terça-feira, 19 de julho de 2011

Metanol nas Bebidas no Equador e no Brasil

Metanol nas bebidas no Equador e no Brasil - Mortes e irregularidades

Metanol nas Bebidas do Equador e no Brasil

(Nota: Saiba como Receita Federal recicla - veja link ao final)

Por Marise Jalowitzki
19.julho.2011
http://t.co/v3ag5eO

Vinte e três mortes por metanol misturado em vinho clandestino foram registradas no Equador. O país decretou medida emergência por três dias, proibindo toda e qualquer comercialização de qualquer bebida alcoólica. Lei seca. Hospitais de campanha foram montados para acolher todos os doentes e intoxicados e a proibição pode ser prorrogada.

Os sintomas devido à ingestão de metanol:
- Dor de cabeça
- Vômitos
- Cegueira instantânea
- Morte

Situação no Brasil com as bebidas clandestinas

O que está acontecendo no Equador, gerando doenças e mortes, deve-se à falta de fiscalização sobre o fabrico e oferta no mercado de bebidas alcoólicas sem autorização.

Alguém já entrou em alguns desses bazares que, anteriormente, ficaram conhecidos como 1.99?! Há prateleiras cheias de garrafas de diferentes tamanhos, geralmente de plástico, com bebidas que vão desde cachaça pura, caipirinha, misturebas de catuaba a vodka com limão, laranja, abacaxi e outras poções. A venda é livre, sem controle. Não há identificação da autorização, a real quantidade de álcool e qual os componentes aditivos.

Se, em alguns supermercados, existe a proibição de circular os carrinhos com bebida alcoólica e, para comprar, o consumidor tem de mostrar a carteira de identidade (medida que já é fraca), nesses locais nada é exigido.
venda de bebidas alcoólicas clandestinas acontecem em bazares populares em todo o Brasil


O livre consumo de uma das mais permissivas drogas (existe alguma que valha?), o álcool, portão de acesso a todas as demais e presença constante nos embalos é caso grave, para o qual, assim como para tantos outros, a própria população é conivente.

O que pode fazer a polícia se o próprio povo é o maior aliado para esse tipo de prática ilegal? Quem adquire e consome é tão responsável quanto quem comercializa. Enquanto houver procura, haverá oferta.


Polícia destrói bebidas ilegais apreendidas em Vitória-ES



A grande mídia, como sempre, só faz estimular o consumo de bebida alcoólica. Em todas as tomadas de novelas, quando os personagens estão se divertindo, os atores aparecem com uma garrafinha na mão, seja dançando nas baladas, seja conversando, seja rindo. A diversão vem aliada, nessas mensagens subliminares perversas, ao consumo alcoólico.

 Este artigo, portanto, não vai endereçado para alguma autoridade em especial, embora o intuito maior o seja. Vai para você, que preza a sua saúde, que zela pelo seu bem estar, para que fique longe dessas armadilhas que podem ser fatais. E vai para você, também, que, eventualmente, possa estar lendo estas linhas e consuma essas garrafinhas de fácil acesso. Quem sabe o que você está bebendo? Querosene, metanol, água sanitária, o que tudo mais? 

CUIDADO! Se um produto com autorização, muitas vezes apresenta irregularidades, que dirá o que é feito na clandestinidade! Não faz muito foi denunciado o produtor de cidade próxima a Porto Alegre-RS, que misturava até querosene (é, isso mesmo, o inflamável) na cachaça que fabricava. "Para dar um arranhão extra na garganta!"

Mesmo sendo apenas parcialmente responsáveis pelo que deixamos entrar em nosso aparelho digestivo - devido ao excesso de agrotóxicos e transgênicos que estendem cada vez mais seus tentáculos - ainda assim podemos fazer algumas escolhas. Ver a procedência, a autorização, a validade e os componentes dos produtos que adquirimos, está em nossas mãos.


Depósitos clandestinos de bebidas alcoólicas ilegais são muitas vezes acobertados pela população



Edição do dia 18/07/2011
19/07/2011 00h23 - Atualizado em 19/07/2011 01h26
Após mortes, governo proíbe venda de bebida alcoólica no Equador
Até agora, 23 pessoas morreram em virtude das bebidas alteradas. Já foram recolhidos mais de 6.300 mil litros de misturas contendo metanol. Medida de emergência vale por três dias.





O Equador decretou três dias de lei seca. O país proibiu a venda de bebidas alcoólicas por causa da morte de 23 pessoas envenenadas.

O Ministério da Saúde adverte, numa rede social: resultados de laboratório mostram que uma marca de vinho contém metanol e causou duas mortes em Tungurahua. Mas foi em Los Rios, o maior número de vítimas fatais: 21.

Até agora, o que se sabe é que todas foram intoxicadas com metanol. O álcool industrial teria sido misturado a bebidas que a população consumiu durante festejos religiosos na semana passada. Mais de cem pessoas buscaram socorro médico, muitas em estado grave.

Uma emergência que levou o presidente Rafael Correa a fazer um apelo, em cadeia nacional, para que qualquer pessoa que tenha ingerido álcool e comece a se sentir mal vá a um centro de saúde.

Muitos atenderam. O metanol provoca dor de cabeça, vômito, cegueira instantânea e morte. Correa decretou lei seca em todo o país e estado de exceção, para que as forças armadas e a polícia façam cumprir a lei e apreendam bebidas sem registro sanitário.

Até agora, só uma pessoa foi presa e já foram recolhidos mais de 6.300 mil litros de misturas contendo metanol.

As medidas de emergência valem por três dias, mas podem ser prorrogadas. O governo teme o aumento do número de mortes por causa de bebidas adulteradas. Hospitais de campanha estão sendo montados para atender a população.

--------
Leia sobre um projeto inovador na Usina-escola em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em parceria com a Receita Federal:

Receita Federal, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria, no RS, obtém madeira oriunda dos CDS e DVDs piratas apreendidos

CDs e DVDs piratas viram madeira - Bebidas viram gasolina - Polícia Federal apreende e Universidade recicla


Por Marise Jalowitzki
19.agosto.2011



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário