quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Cimento - Nova Fábrica no Pará - SEMA quer ouvir todos os segmentos e população

SEMA do Pará vai informar ao público os potenciais impactos ambientais do projeto de extração de calcário e fábrica de cimento, com a finalidade de licenciamento ambiental

Cimento - Nova Fábrica no Pará - SEMA quer ouvir todos os segmentos e população

 Por Marise Jalowitzki
01.setembro.2011
http://ning.it/nKTkZu

A Audiência Pública é amanhã, dia 02 de setembro.2011.

Assim é que deve acontecer em todos os segmentos, sempre que uma nova fábrica seja construída. Quanto mais acesso à informação segura tiver uma nação, mais opinião formada ela terá. Co-responsabilidade e compromisso. Muito diferente de ser "pego de surpresa" e ter de se rebelar "depois" que os problemas já estão acontecendo.

O Pará e toda a região norte do Brasil está sendo alvo de mega empreendimentos. A população, sempre tão distante do conhecimento de impactos ambientais, envolvendo ar, solo, água, animais e saúde humana, tem de se munir de mais e mais inofrmações.

Em uma iniciativa louvável, a SEMA do Pará convoca uma Audiência Pública para que se discutam os termos e impactos para a instalação de mais uma fábrica de cimento.


Sema Convoca Audiência Pública Para Instalação De Nova Fábrica No Estado :


Fonte: Agência Pará

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) publicou, no Diário Oficial do Estado do Pará, edital de convocação para audiência pública sobre projeto de extração de calcário e fábrica de cimento de responsabilidade da empresa Votorantim Cimentos N/NE S/A, no município de Primavera, que ocorrerá no dia 2 de setembro, a partir das 9h, no Ginásio municipal Dr. Almir Gabriel, na PA 446, km 1, bairro Cardosão.

Os ministérios públicos estadual e federal, autoridades federais, estaduais e municipais; órgãos públicos e privados; instituições governamentais e não governamentais; e a população em geral estão convocados pela Sema para que estejam presentes na audiência, que vai informar ao público os potenciais impactos ambientais do projeto de extração de calcário e fábrica de cimento, para atender disposições legais sobre a participação popular nas decisões ambientais, possibilitar a discussão e o debate sobre o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) e ainda subsidiar o parecer técnico a ser emitido pela Sema, com a finalidade de licenciamento ambiental.

O Relatório de Impacto de Meio Ambiente (Rima), do Projeto Primavera/Votorantim, apresentado à Sema para fins de licenciamento ambiental e obtenção de Licença Prévia (LP), prevê uma área construída de 56 hectares para a fábrica de cimento e 331 ha para a mina de calcário. O método de exploração será o de lavra a céu aberto, com escavação mecânica. Há estimativas de produções anuais de 1.550.000 toneladas de minério bruto e 1.200.000 toneladas de cimento, com vida útil da mina de 55 anos. O início da operação do empreendimento está previsto para o final de 2012.

O Rima está a disposição dos interessados para consulta na biblioteca da Sema, à travessa Lomas Valentinas, 2717, bairro do Marco, e no site www.sema.pa.gov.br no link Relatório de Impacto Ambiental


----------



Cimento no Brasil - Região norte é o alvo maior. Para atender disposições legais sobre a participação popular nas decisões ambientais, possibilitar a discussão e o debate sobre o Relatório de Impacto Ambiental -Rima- e ainda subsidiar o parecer técnico a ser emitido, a SEMA do Pará convoca Audiência Pública




Gigantes do cimento estão de olho em jazidas do Pará
 

Calcário - Camargo Corrêa, Votorantim e Grupo Orsa fazem estudos em três municípios. Os paraenses acompanham com expectativa o interesse de grandes grupos empresariais em instalar três fábricas de cimento, a partir da exploração de calcário, no Estado, nos próximos anos. De acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), existe previsão de fábricas no município de Primavera, pelo Grupo Votorantim, outra pertencente ao Grupo Camargo Corrêa que ainda não definiu a localização do complexo industrial - contatada pela reportagem, a empresa informou que não comenta o assunto -, e uma terceira, pertencente ao Grupo Orsa, no município de Monte Alegre.

O DNPM ainda não possui informações detalhadas sobre quando serão implantados esses projetos, mas o presidente do Grupo Orsa, Sérgio Amoroso, anuncia que serão efetuados estudos referentes ao potencial de uma mina de calcário em Monte Alegre e, de acordo com um cronograma de atividades e investimentos, a instalação da uma fábrica no local deverá ocorrer em 2014. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Projetos Especiais (Sepe), acompanha esse processo de negociações e empreendimentos envolvendo o uso do calcário como cimento e corretivo de solo, nesse último caso, contribuindo para com o setor agrícola.

O Pará possui hoje três unidades de produção de cimento. Duas são do Grupo João Santos, com uma fábrica operando no município de Capanema e outra no município de Itaituba. A terceira unidade fica no município de Barcarena, pertencente ao Grupo Votorantim, que atua com a matéria-prima (o clinquer) importada. Mas, com a fábrica em Primavera, esse item será fornecido no próprio empreendimento. De acordo com o DNPM, 1.300 funcionários atuam nas fábricas do Grupo João Santos.


EDUARDO ROCHA

---------
 

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente




compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário