quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Vulcão chileno espalha suas cinzas em Porto Alegre - Puyehue continua ativo -

Vulcão chileno Puyehue - Helicóptero em meio à fumaça (Foto-Revista Exame)


Vulcão chileno espalha suas cinzas em Porto Alegre - Puyehue continua ativo -

Por Marise Jalowitzki
20.outubro.2011
http://ning.it/nIJbS0

Acho incrível como, localmente, se noticia pouco sobre o vulcão chileno que continua em erupção. A mídia comenta de mais de 20 vôos cancelados no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Curitiba já constatou a fuligem sobre casas, carros e móveis. Aqui em Porto Alegre, moradores comentam que em suas casas e empresas encontram mais "pó" em seus móveis - na verdade, é a fuligem que chega com o vento, cinzas vulcânicas do Puyehue. Na região litorânea, praias de Cidreira, Mariluz, etc. moradores declaram que a "neblina" é "mais suja" e mais espessa. Por vezes, miram-se faixas diferentes no céu. Desta vez, mais brancas.

Em diferentes momentos do dia, um cheiro ruim, sempre que muda a direção do vento. É o enxofre.

E, a secura na pele, a dor de cabeça e irritações na garganta, continuam.

A Revista Exame fala em "surpresa" pelo retorno à atividade. Porém, lá no início, o Serviço de Geologia e Mineração do Chile anunciou que a atividade poderia continuar por meses.

Estava previsto.

"Outra surpresa: apesar da aparente calmaria nos últimos meses, o vulcão Puyehue continua em erupção, como mostra a imagem acima, feita por um satélite da Nasa no dia 9 de outubro. Segundo boletim divulgado hoje pelo Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile, o “processo eruptivo é de baixa intensidade, com tendência estável e pouca emissão de material particulado”. No entanto, não está descartada a possibilidade de mudanças na dinâmica e eventos mais intensos.


Puyehue - imagem tirada por um satélite da NASA mostra a atividade do vulcão chileno

De acordo com o professor Valdecir de Assis Janasi, do Departamento de Mineralogia e Geotectônica do Instituto de Geociências (IGc) da USP, uma mudança nos ventos, como a corrida neste fim de semana na região, já é suficiente para deslocar as cinzas do vulcão e gerar transtornos para as empresas áreas.

“Além disso, os processos de erupção podem demorar meses, há registros de atividades em vulcões nos Andes de mais de um ano de duração”, afirma. E alerta: “Ainda que o vulcão entre num período de quietude, ele pode, eventualmente, retomar a atividade”.

http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/vulcao-chileno-ainda-pode-dar-dor-de-cabeca

----
Leia também: http://t.co/vsJGOhJ

Vulcão Puyehue está em erupção há dias. Partículas vulcânicas que compõem as nuvens (Foto ampliada Wikipedia)



Vulcão chileno - Nuvem é mais perigosa do que lava - Ponha a máscara! - Vale mais prevenir do que remediar!

----------


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano
ecologista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil


2 comentários:

  1. Adorei o blog. Há perigo para a saúde,em Porto Alegre? Obrigado att,

    ResponderExcluir
  2. Estamos todos expostos, o tempo todo, em maior ou menor grau, pelo mundo "moderno" em que estamos. Com relação às cinzas do vulcão, aumentam, sim, o número de casos de doenças respiratórias e enjôos. Por sorte, neste momento, segundo os especialistas, a erupção está em níveis aceitáveis.

    Eu passo mal.

    Abraços e grata por teres gostado do blog.

    ResponderExcluir