quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pãozinho na janela, passarinhos cantando


Trazer mais natureza para perto de nós é saúde


Pãozinho na janela, passarinhos cantando

Por Marise Jalowitzki
16.junho.2011
http://t.co/gtsek3y

Por vezes são ações bastante simples que conferem equilíbrio. Não falo, neste momento, do equilíbrio emocional - que está atrelado a tudo, sim, mas do equilíbrio do ecossistema. Se cada um fizer a sua pequena parte, uma fatia bem significativa do todo estará qualificada.

O pequeno ato diz respeito a farelos de pão, ou arrozinho, alpiste mesmo, que você pode jogar pela janela (ou colocar em pequeno recipiente). Quem já não parou para ver nas praças aqueles cidadãos que dão de comer a pombos e outros pássaros? nem sempre é preciso sair de casa, ir a um local determinado. Até porque, praças são lugares específicos e, quanto mais pudermos trazer um pouco da fauna para nosso dia a dia, melhor.

Vou deixar uma experiência bem bacana. No terraço de minha casa há flores e verde. O vento é bem forte, lá, o que determina a sobrevivência somente de algumas plantas. Já falei, em outras ocasiões, das folhas de maracujá que atraem borboletas, que põem seus ovos, que viram lagartas e, algumas delas, acabam sendo alimento de passarinhos. Ciclo da vida. Cadeia alimentar. Coloco lá, também, pedacinhos de meio pãozinho, todos os dias. Garante a sobrevivência de pássaros, principalmente agora que se aproxima o inverno, que costuma ser bem rigoroso. Garante, também, uma bela sinfonia, mais ou menos à mesma hora, quando um ou dois anunciam aos demais companheiros que acharam o alimento. Vira uma festa! Um canto intenso, rápido, que, para ser apreciado, precisa ser visto escondido, sob pena de assustá-los.

Aprendi este hábito com meu neto mais velho que, desde pequeno, alimenta sistemicamente os pássaros.

Noutro dia tivemos uma revoada maravilhosa de rabos-de-palha. São mensageiros de alegria, na crença da comunidade onde me criei. São pássaros grandes, meio beges, voam em bandos, creio que são migrantórios. Um canto bem bonito. Aqui, pela região metropolitana, eles receberam um outro nome: alma-de-gato e são relacionados à mau-agouro. Com certeza, todos, na família, preferem a primeira mensagem, a de alegria, pela beleza do espetáculo e pelo que simboliza ainda podermos ver pássaros assim em nossos dias.


Verde é oxigênio. Vida Verde



A razão deste artigo:

Primeiro - Que você também se sensibilize para alimentar pequenos animais que, todos os anos, desaparecem devido ao frio e falta de alimento. Você não está só fazendo um bem A ELES. O bem é principalmente a nós, humanos, que, embora muitos não queiram perceber, carecemos do equilíbrio do ecossistema para nossa prpópria sobreviência. 

Segundo - Que você possa refletir sobre a força das crenças na vida de cada um. Crenças são temporais e geograficamente diferentes. O que nos remete, novamente, à liberdade de escolha. Cada um de nós é livre para compor a própria enciclopédia de sua vida, registrando, assinalando, marcando, destacando e vivenciando aquilo para o que dá mais importância, valor e relevância.

Pãozinho na janela, passarinhos cantando! Quem é generoso em compartilhar é ainda mais pródigo em receber!

Felizes Dias!

Não importa se você faz muito ou pouco. Faça!

-------



Mais em:Link: http://t.co/U09gKpD
Semear Semente - O que Você pode fazer

 
Semear Semente

Link: http://t.co/U09gKpD

Página para compartilhar experiências do dia a dia, contemplando:
Semear, cuidar, acompanhar, flores e frutos, sementes, colheita, semear.
O eterno ciclo.
 

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente




compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário