quinta-feira, 28 de julho de 2011

Emissão de Partículas Tóxicas e Saúde Pública - a queima de cana-de-açúcar


As partículas que se espalham no ar após a queima, na chamada nuvem de fumaça, apresentam vários tamanhos, sendo que as menores são as que mais causam problemas à saúde, devido à facilidade de entrar nas correntes respiratória e sanguínea.


Emissão de Partículas Tóxicas e Saúde Pública - a queima de cana-de-açúcar

Venenos na Noite - Parte 4/10

Por Marise Jalowitzki
28.julho.2011
http://t.co/bxCYSEM

Várias pesquisas tem sido realizadas nos últimos anos, especialmente em universidades, dando conta de um aumento de doenças, principalmente hipertensão, com consequente aumento também nas internações hospitalares.

O número de partículas tóxicas que se despreendem na queima da cana-de-açúcar e são conduzidas pelo ar, chega a aumentar até 131%!!!O químico Willian Cesar Paterlini, pertencente ao Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista -Unesp (Araraquara - SP), analisou a influência das partículas emitidas pela queima da cana-de-açúcar no aumento dos casos de asma e hipertensão.

Segundo ele, ao mensurar as emissões das queimadas e sobrepô-las aos números de internações por problemas respiratórios, fornecidos pelo Ministério da Saúde, foi possível estimar uma relação de causa e efeito, principalmente no caso da hipertensão.

"Em nossas medições, quando houve picos nas emissões de partículas, três dias depois aumentavam também os números de internações por doenças respiratórias", disse o pesquisador.

As partículas que se espalham no ar após a queima, na chamada nuvem de fumaça, apresentam vários tamanhos, sendo que as menores são as que mais causam problemas à saúde, devido à facilidade de entrar (e permanecer) nas correntes respiratória e sanguínea.

O processo mecanizado exclui a prática de queimadas. Até 2020 todas as cidades brasileiras terão de assumir esta tecnologia. Até lá, as autoridades precisam tomar providências no sentido de minimizar os riscos à saúde da população. O uso de máscaras é um minimizador dos efeitos. O fortalecimento do sistema imunológico, é outro.

Queimadas de cana de açúcar no Brasil já tem tempo para acabar. E até lá?




--------
Leia mais sobre o tópico Venenos na Noite



Parte 1/10 - Venenos no Ar da Noite - Queimadas – LINK: http://t.co/YGKFSi2

Parte 2/10 - Madrugadas Tóxicas - Hipertensão e Asma - As Queimadas da Cana-de-Açúcar - LINK: http://t.co/07toCYW


Parte 3/10 - O Porque da Queima da Cana-de-Açúcar Antes da Colheita – LINK: http://t.co/SNOBlue


Parte 4/10 – Emissão de Partículas Tóxicas e Saúde Pública - a queima de cana-de-açúcar - LINK: http://t.co/bxCYSEM
Parte 5/10 - O SONO DOS CIDADÃOS DE BARIRI em noites de queimadas - LINK: http://t.co/VwZ9SmW
Parte 6/10 - Caos ambiental - Animais sofrem em queimadas e fogem para zonas urbanas - LINK:
http://t.co/IXwXc1G

Parte 7/10 - Fogo do Flare de Triunfo assusta - Falha eleva chama no polo petroquímico de Triunfo - LINK:http://ning.it/nmhm5P

----

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil
   





----------

Nenhum comentário:

Postar um comentário