini Zoo da Redenção, em Porto Alegre, foi desativado. Chega da falta de espaço! Chega de comer baganas de cigarro e pipocas industrializadas! Pedaços de cheesburguer e hotdog!


A remoção aconteceu hoje à tarde e, por esta hora, estão na estrada os bichinhos, rumo a um criadouro em Santa Maria - RS. Fico rezando para que todos consigam chegar vivos e fortes no seu destino e novo lar, já que um caminhão de mudanças foi o veículo escolhido para levá-los na longa e extenuante viagem! 


Porto Alegre - Transferência dos animais do mini zoo da Redenção até Santa Maria aconteceu em caminhão baú - Foto Ricardo Duarte - Ag RBS

Será que o IBAMA não conta com um carro equipado convenientemente para transportar animais em viagens longas? São quase 700 km! São 73 animais em um caminhão baú! Como os espaços para ventilação são diminutos, a viagem será interrompida a cada uma hora, afim de possibilitar respiração adequada para os indefesos.


Como temos carências! De equipamento, de profissionalismo, de conhecimento. Há situações em que não adianta só a boa vontade! A forma como capturaram e enjaularam os animais foi, muitas vezes, causa de sofrimento. Os macacos foram obrigados a descer sob jatos d'água, o pavão passou momentos de angústia até ser capturado, tendo a sua bela cauda presa (pisada) como uma das formas de contê-lo... 


Enfim, mesmo sob protestos de ambientalistas, os animaizinhos iniciaram sua jornada às 19 horas. Agora, é só torcer para que dê tudo certo e eles possam desfrutar de seu novo habitat!


Texto fonte : RBS Notícias (tv)
Imagens : Clic RBS - Jornal Zero Hora 




Querendo, leia também: http://t.co/q8QmUfX

Na Declaração Universal dos Direitos
dos Animais está assegurado que eles
não passem por testes que lhes causem dor



Experimentos Científicos em Animais - É possível substituir?

Por Marise Jalowitzki
26.junho.2011
LINK: http://t.co/q8QmUfX







Leia mais sobre Direito dos Animais à VIDA! link: http://t.co/7Z4PBPu 

Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA!

Links sobre Direito dos Animais à VIDA!

19.abril.2011

DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
Manifeste-se! Participe!




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

2 comentários:

  1. Com certeza a melhor decisão foi tomada. Não havia condições de mantê-los lá(na verdade nunca houve). No entanto, apesar de ter consciência da situação, ainda assim bateu uma nostalgia quando passei na redenção e vi que não havia mais o minizôo que lá estava desde a minha infância!Espero que os animais estejam em melhores condições!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreendo bem seu sentimento, pois é bem pertinente. Os bichinhos, mesmo aprisionados, eram receptivos aos carinhos dos que lhes davam atenção. Entretanto, a sua liberdade era um direito inalienável. TAMBÉM espero, e desejo, que estejam tendo uma vida BEM MELHOR do que aquela que tinham ali!

      Excluir