segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Como lidar com as lagartas que comem as folhas de maracujá

Maracujá e sua linda flor - a terceira em 2011 - como lidar com as lagartas que comem as folhas (Arquivo Pessoal)





Por Marise Jalowitzki
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/como-lidar-com-as-lagartas-que-comem-as.html


Pois a amiga Rosana contatou perguntando o que fazer para exterminar as lagartas que acabam com todas as folhas de seus pezinhos de maracujá. Assim como eu, ela também mora em apartamento. É lógico que, com todo este desmatamento e inversão no ecossistema que estamos vivendo, alguns animais morrem e extinguem, em detrimento de outros que se  multiplicam desordenadamente. 


A lagarta é o segundo estágio da borboleta - ovo, lagarta, casulo, borboleta. As borboletas adoram colocar seus ovos sob as folhas do maracujá, pois a tenra substância é, ao mesmo tempo, fortalecedora e calmante, tudo o que a lagarta precisa quando vai hibernar no casulo, tempo de maturação, enrijecimento e exercício muscular das asas, para poder voar quando completar sua metamorfose. 


Rosana, e tod@s @s demais que leem este artigo: quando passei pela primeira vez por este problema, aconselharam-me um "veneno ecológico" - "ego - lógico": desmanchar dois ou três cigarros em um litro d'água Ou fumo em rolo) e borrifar nas folhas. Acaba com as lagartas!... e também empesta as folhas!!! Nunca segui. Como aproveito cada folha dos pés de maracujá, em absoluto não me interessa ter uma folha empestada! Mas, para aqueles que querem apenas os frutos, vi a receita:
- para cada litro d'água, esfarelar dois cigarros (só a parte a ser 'fumada')
- deixar de molho por 12h
- colocar a água coada (e envenenada) em um borrifador e borrifar as partes das folhas (internas e externas). Sempre ao final da tarde, quando o sol já está fraquinho, pra não queimar as folhas.
Pronto! está feita a aplicação. Só vai precisar de novo em uma, duas semanas, caso a infestação continue (o que geralmente não acontece).
Importante lembrar que, agindo assim, fica impossível usar as folhas para chás. O que é uma lástima, pois o potencial para problemas de ansiedade, nervosismo, insônia e depressão, é enorme!

Uma outra receita:
- 1 litro de água levada ao fogo para aquecer bem (não precisa ferver)
- 4 colheres de pó de fumo ou rolo de fumo (picado)
- 50ml de álcool doméstico
Deixa a água e o fumo de 2 a 3 dias curtindo, na sombra.
Coa, mistura com o álcool e borrifa, dos dois lados da folha, já que é na parte de baixo que a borboleta deposita os ovos que vão se tornar em lagartas.


Assim, o que fiz no primeiro ano: primeiro, observei o lindo vôo das borboletas, o que, por si só, já é um encanto. Depois de alguns dias, fui espiar a parte inferior de cada folha (afinal, em um jardinzinho de apartamento não é tão difícil assim) e removi, com uma pequena "unhada" os ovinhos excessivos. Os ovinhos de borboleta são pequenos potinhos, quase parece um esporo da própria folha, branquinho. 

Deu certo.


No segundo ano (este, primavera/verão de 2011) não precisei fazer mais nada. A razão? Plantei mais outras plantas, ou no mesmo vaso, ou bem próximo dos pés de maracujá. 


Aqui você pode encontrar gerânios, pingo d'ouro, couve, mirtilo, flor de Natal e maracujá

Aqui há cenouras, lirios, manjericão, bergamoteira, até uma araucária. À direita, uma nova mudinha de pingo d'ouro, gerânios, malva rosa - maravilhoso mundo



As emanações das diversas plantas servem como reguladores entre si, espantando tudo o que é excessivo. Assim, é ou não maravilhoso ter proporcionado um estado de equilíbrio no mini ecossistema que tenho a meu alcance? Equilíbrio funciona para todas as situações; no mundo vegetal, também, cabe às grandes fazendas, cabe às pequenas hortas, cabe aos jardinzinhos de quinto andar! 

Nota em 12.abril.2016:

Meus problemas, há dois anos, acabaram completamente. Nada mais de lagartas. Apenas uma ou outra, tão esporadicamente que nem diferença faz. Continuo plantando VÁRIOS outros tipos de plantas para crescerem junto aos pés de maracujá, desde tomates, gerânios, pitangueira, malva rosa, cheflera, araucária, erva-cidreira...enfim, tudo que cultivo, misturei. Uma planta protege a outra dos ataques. Seus odores característicos afastam os diferentes tipos de borboletas. Deu super certo. Os antigos já sabiam disso. Biodiversidade!

Como nosso meio ambiente continua sendo atacado e, muitas vezes, vários insetos acabam ficando resistentes ao venenos, a cata dos ovos é um método bastante eficiente.


Felicidades a todos! 


Nota em 30.março.2017
Transcrevo as dicas de um dos comentários:

"Boa noite, também possuo problemas com as borboletas, mas na minha opinião, não acho legal usar cigarros para combater, a um tempo atrás, vi em um site uma opção interessante, fiz pequenos furinhos em ovos de galinha mesmo, retirei a clara e a gema pelo furinho, passei barbante e amarrei por todo o maracujazeiro, pois quando as borboletas vão colocar os ovos, elas acham que algum animal" já colocou ovos ali, e elas decidem ir embora, diminuiu bastante, mas mesmo assim sempre checo e retiro as larvinhas que estão crescendo.

Em relação ao fruto, abelhas polinizadoras também é muito difícil aparecer aqui, então eu faço o trabalho delas; sempre que sai flor, eu passo o cotonete em todo o pólen e passo na parte de cima de outra flor, nunca passando o pólen na mesma flor que eu retirei aquele pólen (uma dica, jamais toque nas flores ou nas frutas) isso pode fazer com que morram ou fiquem deformadas, uns dias depois voces perceberão que o fruto já começa a crescer, já saíram meus 4 maracujás e vou fazer um mousse :).Espero ter ajudado em algo."

   
Gratidão pelas dicas!




Escrevi um lindo capítulo sobre a Borboleta e seus estágios em meu livro: A Metamorfose do Ser em 360 graus (que também contem dinâmicas de grupos para aplicação em programas de Desenvolvimento Humano)




Mais sobre pequenas ações em:Link: http://t.co/U09gKpD
Semear Semente - O que Você pode fazer

 
Semear Semente

Link: http://t.co/U09gKpD

Página para compartilhar experiências do dia a dia, contemplando:
Semear, cuidar, acompanhar, flores e frutos, sementes, colheita, semear.
O eterno ciclo.




Para aproveitar as folhas:

Xarope de inverno com folha de parreira e maracujá, olha só!


Folhas de maracujá e parreira crescem juntas e ajudam a compor xarope de inverno

Maracujá - plantando em apartamento




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil








37 comentários:

  1. no caso ñ exterminar e sim diminuir a quantidade de ovos

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Borboleta dando espetaculo a parte na cadeia po!!!essas miseraveis estao acabando com meu pe de maracuja, vou exterminar todas que conseguir , eu em!!!

      Excluir
    2. Tem "uma parte tua" que não quer isso, não! senão não teria entrado nesta página!!! Se teu espaço é grande, faz o que está recomendado no artigo. Borrifa com água com tabaco! Se o espaço é pequeno, faz o procedimento manual! Este mundo está todo em desequilíbrio e não foram as borboletas que o deixaram assim, não!!!! Eu entendo a tua indignação, mas não vai adiantar! A maioria das coisas estão escorrendo pelo ralo, desequilíbrio que a nossa própria espécie provocou!!! Preservar algumas é nosso papel! (Criei por dois anos, cuidando pra caramba, de uma parreirinha! Quando deu três lindos cachinhos, antes que estivessem maduros, os passarinhos sugaram todo o interior!! Ficou só a casquinha! Primeiro ímpeto: ficar uma arara! Depois, refleti! Gente!

      Excluir
    3. Sao apenas tres pes de maracuja , ja catei as lagartas espero que eles se desenvolvam melhor agora,kkkk sou tec.em meio ambiente e adoro tudo o que diz respeito a natureza, mas fiquei realmente indignado com a tal borboleta rsrsrs obrigado pela dica e tenha uma boa noite!!!

      Excluir
  3. Eu também tenho pé de Maracujá em casa,
    E tento de todas as formas evitar que um numero maior
    De Lagartinhas, se desenvolva no meu Pé de Maracujá!
    E todas as manhãs eu vou com uma varinha eu vou retirando
    Algumas Lagartinhas que já estão devorando as Folhas e principalmente
    As hastes é que elas gostam mais porque a seiva é melhor!
    E sabe o que eu faço com elas? Eu dou para as Lagartixas que também
    Ajudam-me a controlar essa prega de Lagartas, nada contra as Borboletas.
    Mas temos que controlar a proliferação e o descontrole da espécie.
    Por sinal eu estou até escrevendo um Livro sobre essa questão, o nome.
    Do livro é: O MARACUJÁ E SEUS PREDADORES!
    E tenho no meu pequeno Quintal: Maracujá, Acerola e Limão.
    E muito bom agente ter essas frutas em casa, porque não tem
    Agrotóxico e são tratadas com muito carinho, eu amo as minhas
    Plantas, e sem contar com algumas medicinais!
    Eu moro aqui na Cidade de Cedro – Ceará
    Meu nome é: Valmir Pereira dos Santos
    Poeta e Escritor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha, Valmir!
      Realmente, a vida natural é tudo de bom e tantas pessoas já se desconectaram da beleza que é o viver em contato com a Natureza, ver as plantas em desenvolvimento, cuidá-las e receber seus frutos.
      Parabéns, amigo, pelo belo exemplo de cidadania feliz!
      E quando o livro estiver publicado, avisa!
      Também amo as minhas plantinhas!
      Já tive mais. Mas continuo grata ao que a Vida me oferece!
      Desejo felicidades sempre, amigo de Cedro!

      Excluir
    2. kkkk verdade valmir as lagartixas agradecem. Eu tenho um pe de maracuja que até entao pensava que era videira .Pois tinha plantado videira,,,Mas ,,,Enfim as lagartas estao acabando com as folhas .Mas ainda confesso que sonho com uma videira.Vocês sabem a diferença?

      Excluir
    3. KKKKKKK A VIDEIRA DA UVA E O PÉ DE MARACUJA DÁ MARACUJÁ........

      Excluir
    4. Nasceu uma nova videira em um vaso de folhagem, neste ano! De sementes de uva que jogo como adubo!
      Maravilha!

      Excluir
  4. Rapaz! Essas lagartas são o fim da picada! Estão pelando meus lindos pezinhos de maracujá!!! O que vou fazer? Ah, vou meter inseticidas nelas! Kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. calma! leia o artigo!!!! senão, de que adianta acabar com as lagartas e ter folhas e frutos que absorveram os venenos?? é isto que os agricultores-espalhadores-de-venenos fazem!!!

      e, sim, estamos diante de uma superpopulação de lagartas este ano!! fruto do desiquilíbrio ambiental cada vez maior!

      Felizmente, em meu terraço, pleno de diversificadas plantas, todas misturadas-e-juntas (trocadilho..hehe) umas protegem as outras e tenho pouquíssimas lagartas por aqui!!

      Boa sorte!

      Excluir
  5. Olá. Por favor, para que você usa cada uma das folhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chás, xaropes e adubo (seco as folhas de qualquer planta - menos as cítricas -, depois trituro no liquidificador e pronto).

      Incluí no artigo, agora a pouco, os links onde falo sobre.

      Um deles é "Xarope de Inverno com folhas de maracujá e parreira"
      Dá uma olhadinha. Nutritivo, anti ansiedade.

      Abraços

      Excluir
  6. Olá Marise!
    Vim parar aqui procurando, exatamente um jeito de exterminar as lagartinhas pretas do meu 1º pé de maracujá.
    E concordo com vc, em relação de não usarmos substâncias tóxicas. Pelo que entendi, o melhor horário para se catar as lagartas, é pela manhã, certo?
    As folhas do meu, já estão bem roídas, mas irei tentar desta maneira aqui falada.
    Posso fazer chá, somente com as folhas de maracujá?
    Como postar foto do meu maracujá, aqui?
    Abraços....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pela manhã é o melhor horário, amigo!
      Sim, basta ferver a água (ponto de infusão), colocar uma folha (se quiser bem forte, duas) lavadinha, na água quase fervente, cobrir a xícara por uns 2 minutos e está pronto! Açúcar opcional (ou nem!).

      Pra postar as fotos, envia para o e-mail marisejalowitzki@gmail.com que incluo no artigo.
      Abraços

      Excluir
    2. Folhas verdes de maracujá são tóxicas!!!!!
      Deixe secar antes de usar!!!!

      Excluir
  7. Olá!
    Moro na argentina e estou fazendo na área da minha casa um espaço com alguma plantas (maracujá, pimentinhas, coentro...) os outros estudantes estão pegando no meu pé, por conta da larvas (apesar de me encantar, não posso cultivar borboletas kkkk). Perdoe a minha ignorância, mas a solução da água com cigarros exestermina todas as lagartas?

    Quais são os pontos negativos do uso desta solução?
    Agradeço profundamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felipe! Como não experimentei, vou relatar só o que me disseram: Sim, quando aplicado sobre e sob a folha, o extermínio acontece! O lance é que as folhas também ficam contaminadas com todos os venenos contidos nos cigarros, o que inviabiliza o uso das folhas, pois elas tam bém ficam envenenadas! O que é uma verdadeira lástima, pois os poderes das folhas de maracujá, especialmente para depressivos, ansiosos e insones, e muito forte.
      Faça a melhor opção!
      Se queres somente garantir os frutos, tente usar o cigarro... Senão, continue a "caça" uma a uma às lagartas!
      Uma solução bem importante é permitir que os pés de maracujá cresçam em meio a muitos outros tipos de plantas-arvoretas, que, pela diversidade, afastam praticamente todas as borboletas poedeiras!!

      Excluir
  8. Boa noite. Meu problema é que não sei o que está comendo as folhas do maracujazeiro, são enormes abocanhada e não vejo ninguém, já procurei vestígios e não encontro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José, fica na espreita (aqui alguns dizem "de butuca"), só observando, imóvel! Vais descobrir que são gafanhotos, ou louva-deus. Eles se confundem entre as folhas e, por vezes, até se escondem, lentamente, olhando para nós! J[a tive vários desses "contatos de 3º grau"...rsrsrs... Depois de identificados, peguei um vidro com "boca grande" e agilmente coloquei-os ali dentro. Uma vez foram 3! Tampei, levei rapidamente para a frente do edifício e larguei na grama. Boa sorte!

      Excluir
    2. tirei fotos e tudo da façanha ecologicamente ética!

      Excluir
  9. Olá, meu nome é neuza e Moro em Governador valadares- Minas gerais.Tambem estou sofrendo com as largatas que comem as folhas do meu maracuja.e preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Neusa!
      Como estão as coisas atualmente com seus maracujazeiros??

      Excluir
  10. Ta sendo complicado manter meu pezinho de maracujá longe das lagartas...
    Primeiro montei um.borboletario com as lagartas mais eram mtas...
    Por enquanto estou controlando manualmente quero evitar usar agrotóxicos, mas todos os dias dou uma olhadinha para tirar os ovos de borboletas e as lagartinhas 😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço isso também!
      E dá resultado.
      Exceto quando são gafanhotos os que comem (a bocada é grandona... rsrsrs).
      Já experimentou borrifar a água com nicotina?

      Excluir
  11. Já tentei por diversas vezes a água com fumo, mas que nada, as borboletas continuam colocando suas larvas. Como minha parreira já está alta e até agora só consegui colher 3 frutos, pois além das borboletas, não tem havido as abelhas. Estou muito triste, pois meu pé nasceu sem plantio, foram sementes de maracujá passado que joguei na horta para adubação e eis que me aparece uma muda que foi tomando boa parte do meu pequeno quintal. Estou sempre catando as larvas e esticando a parreira. Por favor me ajude numa solução.Notei que aqui aparecem borboletas que possuem cores amarelas. Será que tem haver com a cor do fruto? Ou é só pelo calmante das folhas? Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui também as borboletas mais 'frequentes' são as amarelas. Ainda não descobri o motivo.
      Atualmente estou dando muita atenção à qualidade do solo, pois, assim como nosso organismo, a terra também tem um sistema imunológico que pode variar.
      Procuro guardar sempre as cascas e miolo de maçã e banana (que como regularmente), pois não são ácidas. Pico e enterro, como adubo extra.
      E, de três em três meses, coloco uma colher de sopa rasa de adubo mineral, sobre a terra, que vai se infiltrando aos poucos, à medida que rego (ou chove).
      Abs

      Excluir
  12. Boa noite, também possuo problemas com as borboletas, mas na minha opinião, não acho legal usar cigarros para combater, a um tempo atrás, vi em um site uma opção interessante, fiz pequenos furinhos em ovos de galinha mesmo, retirei a clara e a gema pelo furinho, passei barbante e amarrei por todo o maracujazeiro, pois quando as borboletas vão colocar os ovos, elas acham que algum animal" já colocou ovos ali, e elas decidem ir embora, diminuiu bastante, mas mesmo assim sempre checo e retiro as larvinhas que estão crescendo.
    Em relação ao fruto, essas abelhas também é muito difícil aparecer aqui, então eu faço o trabalho delas; sempre que sai flor, eu passo o cotonete em todo o pólen e passo na parte de cima de outra flor, nunca passando o pólen na mesma flor que eu retirei aquele pólen (uma dica, jamais toque nas flores ou nas frutas) isso pode fazer com que morram ou fiquem deformadas, uns dias depois voces perceberão que o fruto já começa a crescer, já saíram meus 4 maracujás e vou fazer um mousse :).Espero ter ajudado em algo.

    ResponderExcluir
  13. Boa Noite a todos!! Estou tentando tb cultivar no meu terraço, e acho que o melhor é cultivar junto com outras plantas e ficar de olho, a borboleta é cracuda em maracujá, KKK, mas que raiva...😣😣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, que bom que ressaltas este detalhe!
      Pois em meu terraço tenho um verdadeiro "matinho", cheio de plantas diversas, inclusive os vasinhos com temperos.
      Já sabia disso: uma planta ajuda a imunizar a outra.
      Só não havia ressaltado no artigo. Vou incluir.
      Abs e Gratidão

      Excluir
    2. Fui lá ver agora e vi que já havia clocado esta nota! Abs

      Excluir
  14. Boa noite tenho um pé de maracujá mais as largata estão atacando oque faso para exterminalas

    ResponderExcluir