segunda-feira, 27 de junho de 2011

A Miséria no RS (video)

Granizo, neve, frio também trazem sofrimento no Rio Grande do Sul

A Miséria no RS (video)


Por Marise Jalowitzki
27.junho.2011
http://t.co/5lFBVVe


O frio chegou. Forte e belo. Belo e aconchegante, para alguns. Assustador e matador, para outros. Muitas são as pessoas que acreditam que no RS é só abundância. A mídia vende só o lado fartura, o lado prosperidade. É bem verdade que aqui há muitos grãos, que as frutas são muitas, que há verduras e legumes em profusão. Mas, para alguns, também falta comida, também há a população que vive na extrema miséria.


Sim, extrema miséria. Situações em que as pessoas, incluindo crianças e idosos, sentem fome, vivem em situações precárias. Agora, o frio, o frio é de lascar. O frio não tem como enfrentar. O frio adoece. E, algumas vezes, mata.


Muitas vezes, por ocasião de catástrofes, há os pedidos para a população civil para ajudar com donativos. E, seguidamente, vem a informação: "Não é preciso mais roupas. As comunidades precisam de água potável, de fraldas..." - não é assim? Pois é, mas aqui, no sul do Brasil, faltam roupas, sempre, no inverno. As populações carentes precisam de roupas quentes. As roupas que não são utilizadas, as associações comunitárias costuram em cobertas, cobertores, coisas para cobrir e aquecer. por vezes, servem até como colchões.



A miséria pede socorro

No video da RBS, mencionado adiante, veja a situação de quem não tem recursos e padece de frio, sem agasalho, sem cobertas, com pouco alimento.


O meu coração aperta quando ouvimos que algum conterrâneo morreu de frio. E todo ano recebemos esta notícia.


Quando assisti o RBS notícias de hoje, foi divulgada uma matéria bem pertinente sobre a carência dos carentes. Até agora ainda não foi gravado em video exclusivo a matéria, por isso, vou deixar o link do programa na íntegra (são 10 minutinhos). Mais ao final do video, vem um tanto da realidade dos pobres. É a penúltima matéria. As ilhas são bem próximas à Porto Alegre. O interiorzão, dramático, também traz quadros bem tristes. Convido-os a ver.


"- Baixas temperaturas dificultam a vida de quem não tem condições de se proteger do frio.



- Vento Minuano intensifica frio do inverno gaúcho."


 O Rio Grande do Sul tem 306.651 pessoas vivendo em extrema pobreza, 45% delas crianças e adolescentes.


------
RBS Notícias - Íntegra, 27/6/2011


LINK: http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=192266&channel=45





------
 
Há um outro documentário (que permanece atual), chamado Ilha das Flores.
Esperamos por demais que os próximos anos consigam sim, erradicar a miséria extrema.




-------
Ipea apresentou o perfil da pobreza extrema no RS



Seminário em Porto Alegre debateu a erradicação da miséria
http://www.inesc.org.br/noticias/noticias-gerais/2011/maio/ipea-apresentou-o-perfil-da-pobreza-extrema-no-rs/
Matéria retirada do portal do IPEA


A proporção da pobreza extrema no Rio Grande do Sul é quase 60% menor que a média brasileira. O perfil dos mais pobres, no entanto, é muito semelhante àquele encontrado no resto do país.


Os dados sobre a pobreza extrema no Rio Grande do Sul foram divulgados nesta quinta-feira, dia 26, pelo diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Jorge Abrahão de Castro, durante o segundo seminário regional sobre a dimensão e a medição da pobreza extrema, organizado pelo Instituto em Porto Alegre.
Os extremamente pobres representam 2,1% da população gaúcha. No Brasil, eles são 5,2%. Boa parte dos mais pobres no Rio Grande do Sul é, assim como no resto do país, jovem e analfabeta (absolutos ou funcionais). 49,4% são crianças. A proporção de idosos em situação de miséria é baixa (2%), principalmente por causa da ampla cobertura da previdência social, que oferece benefícios a mais de 83% das pessoas acima de 60 anos.


No evento, estiveram presentes o presidente da Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE), Adalmir Marquetti, a economista da FEE Clitia Helena Backx Martins e a coordenadora do Programa Estadual de Combate a Extrema Pobreza, Márcia Bauer.


A série de encontros regionais organizados pelo Ipea tem traçado um diagnóstico, por estado, da pobreza extrema e é uma contribuição do Instituto para o debate sobre a erradicação da miséria. O primeiro seminário ocorreu em Brasília em 20 de maio.
-----------


Leia também:


Neve no Sul - Alegria na Alma


A Neve, o Vento Minuano, o Inverno no Sul - RS tem o dia mais frio do ano


-------------




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário