segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A lição de Steve Jobs - Rejeição e Genialidade

"Trocaria toda a tecnologia por uma tarde com Sócrates!" - Steve Jobs

A Lição de Steve Jobs - Rejeição e Genialidade

Por Marise Jalowitzki
10.outubro.2011
http://ning.it/oVMIHt

O mundo da web está envolvido na emoção da passagem de Steve Jobs. Finalmente - como é o usual neste mundo esquisito - a história do gênio chega às bancas - de jornais, revistas, telas, tablets... - escancarando a realidade de uma vida de superação e sucesso a todos os públicos. Logo que veio a notícia de sua morte, pensei: Porque SÓ AGORA tanta homenagem?

Reconhecimento não é melhor em vida?



Bonés e camisetas estão sendo vendidos aos milhares no eBay ...
  
 Juro que nunca entendi essa de sensacionalizar a trajetória DEPOIS que a pessoa partiu! Será uma forma de consolo aos familiares? Mas, será que o próprio não teria ficado bem mais feliz se houvesse escutado - em vida - a metade do que está sendo agora divulgado? 

Enfim, mesmo sem entender, continuei refletindo.

Precisamos de todas as invenções do gênio?

O mundo consumista pensa que sim e, talvez, alguns comprarão ainda mais inovações como forma de, indiretamente, homenagear um dos mais criativos homens da história da humanidade. Junto ao consumismo irrefreado e sempre ávido por novas tecnologias (mais em menos tempo), vem-me sempre à lembrança a questão do lixo tóxico, o descarte indevido, a poluição que adoece e mata.

Tecnologia tem de prever descarte

Há que se pensar BEM MAIS nisso e trabalhar na produção de saídas efetivas de reciclagem. Porém, é inegável a contribuição majestosa que este gênio concedeu ao mundo. Eu mesma, neste instante, estar aqui, frente a meu note, escrevendo e compartilhando estas linhas, constitui um mundo há poucas décadas inimaginável.


Vivemos melhor?

Vivemos no paradoxo. Enquanto a Revista Época faz a sua propaganda de que o mundo está muito melhor, pois vivemos muito mais - o que, no meu e no seu caso, é verdadeiro -, bilhões de seres, humanos como nós, morrem na mais absoluta miséria, sem ter o alimento básico de todos os dias. Que dirá saneamento, moradia, educação, essas coisas mínimas que proporcionam conforto e bem estar.

Uma campanha bacana seria: Compre um aparelho da Apple e ajude o povo da Somália.

A triste e vergonhosa situação da Somália exige providências mundiais efetivas!


Estima-se que 750 mil correm o risco de morrer de fome até o final do ano, só naquele país. Poderia ser uma campanha bem bombástica, com homenagens e foguetes, imagens gigantescas. Não importa. Importa é que o povo recebesse o alimento.

O livro que teve edição antecipada vai vender às turras. Também quero lê-lo, já que é biografia autorizada.

A história de Steve Jobs, além de todo o salto tecnológico, de aquisição de conhecimentos irrestritos, que o gênio concedeu à humanidade, tem um cunho humanístico impressionante. Quantos conseguirão aprender com a trajetória dele?

Ele mesmo declarou: "Trocaria toda a tecnologia por uma tarde com Sócrates!" - numa clara assertiva de que a sabedoria é uma conquista diária e que precisamos entender de gente, de pessoas, para saber lidar com elas e sermos mais felizes.

Sócrates - maior pensador de todos os tempos, perdoou aqueles que lhe deram cicuta para que ele próprio se matasse


Sim, pois não se trata apenas de "correr atrás de seus sonhos", bem ao estilo norteamericano, mas, sim, ver as lições, todas, também as de superação que são a maior marca.



Lições de Superação de Steve Jobs

- Rejeição ao nascer - Por parte de pai e mãe. Um pai que não o reconheceu, não acompanhou seu crescimento, só quis saber dele quando sua doença já havia sido anunciada.

Porque Jobs não quis o encontro com o pai?
Os motivos, podemos depreender.
O direito? Ele o tinha todo. Pra que ver alguém, já velho, dono de um cassino, vivendo uma vida de negócios e jogatinas, ele, filho rejeitado, doente, com data marcada para partir?

Amor é convivência. Quando o amor não se faz acompanhar da necessária adubação cotidiana, vira indiferença. Um número. Da mãe, o grande público talvez saberá mais um tanto através do livro.

Muitas pessoas fazem da rejeição - e da própria adoção - uma justificativa para viver uma vida apagada, sem emoções ou, no outro extremo, para justificar a marginalidade e a criminalidade.

Steve soube adoçar este fato que marca a ferro a existência de qualquer um e aproveitou a oportunidade que os pais adotivos lhe proporcionaram. É certo que não cumpriu a faculdade (desejo de quase todos os pais) mas, fez além. Estudou, criou, inovou. Fez. Como ele próprio declarou, teve a sorte de conectar com aquilo que o fazia feliz e se empenhou de corpo e alma. Deu certo.

Steve Jobs e o amor pelo que fez

- Rejeição e traição na empresa - Todos repetimos, sempre ainda pasmos, a mesma pergunta que Steve Jobs fez ao mundo, no discurso para os formandos em 2005: "Como alguém pode ser demitido da própria empresa que fundou?" Pelo próprio que contratou? Para mim, esta é uma das lições mais sujas que o mundo dos negócios passa para todos. E para a qual é preciso muita coragem para fazer diferente. O famoso "cut-and-waste" - corte e jogue fora - é uma filosofia bastante utilizada. Mais uma vez, o criativo e inovador, passou a ser apenas um número. Frio. Utilizável ou descartável, como acontece em todos os centros de poder. Importam  resultados, não as pessoas.

- Serotonina e Toy Story - Mais uma vez, o artista escolheu o melhor caminho: filmes, crianças, mundo infantil, desenhos com histórias fundamentadas. O mundo riu e se divertiu com as publicações inteligentes e com conteúdo altamente reflexivo. O descarte dos brinquedos antigos, as trapaças e a solidariedade entre eles. Por muitos anos utilizei em meus trabalhos de grupos os filmetes que eram, genialmente, inseridos antes dos filmes longa. Considero 'O Jogo de Gary' um dos melhores para se trabalhar a questão da solidão humana, a noção de poder (dentes), as trapaças... (Quem joga melhor é o 'imaginário', que não precisa de óculos)...

(Para ver o short film da Pixar, clique o link ou duas vezes na imagem)
http://www.youtube.com/watch?v=1m7dcbIKvlw




Entretanto, apesar de todas as superações, o arquivo mental estava lá, o sentimento.

A produção incessante do gênio parecia mesmo que havia conectado com uma estrela vibrante. A prova são as próximas quatro gerações de produtos que preparou e que continuarão sendo lançadas, apesar de sua partida.

Os dois lobos cerebrais, emoção e razão, precisam estar equlibrados para manter a saúde em alta


O silencioso microorganismo que se desenvolveu dentro do pâncreas tem muito a ensinar. O somatório das superações acabou criando uma porcariazinha que foi se esconder no lugar menos provável de ser encontrado, até que, definitivamente instalado, se deixou descobrir. Foi a centelha da mágoa. Atualmente, a maioria dos médicos já aceita e dissemina a idéia de que o estado emocional - o mais interno - das pessoas é determinante para a cura ou, pelo menos, é determinante para levar melhor alguma situação pesada. No caso do fenomenal artista, as palmas do mundo talvez não tiveram o efeito necessário para apagar a rejeição daqueles que, para ele, foram os mais importantes.

Mais do que "culpar" esse ou aquele, esta mensagem compartilhada tem um objetivo: convidar a cada um de nós a refletir sobre a nossa capacidade de amar, de responsabilizar-se pelos seus, de viver uma ética, de compartilhar emoções, de valorizar quem está próximo a nós, valorizar nossos afetos. E, mais que tudo, fazer um chamamento para a Paternidade e a Maternidade Conscientes, pois o fundamento de todo ser é a aceitação, o acolhimento e o amor. O que vivenciamos quando bebês fica indelevelmente marcado em nossa tela mental e determinada ações e reações futuras, dos mais diversos matizes.

Um mundo de conhecimentos em pequenos espaços


Ao Grande Artista, aplausos!

Querendo, leia também: http://ning.it/nEV0Mr


Steve Jobs - Gênio - 1955-2011



Bye, Steve!

Por Marise Jalowitzki
06.outubro.2011
http://ning.it/nEV0Mr



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-VA-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil









----
Poderá gostar de:  http://ning.it/mTNKZj

CRIATIVIDADE - Parte 2/2
O CÉREBRO, O LÚDICO E A COMPETÊNCIA EMOCIONAL

Por Marise Jalowitzki
31.maio.2010



-----

Nenhum comentário:

Postar um comentário