terça-feira, 1 de novembro de 2011

Câncer - Resveratrol como auxiliar no tratamento quimioterápico



A uva preta é um dos alimentos que mais contem resveratrol, auxiliar quimioterápico contra o câncer



Câncer - Resveratrol como auxiliar no tratamento quimioterápico

Por Marise Jalowitzki



Resveratrol 

auxilia no combate ao câncer associado à quimioterapia

Já publiquei um outro artigo sobre os benefícios do resveratrol, composto existente na uva preta, na amora, na azedinha. Cada vez um número maior de pessoas é acometida por esta doença terrível chamada câncer, cujo grupo de risco envolve mais aqueles que estão constantemente expostos à poluição (ar, água, solo, pesticidas) e, ainda mais, se isto estiver associado ao uso contínuo de fumo e álcool. Com o tema câncer em pauta, especialmente pelo acometimento no ex-presidente do Brasil, julgo oportuno tornar a comentar.

No caso específico da uva, o suco de uva, o vinho e os espumantes são o que os nutricionistas chamam de alimento funcional. A bebida tem substâncias que podem ajudar a reduzir o risco de doenças como diabetes, pressão alta, problemas no coração e câncer.

A pesquisadora Eliane Fialho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é uma das profissionais da área da Saúde que estuda a associação do resveratrol à quimioterapia.

No laboratório, ela separou células do câncer de mama, uma doença de alta incidência no Brasil cuja estimativa anual é de 50 mil novos casos.

Resveratrol, encontrado na uva preta, associado ao quimioterápico, diminui a quantidade do medicamento a ser administrado, minimizando os efeitos colaterais




O uso de Resveratrol diminui a quantidade de

medicamento administrado na quimioterapia

“Só o resveratrol sozinho não é capaz de matar a célula cancerosa, só que, quando a gente associa o resveratrol com o quimioterápico, o resveratrol é capaz de potencializar o efeito do quimioterápico. Então, você vai diminuir a quantidade do medicamento a ser administrado na quimioterapia,  que minimiza os efeitos colaterais. Você potencializa, você melhora a ação daquele medicamento”, aponta.

No caso do câncer, só a ingestão de suco não contempla a quantidade necessária para  auxiliar nos efeitos dos quimioterápicos administrados



Só beber vinho ou suco, no caso do câncer, não resolve

Eliane adianta: beber vinho não vai curar o câncer. “A quantidade do que a gente coloca na célula é uma quantidade que a gente não vai conseguir, infelizmente, obter via alimentação”, declara.

Já existe a comercialização de cápsulas, em doses maciças. No Brasil e nos EUA, a dose preventiva aconselhada é de 10 a 50mg. A farmacêutica Michela Alvarenga, da Substância Ativa, em Porto Alegre, enfatiza que os benefícios anti envelhecimento celular são maiores quando ingeridos em cápsulas, para aumentar a potencialização, porém, mesmo em termos de prevenção, há a necessidade de prescrição médica.

Sobre o uso de sintéticos contendo a molécula, o diretor do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUCRS,  neurologista Jaderson Costa é cauteloso. Segundo ele, os alimentos têm outros elementos importantes que tornam a ação de uma substância mais efetiva do que isoladamente. Por isso é importante o acompanhamento médico.

Quanto se trata de benefícios à saúde, uma molécula “não é capaz de fazer tudo sozinha”, concorda o chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital São Lucas, Luiz Carlos Bodanese. Segundo o médico, não há receita que sirva para todos. “Qualquer recomendação deve ser adaptada ao histórico e estilo de vida de cada indivíduo.”

Em situações normais, como preventivo, para manter a saúde, a uva (ou sucos, vinhos) deve ser ingerida diariamente, já que a eliminação do resveratrol através das fezes e urina á bastante alta


 Ingestão diária

“É importante frisar que a ingestão de resveratrol tem que ser diária, porque nós não conseguimos armazenar, não conseguimos guardar esse tipo de molécula no nosso organismo. Então, ela é eliminada muito facilmente pelas fezes e pela urina”, explica a pesquisadora Eliane Fialho.

A quantidade de uvas ingeridas diariamente, para dar o efeito desejado, precisa ser elevada. Os sucos de uva concentrados, um copo de 200ml pela manhã e outro à tardinha.

A farmacêutica Michela desaconselha o uso sistêmico do vinho, pois o uso continuado de espumantes e vinho, embora tenham maior concentração de resveratrol (devido à fermentação), pode proporcionar dependência alcoólica para algumas pessoas, além de contribuir para o ressecamento da pele.

"A uva é maravilhosa! No caso do vinho, existe o álcool, que pode causar dependência e resseca a pele. Arruma de um lado, estraga por outro!" - enfatiza Michela.

O diretor do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUCRS, neurologista Jaderson Costa da Costa, adverte que os propagados efeitos da ingestão de um cálice de vinho como protetor cerebrovascular podem somar-se a outros fatores, como características étnicas e genéticas e o hábito de praticar exercícios físicos: “Essa linha de investigação é promissora, mas o cientista tem que analisar o contexto e ver o resveratrol como uma peça de um conjunto.”


PUCRS E EUROFARMA

A PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) vendeu duas patentes para a Eurofarma com a intenção de produzir um medicamento contra doenças relacionadas ao envelhecimento. O remédio, que tem como base o resveratrol, tem o objetivo de levar ao maior número da população atingida, maiores condições de saúde.


Os estudos realizados na PUCRS, liderados pelos professores André Souto, da Faculdade de Química, e Gilson da Cunha, da Biociências, ganharam o mundo e os efeitos benéficos estão sendo comprovados em pesquisas de universidades como Harvard (EUA).

E as pesquisas não param: A Azeda, ou azedinha, usada como salada, cozida ou em pó (folhas secas) demonstrou ter 100 vezes mais resveratrol do que a uva.

A PUCRS recebe premiações em 2011 por essas descobertas. Notícias promissoras!

Saúde a todos!

Fontes:
– Compromisso Consciente – compromissoconsciente@gmail.com - LINK: http://t.co/noVBVIH  F.: 35166424
– Michela Alvarenga – Farmácia de Manipulação Substância Ativa – subativa@terra.com.br – F.: 33432380  
-  Laboratório de Análises Micotoxicológicas (MAIC), Universidade Federal de Santa Maria. Caixa Postal
5065. CEP: 97110-970, SM-RS. E-mail: kaehler@terra.com.br  – Cláudia K. SAUTTER, Sandra DENARDIN,
Audrei O. ALVES, Carlos A. MALLMANN,Neidi G. PENNA, Luisa H. HECKTHEUER
– Eliane Fialho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Entrevista ao G1 – Jornal Hoje – dez.2010
– Wikipedia – Resveratrol e Folha de São Paulo  - 30.julho.2008
– PUCRS – http://www.pucrs.br/revista/pdf/0133.pdf - pag. 6 a 9

(Artigo publicado também na Revista Rainha - Dezembro 2011)

----



Veja também o outro artigo, que inclui video do G1 
sobre o tema: http://t.co/noVBVIH


Uvas, maravilha da Criação!


Anti envelhecimento celular, Quimioterapia e Uva - Resveratrol

Por Marise Jalowitzki
02.junho.2011




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ecologista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário