terça-feira, 23 de agosto de 2011

Protetor solar em excesso enfraquece os ossos e pode causar doenças

Protetor solar em excesso pode causar osteoporose

Protetor solar em excesso enfraquece os ossos e pode causar doenças

Por Marise Jalowitzki
23.agosto.2011
 
É, a vida é assim mesmo! Por décadas, incentivo ao uso. Quanto mais protetor solar, melhor. Agora, isso!
 
Cada vez mais fortemente, especialistas continuam alertando para o uso moderado de protetor solar e com grau 15, no máximo. Os demais ingredientes, afirmam eles, é só um aglomerado de componentes que pode trazer resultados imprevisíveis, inclusive em crianças! Durma-se com um barulho desses!
Quando Gisele Bunchen afirmou isso há dois anos, um repórter mandou, publicamente, que ela ficasse quieta. "Cala a boca, Gisele!", foi a frase. E agora, quem irá indenizar a população mundial pelos estragos em duas ou três gerações!

Por isso, serve o conselho sábio dos bem mais antigos: Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Nada de exageros, em nada! Desde pequena sempre soube que o sol da manhã, ou do fim da tarde, era benéfico, pelos efeitos dos raios infra vermelhos. Também, pela capacidade de retenção da vitamina D. Assim, voltar aos velhos tempos, neste caso, é fundamental.

Eu sempre procuro tomar 5 a 10 minutos de sol ao dia. Nem sempre dá, nestes prolongados invernos, chuvosos e nublados e frios e brrr... aqui do sul.

É isso aí!


-------
Do Terra:

Mulher passando protetor solar na praia. Foto: Getty Images
A falta de sol prejudica a produção de vitamina D - Foto Getty Images
Mesmo sem casos na família, doenças ou hábitos que potencializam as chances de problemas nos ossos, pessoas que evitam tomar sol podem desenvolver doenças como a osteoporose, por exemplo, por uma deficiência de vitamina D. O excesso de protetor solar evita que os raios solares atinjam o corpo. As informações são do Daily Mail .
Recentemente, foi noticiado que um número crescente de pessoas - até um em cada três adultos - sofrem deficiência do componente, devido à falta de exposição ao sol e má alimentação. A falta de vitamina D aumenta o risco de osteoporose e fraturas em 60%.
 
De acordo com um estudo sobre a doença, o número de homens britânicos internados em hospitais por causa de fratura no quadril subiu 77% em dez anos. O aumento da expectativa de vida e falta da vitamina D seriam as principais razões. Além dos problemas nos ossos, a ausência do componente, está associada ao aumento de risco de resfriados, gripes, doenças cardíacas, diabetes, esclerose múltipla e câncer.

Cerca de 90% da vitamina D é produzia na pele, com ajuda da luz do sol. Os raios ultravioletas transformam o colesterol em vitamina D, de acordo com o consultor de bioquímica clínica William Marshall.A vitamina D é importante para uma vida saudável, crescimento, força dos ossos funções musculares e sistema imunológico, segundo o médico.

http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5309117-EI16560,00-Protetor+solar+em+excesso+enfraquece+os+ossos+e+pode+causar+doencas.html
----------




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente





compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário