segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A Faxina de Dilma


"Faxinar" vai continuar se resumindo a apenas sair, sem ter que devolver o que roubou?


A Faxina de Dilma

Por Marise Jalowitzki
22.agosto.2011
http://ning.it/ncFRun

Com certeza, FALTA MUITO para que o Brasil possa dizer que está deixando de ser TOP EM CORRUPÇÃO! Hoje ao meio dia, no noticiário regional da RBS, o conhecido comentarista Lasier Martins menciona a necessidade da adesão do povo em apoio a presidente Dilma no combate à corrupção. Particularmente, adito à idéia.

Porque vejo ao meu redor que outros estão observando e nada comentam?
É que, taco-a-taco com o que vem acontecendo, e que está sendo chamado de "Faxina", também existe uma tremenda desconfiança de que, concretamente, tudo isso resulte apenas em uma gangorra, um verdadeiro sobe-desce. "Será que não é apenas uma manobra para deixar tudo parado em 2011? Pra aumentar a popularidade e eleger mais prefeitos em 2012?" - dizem alguns.

Sim, pois em termos financeiros, o compasso-de-espera, por ter de pagar as contas do governo anterior, já havia sido anunciado!

Agora, falando de corrupção, a roubalheira é tanta, tamanha, abarcando todos os ministérios e chegando a muitos nomes nos diferentes segmentos, que as perguntas passam a ser:

- Quando vai terminar a faxina e o passo do "chega-e-cai-já-sai"?
- Ao final da faxina, restará alguém para ocupar os cargos pretendidos?
- Deixarão a presidente fazer o que vem fazendo?
- O apoio de alguns senadores será suficiente para moralizar?
- "Faxinar" vai continuar se resumindo a apenas sair, sem ter que devolver o que roubou?


Anti-Corrupção - Legislação precisa contemplar punições e devolução do que foi obtido irregularmente


Lá bem no início do mandato, quando Dilma mandou distribuir para todos os que circulam no Congresso, um folhetim recomendando a ética e anunciando o combate à corrupção, muitos sorriram ao receber. O assunto não mereceu divulgação. Passou no comentário regional, da correspondente da RBS em Brasília.

Dilma comentou: "Corrupção sempre vai ter. Nós vamos combater!" Entretanto, com todos os nomes anunciados, não há demissões. Os envolvidos nos escândalos ANUNCIAM que vão sair, o que lhes garante retornar um pouco adiante. 

E o mais lamentável: a continuidade de um movimento puramente assistencialista. Farta distribuição de bolsas que garantem a dependência dos cidadãos carentes ao governo, o que, obviamente, assegura os votos. Tudo igual!

Corruptos precisam ser algemados, sim. Corruptos precisam responder pelo que fizeram e devem devolver o dinheiro ganho ilicitamente. Este dinheiro é público. Este dinheiro é do povo.
Fazer valer os preceitos éticos será um sonho, maravilhoso e revigorante sonho, caso se torne realidade.

Comportamento ético, sensatez e honestidade, esses, sim, são valores de uma nação onde se queira viver feliz e em paz!


QUE DEUS E TODAS AS FORÇAS DO BEM AJUDEM!

------------

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora e pós graduada em RH, pela FGV.
International speaker pela IFTDO-USA


Porto Alegre - RS - Brasil


2 comentários:

  1. "Em SP, Dilma afaga Lula e FHC e diz que verdadeira faxina é na miséria"...Assim falado, podemos entender as prioridades presidenciais.
    O abalo ocasionado pela corrupção em sua governabilidade, exigiu dela a mudança de foco, e agindo assim, evita imolar "amigos" os quais depende do apoio.
    Saber o que é certo..é pra todos. Viver o certo e só pra alguns.
    link. http://noticias.uol.com.br/politica/2011/08/18/dilma-afaga-lula-e-fhc-e-dis-que-verdadeira-faxina-e-na-miseria.jhtm

    ResponderExcluir
  2. Querido Amigo!
    Pura verdade!
    A mobilização terá de ser de todos, para que haja mudança efetiva. Conscientização e ação!
    Abraços!

    ResponderExcluir