sexta-feira, 24 de junho de 2011

O Lixo de Nápoles - Digam à Berlusconi e a Magistris que o lixo tem solução! Lixo vira Energia - Parte 2/10



Lixo em energia de verdade - O Modelo natureza limpa de Unaí - MG

Não há incineração de lixo, a decomposição ocorre em ambiente sem oxigênio levado a temperaturas de carbonização

O Lixo de Nápoles - Digam à Berlusconi e a Magistris que o lixo tem solução! Lixo vira Energia Parte 2/10


Por Marise Jalowitzki
23.junho.2011
http://t.co/K7w3Qrz


A situação em Nápoles está no seu limite.
A população já não sabe o que fazer para tentar chamar a atenção do mundo para um problema local, mas que denigre todo o país italiano.


O lixo de Nápoles já foi alvo de muitos documentários, um em especial foi o apresentado pelo Discovery Chanel. Mas o problema persiste.


Agora, com novo prefeito eleito, quiçá ele queira fazerr diferente, no sentido de resolver a questão e não criar apenas mais lixões e incineradoras, pouindo sempre mais e mais a atmosfera, que é de todos.


Publico a Parte 2/10 da saída que encontrou Unaí, pequena cidade de Minas Gerais, a 2 horas de Brasília, para solucionar:
- a coleta do lixo
- a extinção dos lixões
- a separação do lixo reciclável (cobre, vidro, ferro, etc.)
- a utilização para combustível fóssil (incluindo gasolina)
- a utilização dos resíduos orgânicos (transformados em carvão)
- a geração de energia, utilizando o lixo como combustível




Nápoles, chega de conviver com o lixo - Usem o projeto Natureza Limpa de Unaí-MG


Prêmio GreenBest 2011 - Maior prêmio de iniciativas sustentáveis da América Latina vai para Unaí-MG

http://www.youtube.com/watch?v=fuHwRor2xqM&feature=player_embedded











O Modelo Natureza Limpa









A Lei 12.305 de 02/08/2010 impõe o tratamento sustentável dos resíduos sólidos e cria um quadro inédito de responsabilidade compartilhada na gestão ambientalmente equilibrada, economicamente viável e socialmente correta do lixo urbano.

Exaustivos estudos comparativos evidenciam a inoperância financeira das soluções até o presente implementadas no plano internacional. Embora tecnologicamente atraentes, com efeito, as fórmulas de gaseificação e incineração promovidas nos mercados do Primeiro Mundo implicam investimentos de capital, despesas operacionais e custos de dependência que não suporta o contexto brasileiro.

Resultados iguais senão superiores em nível sócio-ambiental – sem contar o caráter 100% nacional da iniciativa – inclinam naturalmente a mente a embasar o juízo de oportunidade em critérios econômicos e elegem sem apelo o modelo Natureza Limpa ora desenvolvido pela TJMC Empreendimentos.

Como a maioria das entidades "waste-to-energy" em funcionamento nas nações abastadas, a usina modular da TJMC tira fonte energética do lixo com correlata eliminação de aterro, porém com uma simplicidade técnica que muito contribui para a eficiência funcional e contenção de gastos no processo.

Na expressão básica, a rota tecnológica Natureza Limpa carboniza a matéria orgânica por pirólise com subseqüente produção de combustível briquetado de alto teor calorífico.

Não há incineração de lixo, mas antes decomposição em ambiente sem oxigênio levado a temperaturas de carbonização. Um detalhe de peso que – somado à purificação das emanações gasosas por destilação e filtragem de última geração – resulta em níveis praticamente indetectáveis de poluição atmosférica ...
---------------


População de Nápoles, na Itália, sofre há anos com o lixo urbano



Difícil de acreditar que a população sobreviva a um caos desses - Unaí, em Minas Gerais, tem a solução




Napoles, capital das massas, da moda, das artes e do lixo - Saiam dessa - Há um projeto brasileiro que recicla cem por cem



Lixo em Energia - Todas as cidades podem sair do caos e lucrando - Foto-Napoles, na Itália


Do Terra
Prefeito de Nápoles alerta riscos para saúde causados por acúmulo de lixo


O recém-eleito prefeito de Nápoles, Luigi de Magistris, advertiu nesta quinta-feira que a saúde dos moradores da cidade italiana está em risco se não for solucionada em breve a nova crise do lixo, provocada pelas 2,3 mil toneladas de resíduos amontoados nas ruas.
 
Em entrevista coletiva, De Magistris, que derrotou o candidato do primeiro-ministro Silvio Berlusconi nas eleições do último mês de maio, anunciou que pedirá às forças policiais que realizem escoltas armadas aos caminhões de lixo, perante os protestos e distúrbios dos últimos dias.
 
"A situação ambiental e sanitária é grave. Existe um risco concreto para a saúde dos cidadãos", disse o prefeito, indicando que o assunto é "ainda mais difícil" pelos incêndios de resíduos registrados, informa a imprensa local.
 
De Magistris explicou que desde a noite desta quarta-feira deixaram de ser queimadas 2 mil toneladas de lixo, uma vez que a incineradora de resíduos da localidade vizinha de Acerra não está funcionando.
Neste sentido, o prefeito assinalou que a solução não é apenas a construção de uma segunda incineradora e apostou na arrecadação rápida dos fundos necessários para que a empresa municipal de resíduos possa trabalhar na coleta 24 horas por dia. E aproveitou para alfinetar Berlusconi.
 
"O Governo não assumiu suas responsabilidades e outros são lentos em adotar medidas que poderiam libertar a cidade dos resíduos. Cada um tem que fazer sua parte, a região da Campania, a província de Nápoles e também, no que lhe compete, o Governo", ressaltou De Magistris.
 
Nos últimos dias, os bombeiros de Nápoles têm que sair várias vezes durante a noite para conter pequenos incêndios nos montões de lixo acumulado e também a derrubada de contêineres por parte de alguns moradores que protestam contra o cheiro e as condições insalubres.
 
O aumento do acúmulo de lixo nas ruas acontece depois de Berlusconi enviar militares para ajudar na coleta durante o mês de maio, uma decisão que a oposição tachou de "eleitoreira".
 
O Governo italiano tinha previsto aprovar na semana passada um decreto lei para o transporte do lixo de Nápoles a outras regiões, porém membros da Liga Norte, partido do primeiro-ministro, frearam a medida.
 
Em declarações ao jornal napolitano "Il Mattino", o presidente da República, Giorgio Napolitano, pediu nesta quinta-feira uma "indispensável e urgente" intervenção do Governo de Berlusconi para favorecer o compromisso solidário das regiões.
 
No ano passado, os moradores das cidades do entorno do Parque Nacional do Vesúvio também saíram às ruas para protestar contra o cheiro que provinha de um bolsão de lixo e impediram o trabalho dos coletores.

Os protestos levaram o Executivo a suspender a criação de um novo bolsão na região, que estava previsto para ser o maior da Europa.

Link: http://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI5202965-EI188,00.html


--------
Assim como fiz com a pesquisa sobre Chorume e Necrochorume, também vou dividir esta em 10 segmentos.
Considero tão importante o que está acontecendo em Unaí/MG! 
Os tópicos abordados, todos incluindo video, serão:


Parte 1 - Transformar lixo em Energia é possível no Brasil? Sem impactos ambientais negativos? - Link: http://t.co/xZslfoX

Parte 2 - O Lixo de Nápoles - Digam à Berlusconi e a Magistris que o lixo tem solução! Lixo vira Energia - O Modelo Natureza Limpa - Link: http://t.co/K7w3Qrz

Parte 3 - Lixo em Energia - Projeto trabalha Lixões - Processo de Usinagem - LINK: http://t.co/ZOTG3yl

Parte 4 - Lixo em Energia - Sem Resíduos - Processo de Produção -  
 
http://t.co/qAmttJ8

Parte 5 - Lixo e Reciclagem 100% - Tipos de Resíduos Tratados
Parte 6 - Projeto Unaí - Aspectos climatológicos
Parte 7 - Do Lixo à Eletricidade - Quem é Railton Lima, o criador do Projeto Unaí
Parte 8 - Lixo urbano e industrial - A Sustentabilidade do Modelo
Parte 9 - Lixo transformado em Energia - Impactos Ambientais
Parte 10 - O fim dos Lixões e a Geração de Empregos formais e informais - Lixo em Eletricidade


---------- 
Leia também:
CHORUME e NECROCHORUME - A poluição das águas e terras no Rio - Tragédia do Rio - Link: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/02/viscoso-podre-mal-cheiroso-e-poluente.html
(e mais 10 tópicos)
Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário