sexta-feira, 1 de julho de 2011

Vulcão Puyuhue continua ativo e cinzas podem chegar novamente ao RS

Vulcão Puyuhue continua ativo e cinzas podem atingir novamente o RS

Vulcão Puyuhue continua ativo e cinzas podem chegar novamente ao RS

Por Marise Jalowitzki
01.julho.2011
http://t.co/F1LFUyP

Temperatura caindo muito aqui no RS. Final de semana gelado, anunciam as previsões e é o que estamos sentindo. Previsão de neve para o fim de semana, só se vierem mais nuvens de chuva.

E mais: o vulcão chileno Puyuhue, que continua ativo há praticamente um mês, pode enviar novamente suas nuvens de cinzas até o RS.

A Argentina está cancelando novamente seus vôos. Em Porto Alegre já há voos cancelados com origem e destino para Uruguai e Argentina.

A previsão é de que a nuvem chegue na tarde de sábado até a madrugada do domingo, atingindo o sul e o centro do nosso estado.

Sem dúvida, momentos novos de vida. Quando a nuvem vulcânica passou pelos nossos céus  há mais ou menos uma semana, a identificação foi fácil: a cor é diferente, de um cinza escuro, quase preto e ela segue um rumo "determinado".

As cinzas, como já divulguei em artigo anterior, estão sendo utilizadas no extremo sul da Patagonia para o fabrico de tijolos e o solo atingido, a médio prazo, torna a terra mais fértil. Os estragos são imediatos e afetam a saúde (veja links ao final desta página) e principalmente interferem no tráfego aéreo, já que as partículas de silício podem provocar até a explosão do avião, caso entrem nas turbinas.

Vamos lá.

As imagens são sempre impressionantes e provocam reflexões sobre a nossa pequenez humana. A descoberta de uma nova cratera não deixa de impressionar.

Abraços a todos!

Internacional  |  01/07/2011 13h33min
Cinzas do vulcão chileno voltam a afetar voos e podem chegar mais uma vez ao RS
No aeroporto Salgado Filho já há registro de voos cancelados com origem e destino no Uruguai e na Argentina
As cinzas do vulcão chileno Puyehue voltaram a afetar voos com origem e destino na Argentina e no Uruguai nesta sexta-feira e podem chegar mais uma vez ao Rio Grande do Sul neste final de semana. Segundo o site da Infraero, no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, pelo menos uma chegada de Montevidéu e quatro partidas para Buenos Aires e Montevidéu foram canceladas hoje. As empresas, entretanto, ainda não confirmam que o motivo dos cancelamentos tenha sido as cinzas.

A imagem do satélite Meteosat registrada ao meio-dia de hoje mostra que a nuvem vulcânica atua no nordeste da Argentina e no sul do Uruguai (áreas em vermelho). Conforme o modelo prognóstico de dispersão de cinzas do Instituto Oceânico e Atmosférico americano (NOAA, na sigla em inglês), os ventos devem transportar a nuvem para o extremo sul do Rio Grande do Sul a partir da tarde deste sábado até a madrugada de domingo, informa a meteorologista Estael Sias. Segundo ela, as cinzas tendem a atingir o sul e centro do Rio Grande do Sul.
- Nas próximas horas, com os ventos circulando do quadrante sul/sudoeste em superfície e níveis médios as cinzas poderão ser transportadas em direção ao RS -  confirma.
De acordo com informações do jornal Clarin, as cinzas voltaram a cobrir a região metropolitana de Buenos Aires e provocaram atrasos de voos nos aeroportos Ezeiza e Aeroparque nesta sexta-feira.
E mais: Ao final do link http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/zhdinheiro/19,0,3373073,Cinzas-do-vulcao-chileno-voltam-a-afetar-voos-e-podem-chegar-mais-uma-vez-ao-RS.html há um infográfico ratificando o perigo das cinzas para os aviões e também mais dados sobre o vulcão chileno Puyuhue. 
>>> Entenda o perigo das cinzas para os aviões:

>>> Conheça o vulcão chileno Puyehue:

ZERO HORA
-------
Leia também:

Nuvem de cinza vulcânica se estende até a África


Nuvem - Partículas Vulcânicas - Perigos, Riscos e Efeitos dos gases sobre a população
----------


Descoberta a nova cratera vulcânica no Chile - Foto EFE

Satélite detecta nova cratera no complexo vulcânico do Chile
27.junho.2011
http://t.co/Dwp27Te




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário