sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Nitrosin, veneno contra ratos - Vai ficar assim o envenenamento dos alunos no RS?

RH - Recursos Humanos - responsável pela admissão da profissional também precisa ser ouvido! Como foram os testes admissionais?

 Nitrosin, veneno contra ratos - Vai ficar assim o envenenamento dos alunos no RS?

Por Marise Jalowitzki
05.agosto.2011
http://t.co/YCQeAnA

Tem coisas que não dá para entender. Desde ontem a notícia do envenenamento dos alunos da Escola Estadual Doutor Pacheco Prates, em Belém Velho, Porto Alegre  pela merendeira. É uma escola estadual. Até onde sei, quem trabalha em uma escola estadual ou é concursada ou é contratada pelo rh do governo estadual. Presta exames admissionais e tudo o mais.

Se Wanuzi Mendes Machado, 23 anos, disse não saber por que colocou Nitrocin - um veneno contra ratos - na comida que envenenou 36 alunos, professores e funcionários, inclusive ela própria, no mínimo as notícias precisam informar o que está acontecendo com a profissional em questão.

Tudo que se sabe é que ela, após apresentar-se na delegacia e declarar que não sabia porque havia feito aquilo, foi liberada! 

"Foi coisa de momento!" - disse ela.
"Trabalhamos com a hipótese de problemas psicológicos." - diz o delegado. A merendeira, de 23 anos, negou que houvesse qualquer desavença com a direção ou colegas na escola, local onde trabalha há apenas 3 semanas.

O que está sendo feito em relação a um caso grave como esse? Todas as vítimas, a maioria crianças, foram socorridas na quinta-feira, com sintomas como náuseas, vômito, dores de barriga e cabeça. Os pais, preocupados, continuam em alerta.

"Pensei que minha filha estivesse segura!" - diz uma mãe.

A polícia entrou com representação pela prisão preventiva da merendeira, que será indiciada por tentativa de homicídio qualificado.

Recursos Humanos, responsável pelos testes admissionais, precisa esclarecer se nos testes admissionais não pode ser constatado o distúrbio psicológico.

Além da prisão preventiva é preciso intensificar tratamento psicológico. E verificar quem foram os profissionais do Recursos Humanos que fizeram os testes admissionais de Wanuzi Mendes Machado, para apurar se, em havendo algum distúrbio, ele não poderia ter sido detectado preventivamente. Dois potes inteiros de veneno em uma panela de strognoff poderiam ter provocado uma verdadeira tragédia. Nitrosin tem uma embalagem com aviso e tudo no rótulo. Qualquer um identifica facilmente que se trata de um veneno. O caso é grave!

Médica do hospital que atendeu a todas as vítimas pede que familiares continuem em alerta, principalmente se houver sangramento.
------
Do Terra
Merendeira confessa ter envenenado comida de escola no RS05 de agosto de 2011 • 20h08 • atualizado às 20h22

Uma merendeira que trabalha há apenas três semanas na Escola Estadual Doutor Pacheco Prates, em Belém Velho, Porto Alegre, confessou nesta sexta-feira ter colocado veneno contra ratos no estrogonofe servido no almoço de quinta-feira na escola. Wanuzi Mendes Machado, 23 anos, disse não saber por que colocou Nitrocin na comida que envenenou 36 alunos, professores e funcionários, inclusive ela própria.

"Trabalhamos com a hipótese de problemas psicológicos. Ela confirmou ter ingerido a comida envenenada.

Perguntei se havia desavenças entre ela e a direção da escola ou algum aluno, mas ela negou qualquer problema dessa natureza. Disse que foi 'coisa de momento', que não tinha premeditado", afirmou o delegado Cléber dos Santos Lima, da Delegacia de Homicídios e Desaparecidos (DHD) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

Segundo o depoimento, Wanuzzi encontrou o veneno embaixo da pia da cozinha e esvaziou duas embalagens de Nitrocin no estrogonofe. Ela foi liberada, mas a polícia entrou com representação pela prisão preventiva da merendeira, que será indiciada por tentativa de homicídio qualificado. Todas as vítimas foram socorridas na quinta-feira, com sintomas como náuseas, vômito, dores de barriga e cabeça, mas não apresentaram complicações de saúde consideradas graves.

--------




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente





compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário