segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Aprenda o Vegetarianismo - Não ao sangue derramado!

Dicas práticas para se tornar vegetariano - Diga NÃO à Violência para com os Animais

Aprenda o Vegetarianismo - Não ao sangue derramado! 

Por Marise Jalowitzki
12.dezembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/aprenda-o-vegetarianismo-nao-ao-sangue.html

Quero FESTEJAR um comentário deixado no link http://t.co/cOQxZxC do artigo Matança de Baleias Piloto nas Ilhas Faroé, na Dinamarca - Lidando com Crenças, Valores e Economia que transcrevo:


"Não adianta ter pena só das baleias.. Nós comemos carnes de vários animais sem sequer imaginar o que eles sofrem antes do abate. São condições de extremo descaso. É o consumismo desenfrado tomando conta do mundo IRRACIONAL. Infelizmente eu não sou vegetariana... Mas depois dessas imagens irei me esforçar para ser."

Fiquei M-U-I-T-O emocionada! Pela principal razão de que mais um ser humano se conscientizou do muito que temos de evoluir em relação a todos os seres vivos , de todos os reinos, neste planeta vivo que é Gaia.

Particularmente, quem é blogueir@ - com o objetivo a que se propõem os ambientalistas, os que tentam trazer idéias de solidariedade e entendimento, de compreensão e tolerância, de bom convívio e harmonia, tudo linkado a desenvolvimento e prosperidade - sabe que há dias em que bate o desânimo e a vontade é de parar de escrever e publicar. São tantas notícias ruins! 


As mega corporações e governos estão na contramão da proposta de respeito ao planeta - planeta que recebemos para usar de passagem -. Esta constatação faz parecer ainda mais e mais ínfimas as minúsculas gotas no oceano que representa o nosso trabalho. Aí, vem um comentário assim, de alguém que declara se compromissar em refletir sobre a violência que cerca todas as nossas aquisições, e levanta o ânimo novamente! 


Alguns exemplos de violência:

- trabalho escravo das crianças raptadas de suas aldeias para colher o cacau que compramos nos deliciosos tabletes da Nestlé. http://t.co/sII0UU3

- o turismo macabro de alguns festivais, como o Grindadráp (http://t.co/cOQxZxC ) e do Sacrifício ( http://ning.it/rvwGNH   ). As touradas ( http://ning.it/vqWr4e ) e as lutas de galos de rinha, só para citar alguns. E a perversão dos falsos ambientalistas: http://t.co/PbeHgru 

- a torturante escravidão dos animais que servem de cobaias (desde ratinhos a chimpanzés) dentro dos laboratórios de cosméticos e outros ramos da medicina (tudo pela NOSSA saúde e vaidade!!...) - http://t.co/q8QmUfX

- o tratamento humilhante que, diariamente, recebem os animais "de trabalho" ou, mesmo, em muitos casos, os "de estimação" (há poucos dias um dono enterrou seu cãozinho vivo!!!) http://ning.it/sDtT9e  
  
- trabalho escravo infantil e adulto em tantos lugares, lidando com produtos tóxicos sem nenhum cuidado, em troca de alguns centavos!

- nossos alimentos cada vez mais contaminados! Agora, surpreendentemente, paradoxalmente, começam a ser veiculados até na grande mídia conhecida deste país, reportagens em série sobre os danos que os agrotóxicos provocam na saúde humana!...


Vegetarianismo - Diga Sim ao Direito à Vida - Diga Não à matança de Animais


O que resta? 

Enfatizar cada vez mais a necessidade URGENTE URGENTÍSSIMA da mudança positiva, da troca do modelo consumista por um modelo de desenvolvimento respeitoso, entendendo e acolhendo o ciclo de cada planta, de cada estação, como há séculos, em algumas civilazações, já acontecia! Se paramos de comer, eles param de matar! - é o slogan de várias campanhas..


ALGUMAS DICAS PARA QUEM QUER SE TORNAR VEGETARIAN@


Assim, prometi que daria umas dicas de vegetarianismo. São poucas e preciosas, porque duradouras:


- Só mude quando tiver consciência de que quer e precisa mudar! A força do ideal de não-violência é que irá levar a novos horizontes, mais saudáveis e pacíficos.


- Vá incorporando as mudanças alimentares gradativamente. Incremente feijão-arroz, arroz-grão-de-bico, cozinhe o feijão (qualquer cor) com uma beterraba dentro, coma bananas, frutas e verduras das quais você gosta e vá incorporando novas, gradativamente. Crie suas próprias receitas.


- Vá substituindo a carne de porco (diminua) e aumente a carne de gado. Quando sentir que pode, vá diminuindo a carne de gado, substituindo-a por frango. Quando sentir que dá, diminua (até parar por completo) o consumo de frango e vá incorporando o peixe. Se gostar DEMAIS do gosto do peixe, adquira algas (aquelas folhas para fazer sushi) e corte fininho em meio a bolinhos, almôndegas de proteína de soja ou diretamente sobre saladas ou arroz. O gosto de peixe é o mesmo. Senão, inclua a linhaça (encharcada ou em brotos), pois é um dos alimentos que mais possui ômega-3.


BOA SORTE!!! FELICIDADES!!! Todos agradecemos!!!


(estou à disposição para mais dicas, afinal, são mais de 30 anos de vegetarianismo consciente: compromissoconsciente@gmail.com )


Querendo, leia:

Todos os seres provêm de Gaia, a Mãe-Terra
Somos todos Um, queiramos ou não!


Irmãos - Somos ou não somos? 

Por Marise Jalowitzki
24.fevereiro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/02/irmaos-somos-ou-nao-somos.html



Cacau - Qual a cor do selo anti-tráfico infantil?
 


NESTLÉ e Costa do Marfim - Qual a cor do selo para quem não se preocupa com Trabalho Escravo Infantil?

Por Marise Jalowitzki
18.abril.2011
LINK: http://t.co/sII0UU3




Matança de Baleias-Piloto nas Ilhas Faroé

 Matança de Baleias Piloto nas Ilhas Faroé, na Dinamarca - Lidando com Crenças, Valores e Economia
Por Marise Jalowitzki
24.fevereiro.2011
LINK: http://t.co/cOQxZxC




Na Declaração Universal dos Direitos
dos Animais está assegurado que eles
não passem por testes que lhes causem dor



Experimentos Científicos em Animais - É possível substituir?

Por Marise Jalowitzki
26.junho.2011
LINK: http://t.co/q8QmUfX







Leia mais sobre Direito dos Animais à VIDA! link: http://t.co/7Z4PBPu 

Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA!

Links sobre Direito dos Animais à VIDA!

19.abril.2011

DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
Manifeste-se! Participe!

--------------






Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário