segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ronaldinho Gaúcho/Carioca - Grêmio x Flamengo - A Força de Nossas Decisões

Ronaldinho Gaúcho e a recepção gremista

Ronaldinho Gaúcho/Carioca - Grêmio x Flamengo - A Força de Nossas Decisões


Por Marise Jalowitzki
31.outubro.2011
http://ning.it/rEv4Oj 


O encontro de Ronaldinho Gaúcho com o Grêmio, time que o lançou no início da carreira, foi tumultuado. Mas pacífico. Todas as imagens publicadas são com torcedores sorrindo. Entretanto, a "zoação" foi estrondosa!


No início, houve uma revista por parte da Brigada Militar, para evitar que objetos com risco entrassem no estádio. Os cartazes, as mensagens e os gritos de 40mil torcedores gremistas, berrando em uníssono "Traíra, Traíra! Pilantra! Pilantra!" foi de um clamor que bem demonstra o ressentimento que ainda persiste no coração da torcida gremista.


Brigada Militar fez a tradicional revista nos torcedores do Grêmio antes do jogo. Cartazes e cédulas falsas passaram




"Foi a única paga civilizada que os gremistas tinham para saldar com os irmãos Assis e Ronaldinho. Eu achei pouco! Tinham que pagar mais! O entusiasmo da torcida parecia final de campeonato internacional. Lavou o que o Grêmio sofreu com 4Vs: Vitória, Virada, Vaia e Vingança! " (Paulo Santana, lendário comentarista gremista do RS, Jornal do Almoço de 31.outubro.2011)


A Força de Nossas Decisões


Durante o jogo, ao ver as imagens da torcida gritando, vaiando, cantando e expondo os cartazes, queimando cédulas (falsas) de dinheiro com a imagem de Ronaldinho, não deu para deixar de reparar no semblante do jogador:


1º momento: Parecia estar aparando bem a vaia e até declarou no intervalo: "Para quem está acostumado com a torcida do Flamengo, isso não é muito barulho, não!" Primeira provocação. Poderia ter dito: "Vim preparado para isto!"


2º momento: Quando o Flamengo fez os dois gols, Ronaldinho parecia até estar se divertindo. Isso foi muito ruim. Humano, mas muito ruim. Entrou na provocação para uma torcida ressentida há anos. Ato falho.


3º momento: Tensão. Não podia ser diferente. O resultado falava mais alto.


Tentei lembrar de seu início, menino pobre da Tinga, bairro simples da periferia, naquela época um dos lugares mais pobres de Porto Alegre. O menino simples, magro, dentuço e negro ganha uma oportunidade ímpar: brilhar em um dos times mais tradicionais do RS.


Noticiário Nacional


Muitas vezes tenho notado o quanto a mídia nacional "esconde" feitos que acontecem aqui no Rio Grande do Sul, na Região Sul como um todo, apenas enfatizando o que ocorre no centro do país. No "país do futebol" quantos sabem qual o Dia do Futebol? Por vezes o dia não é sequer mencionado. Por que? Provavelmente por o dia ser o mesmo da fundação do primeiro time de futebol do Brasil, que é da cidade portuária de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.


Jogo Grêmio e Flamengo - Esta frase achei muito burra. Até porque temos exemplos de sem caráter aqui, sim, como em todo o Brasil e o Mundo. 




Agora, com relação a Ronaldinho e seu convite inicial para ir à França: O QUE VOCÊ FARIA SE ACONTECESSE COM VOCÊ?


Quando surgiu a oportunidade para ir ao futebol francês, a primeira chamada "trairagem"! Responda: Você deixaria de aceitar um contrato milionário, para jogar em um time conhecido mundialmente, coisa que pode ser uma oportunidade única em sua vida? Muito provavelmente sua decisão seria aceitar e ir para o estrangeiro. Grande oportunidade, fama mundial, dinheiro, destaque. Quem deixaria isso de lado em função de gratidão? Ok, muitos, ao ler, poderão se rebelar e dizer que não. Mas, na hora H, quando a questão é com cada um, duvi-d-ó-dó!


No retorno ao Brasil, sim, ele esteve bastante voltado para ficar no Grêmio. A festa já estava até pronta. Agora, o que a mídia divulgava era a "retratação" do craque, a "oportunidade de se redimir", a "forma que ele tem de pedir perdão". As autoridades do Grêmio, históricas figuras, também diziam isso. 


Ronaldinho Gaúcho no desfile da Mangueira, no carnaval do Rio de Janeiro-2011, já foi homenageado na Argentina e na Academia Brasileira de Letras, entre outros.




Logo que começaram a ser divulgadas e comentadas estas declarações, algumas pessoas, nas quais me incluo, refletiram: "Isso é bem capaz de pesar na decisão dele ficar por aqui! Craque mundial como ele é? Além da diferença salarial e o destaque nacional que, mais uma vez, vai receber! Esta é uma realidade! Estrela internacional, vai ficar aqui como o menino da Tinga que veio se 'retratar pelo erro'? Como vai entrar no estádio? De cabeça baixa? " Este é um fator que poucos analisaram.


Ronaldinho Gaúcho-Carioca no desfile do carnaval 2011, pela Portela - Rio de Janeiro




PARA RONALDINHO


Enfim, o que tenho a dizer a Ronaldinho e a todos que seguem seu coração em suas decisões, ainda que controversas: Força, Ronaldinho Gaúcho/Carioca! Se te sentes mais "Mengão", que assim seja! Onde está teu coração aí está a tua vontade!


A torcida se sentiu tripudiada, sim. A "vingança" foi civilizada, sim. 


PARA OS QUE QUEREM SEGUIR SEUS SONHOS


Fica a reflexão para aqueles que querem tomar suas decisões e encontram controvérsias em seu caminho. Nas famílias se escuta muito: "Fiz tudo por este filho!" - "Demos o nosso sangue e ele paga com ingratidão!" 


Até o Pequeno Príncipe, do decantado Saint Exupèry proclama: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas!" Eternamente, não é muito tempo? 


E PARA OS QUE TEM UM SONHADOR POR PERTO


- Papais, pensem em seus filhos que estão crescendo: a sua benção é fator determinante para o filho que quer criar asas e voar. Esteja perto dele e incentive-o.


- Padrinhos, chefes, deixem quem quer voar, fortalecer suas asas e seguir rumo à concretização de seus ideais!


E, aos jogadores do Grêmio, parabéns! Não só pelo resultado, mas, principalmente, pela postura dentro de campo. Não precisou agredir. Sem brigas, sem socos, sem sangue, sem caco de vidro, o evento é lembrado como diversão. Particularmente, eu achei MUITO grande a zoação, mas, se este ainda é o jeito de demonstrar seus sentimentos, "melhor zoação que porrada" como dizem os netos.

---
Leia também: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/10/voce-sabe-qual-o-dia-do-futebol-no.html

Sport Club Rio Grande - O primeiro time de futebol oficialmente criado no Brasil 


Você sabe qual o Dia do Futebol no Brasil e porque ele foi escolhido?


Por Marise Jalowitzki
31.outubro.2011




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ecologista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário