sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Como é feita a reciclagem dos CDS E DVDs descartados, seja por uso, por apreensão em contrabando (pirataria) ou defeito na fabricação

Reciclagem também precisa contemplar estudos sobre impactos ambientais
 

A Poluição Ambiental gerada pela incineração ou simples descarte em lixões dos CDs e DVDs, obrigou  a comunidade científica a buscar alternativas para o problema. A melhor opção é a reciclagem.



Como é feita a reciclagem dos CDS E DVDs descartados, seja por uso, por apreensão em contrabando (pirataria) ou defeito na fabricação

Por Marise Jalowitzki
19.agosto.2011
http://ning.it/nH6NHd

Com o avanço da poluição ambiental em todas as cidades, agudamente nas zonas urbanas, a comunidade científica começou a estudar alternativas para o problema, como a reciclagem, a incineração e o uso de polímeros biodegradáveis.

O processo de produção de CDs e DVDs não permite que os mesmos sejam reciclados facilmente.


Os discos possuem multicamadas: o policarbonato, juntamente com três camadas de menor espessura (alumínio, verniz e a impressão). A camada de alumínio possui de 55 a 70 μm de espessura, enquanto que o verniz e a impressão totalizam cerca de 20 microns. Dessa forma, para a reciclagem do policarbonato de CDs e DVDs faz-se necessário a remoção dessas camadas extras.



"O processo mecânico tem sido considerado a melhor maneira de recuperar o policarbonato de CDs e DVDs, uma vez que é um método seguro, simples e eficaz. Equipamentos específicos possuem uma escova de alta rotação, que remove as camadas extras que estão sobre o policarbonato, e uma esteira transportadora que move os discos continuamente. A escova remove as camadas metálicas, cujas partículas são conduzidas para um filtro onde ocorre a recuperação do alumínio.


Ar comprimido, gás inerte ou água pulverizada podem ser aplicados na interface do disco com a escova para garantir resfriamento e evitar a fusão prematura do policarbonato.


Os discos com o policarbonato separado são regranulados em extrusora e o termoplástico pode então ser reutilizado.

As vantagens dessa técnica são: facilidade de adaptação ao ambiente de manufatura, o equipamento é de simples operação, o custo é relativamente baixo e o processo não envolve produtos químicos perigosos."
http://www.scielo.br/pdf/rmat/v13n4/a10v13n4.pdf

Agora, um projeto efetivo entrou em funcionamento. Tudo o que a Polícia Federal do Rio Grande do Sul apreende em contrabando, a Universidade Federal de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, recicla. Olha que bela notícia! Leia em:

-------
Leia também:
 
Milhares de produtos piratas
 são triturados e o destino, infelizmente,
costuma ser os lixões, poluindo
o solo e contaminando as águas

CDS e DVDs piratas - Para onde vai todo este lixo tóxico?

19.agosto.2011





------

E também:

Receita Federal, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria, no RS, obtém madeira oriunda dos CDS e DVDs piratas apreendidos



CDs e DVDs piratas viram madeira - Bebidas viram gasolina - Polícia Federal apreende e Universidade recicla
19.agosto.2011

  --------

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora e pós graduada em RH, pela FGV.
International speaker pela IFTDO-USA

Porto Alegre - RS - Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário